segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Desapego de roupas esportivas

Como sempre pratiquei esportes, tenho toda uma gama de roupas para isso: shorts, calças, blusas e até saias. Depois de um bom tempo sem praticar o desapego, resolvi então dar uma olhada nelas.

A primeira coisa que percebi foi que algumas das blusas que eu considerava esportivas, na verdade eram roupas velhas que eu passei para essa categoria ao invés de doar ou jogar fora. O raciocínio é que eu podia dar uma sobrevida para elas. O problema é que nem sempre são as mais adequadas. Muitas são desconfortáveis e quentes. Acabam atrapalhando o desempenho e até tirando o prazer e o bem-estar da atividade. Desapeguei delas todas. Foram para doação. 

Tentei ainda fazer uma seleção. Roupas esportivas são daquelas com grande rotatividade, pois se desgastam com mais rapidez. Então vale a pena ter poucas e comprar uma nova para repor cada uma que "acabar". Como ganho muitas, pois as pessoas sabem que é um tipo de presente que eu adoro, tenho um benefício a mais.

Mas é importante lembrar também que essas roupas precisam ser lavadas a cada uso, então é preciso ter uma quantidade que permita isso. Eu pratico um esporte ou outro todos os dias e lavo roupas uma vez por semana. Tenho que fazer as contas ou vou acabar tendo contratempos (e gastos).  

Outro detalhe é a adaptação ao clima. É bom ter umas calças e blusas de manga comprida para a época do frio, mas a maior parte das roupas devem ser fresquinhas. 

Pensando nisso tudo, reorganizei minha gaveta de roupas esportivas. Percebi que tinha mais do que precisava, e doei as que mais destoavam das minhas necessidades. 

Minhas blusas esportivas. Mantive todas as 4 sem manga, pois uso muito. Das de manga curta, fiquei com 4 e doei 5.  

7 comentários:

  1. Ano passado eu investi um pouco mais nas roupas de academia, pois mal tenho saído de casa para outras coisas e, como treino todos os dias, convem investir mais nesse tipo de peça. Agora tenho uma quantidade "X" que me possibilita ir a academia todos os dias sem maiores contratempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais, Bruna. Também acho a melhor coisa a se fazer.

      Excluir
  2. Estou aos poucos investindo em roupas para para academia, eu treino três vezes por semana, os outros dois dias, eu faço dança, então preciso investir em roupas para dança também. Mas no final, também preciso de um conjunto para cada dia da semana, porque as lavo no sábado. No meu caso, as calças duram mais, já as blusinhas, eu preciso substituí-las com mais frequência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que acontece comigo também, mas eu alterno tênis com corrida :)

      Excluir
  3. Bruna e Andreia,
    Só uma coisa que eu percebi agora... Vocês duas falam de investir em roupa. Roupa não é investimento. Por mais que seja um gasto bom e necessário, ele não vira um investimento por isso porque ele não gera renda. Eu também pensava assim, até ler livros sobre investimento e contabilidade. Escrevi há um tempão sobre isso: http://minimalizo.blogspot.com.br/2012/09/investimento-e-diferente-de-gasto.html.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Faz uns meses que eu não lia o seu blog, hj to colocando a leitura em dia, e percebi o bem que me faz. To longe de ser minimalista, mas seu blog m ajuda muito. Penso se ela é feliz com pouco eu tb consigo... bora desapegar!!! Eu naum consigo dar minhas roupas p/ qqr pessoa, mas descobri uma familia no sitio (trabalho na zona rural) que eu gosto muito e dessa forma ficou + facil p/ mim. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, andreia! Que bom! Fico super feliz! Eu também não dico que eu sou minimalista, mas que eu busco algo assim. Estou aí no caminho. Hehe... Eu também tenho dificuldade de dar roupas. Dar para alguém que você conhece, que você sabe que vai aproveitar e por quem tem carinho é uma ótima ideia. Beijo!

      Excluir