sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Detox alimentar e financeiro

Como eu contei no post anterior, acabei de ser vítima dos perigos do aumento da renda. Como se não bastasse os desejos reprimidos dos meses sem salário, eu tive ainda duas coisas que agravaram meus excessos de gastos no último mês do ano.

Em primeiro lugar: fim de ano. Eu não compro vários presentes de natal não, mas comprei alguns. O segundo ponto é a localização do meu trabalho em frente a um grande shopping. Geralmente, eu consigo passar ilesa por propagandas e vitrines de lojas, mas não sei se por descuido ou por influências externas, acabei caindo em umas tentações. O fato é que me descontrolei um pouco no fim do ano. Nada grave, mas aconteceu.

Além das compras, entrei em uma onda de comilança também, almoçando nos restaurantes deliciosos que têm por perto do trabalho umas quantidades exageradas, com doces mais frequentes do que o normal. Estou até com medo de como ficou meu colesterol.

Resultados da história toda: engordei 5 quilos (acumulado dos últimos 6 meses) e gastei, em dezembro, 50% a mais do que o meu padrão mensal. O que fazer agora: cortar isso pela raiz.

Então, desde o dia 02 de janeiro, estou fazendo uma espécie de detox, que é como ficaram conhecidas umas dietas de desintoxicação. Cortei totalmente excessos da minha alimentação, e voltei para o cardápio que a nutróloga tinha me passado no início de 2012. Além disso, nada de compras, com exceção de comidas e produtos de limpeza.

Vou continuar nessa até que eu tenha sentido que recuperei o controle, e depois volto para minha rotina equilibrada.

8 comentários:

  1. Eu me descontrolo dentro do supermercado. E não é em guloseimas não. É a alimentação comum do dia a dia. Sempre trago a mais do que devia pra casa. Muitas vezes tenho até dificuldade pra armazenar no congelador, geladeira e na despensa. Ainda quero acabar com essa farra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Eu tenho um post aqui nos rascunhos sobre compras no supermercado. Vou finalizá-lo e publicar. Não é fácil se controlar mesmo, mas reuni umas dicas internet e vida afora. Hehe...

      Excluir
  2. Oi Fernanda, em dezembro gastei um pouco mais e comi mais que o meu normal também. Eu acho que quanto a compras, a influência externa e o apelo das propagandas é grande e nos tira do eixo mesmo. Agora, está essa loucura de promoções, de várias lojas querendo se desfazer dos estoques de verão. Eu tenho evitado mesmo, porque senão acabo levando algo para casa. Acho que a diferença é que você sabe quando parar! Boa sorte e bom detox! >)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Andreia! Para conseguir parar, eu tenho que ser totalmente radical e cortar mesmo, pelo menos até voltar aos eixos, ou eu também não resisto e começo a inventar desculpas para mim mesma. É foda, não é? Obrigadinha ;)

      Excluir
  3. Oi Fernanda,

    A ansiedade me faz cair nessas armadilhas de final de ano também. Eu sei o que é, reconheço os sintomas, mas mesmo assim ainda caio nelas. Agora é começar o ano e se controlar mesmo.

    beijo, Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Daniela. Eu também caí. Agora é bola pra frente. E vamos nos controlando :)
      Beijo!

      Excluir
  4. estou exatamente com a mesma proposta. vou driblar a falta de bom senso levando marmita para o trabalho. desta forma, eu acredito que consigo me reorganizar. excelente ponto o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nadja! Boa sorte e força para a gente. Hehe... Depois me conta como foi.

      Excluir