quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O significado do natal

Adoro natal! É minha época preferida do ano. E podem ficar tranquilos que não vou dar lições de moral aqui sobre qual deveria ser o "real significado" do natal. Assim como em várias outras coisas, acredito que esse significado é a gente que dá.

Curioso que dois dos aspectos que geralmente chamam muita atenção em relação ao natal não têm nada a ver comigo: consumo e religião. Esse frenesi de compras não me pega e religião é algo que me incomoda por toda a intolerância que promove. 

Mas o natal nunca teve cara dessas duas coisas para mim. Ele para mim é festa, encontro com as pessoas que eu gosto, enfeites, uma pausa na rotina e até umas singelas trocas de presentes. Gosto que as pessoas busquem ser mais gratas por tudo que têm na vida, serem mais caridosas e harmoniosas umas com as outras. Sei que elas deveriam procurar ser assim o ano todo, mas eu prefiro ver a metade do copo cheio, sabe?

Eu gosto de rituais. Não de todos, obviamente. Mas o natal é um daqueles que o significado que eu dou me faz feliz. 

Um pedacinho da minha árvore de natal, brilhando no escuro da sala.
PS: Para ler mais posts sobre o natal, uns menos pollyannas do que este, clique aqui.

19 comentários:

  1. Eu tb acho o natal um dia tão alegre! Eu tenho religião, mas ela não segue natal, mas eu acho tão legal! Acho muito bom reunir a família, todo mundo comendo e trocando lembranças (coisas simples, ninguém da minha família é adepto a gastança no natal).
    Também montei uma árvore (minha filha adora!). Todo dia ela muda as bolinhas de lugar hahahahah. Agora elas estão por ordem de cor.*-*

    Eu ficava triste com essa coisa do "real significado do natal", porque me fazia sentir mal, como se eu tivesse traindo o movimento! heuehsush

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe... Que bom que também te faz feliz! Eu também me sinto às vezes traindo o movimento. Mas uma coisa boa que eu aprendi no feminismo é que não existe isso de trair o movimento e confiscar carteirinha de participante. Porque o movimento é múltiplo e fluído. Achei lindo :)

      Excluir
  2. Eu adoro o Natal! A reunião com as pessoas, os momentos de troca de afeto e de lembranças é algo marcante. As comidinhas gostosas também adoro. Curto, dou valor e procuro oferecer e participar desses momentos, todos os anos. As vezes em casa, as vezes na casa dos meus sogros ou na casa de amigos. Estou sempre lá! :)
    A gastação não me pega mais. Embora parte da família adore isso! Este ano, o povo tá correndo aqui no centro comercial, e eu estou observando! risos... estou até com preguiça de sair para buscar alguns itens de higiene pessoal, tá tudo tão cheio e com filas, que estou adiando.
    Quanto à religião, eu acho que a espiritualidade é algo bem pessoal, acho que a vivência do carinho, amorosidade, generosidade e compreensão entre as pessoas é algo que faz parte desse espírito do Natal, independente da religião que a pessoa pratique.
    Montei uma árvore em casa, tá bem bonitinha. Os meus gatinhos estão curtindo ela, sempre tem algum deitado embaixo dela! risos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está tudo lotado e com filas mesmo. Essa é a parte chata. Mas o resto todo que você falou eu adoro também. E que fofura seus gatos debaixo da árvore. Hehe... Eu curto alguns lados da espiritualidade também, mas o lado da intolerância e do conservadorismo me incomoda demais. Ficaria feliz se as religiões focassem mais nesses valores que você falou.

      Excluir
  3. Olha, eu já usei a expressão "o real significado do Natal" antecedida antes de "na minha opinião" ou "para mim", então acho que tá valendo. Por anos eu não tive religiao e nem crença em Deus e adorava o Natal do mesmo jeito, porque ele simbolizava um momento de estar entre pessoas queridas, confraternizando, curtindo a companhia, etc. Agora eu pratico uma religião que faz todo o sentido pra mim e isos tornou o Natal um período um pouco diferente, porque o significado mudou. Ao contrário de você, eu detesto rituais. Eu gosto de estar junto, mas os rituais me irritam. Tradição, por exemplo, é um termo que me divide e me faz sentir amor e ódio ao mesmo .... kkkk....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tradição me divide muito também. Mas eu curto rituais. Não todos, mas alguns. Reveillon, por exemplo, não me toca muito. Acho meio bobo. E adoro criar os meus próprios rituais. Tudo sem obrigação, sabe?

      Excluir
  4. Oi Fernanda,

    Eu já gostei de Natal, quando criança, e já passei por fases de detestar. Hoje tento ser mais neutra, mas a ansiedade generalizada ainda me pega. Essa coisa de que parece que o mundo vai acabar no Natal, que temos que fazer isso, aquilo e mais aquilo outro antes do Natal me deixa nervosa.
    O tal do real significado do Natal nunca teve muita importância para mim, porque faz muitos anos que não sigo religião nenhuma. Apesar disso gosto de assistir rituais, acho reconfortante. Tipo missa, por exemplo, acho bonito de ver, apesar de não acreditar em nada do que está sendo dito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo isso de apreciar rituais religiosos mesmo sem acreditar, Daniela. Tem uns que são bonitos mesmo, e as pessoas se envolvem, se emocionam. Isso é bonito.
      Eu vejo esse frenesi, mas não me envolvo, então não me incomoda. Sabe quando está chovendo lá fora e você está quietinha dentro de casa? É como eu me sinto vendo a loucura toda. Hehe...

      Excluir
  5. Oi Fernanda. Tudo bem? Sou nova por aqui e esta é a primeira vez que comento. Vi seu blog no da Marina Viana, de Um Ano Sem Compras. Conheci este estilo de vida lendo uma matéria da revista Planeta (onde tinha uma entrevista com a Marina) há pouco tempo e me identifiquei. Alguns hábitos eu já tinha, mas agora vou me aperfeiçoar, hehehe. É isso o que eu quero pra mim!
    E falando em Natal, o último post no meu blog foi sobre minimalismo e eu use como gancho as datas comemorativas, entre elas o Natal. O que realmente me perturba é o consumismo típico das dessas datas, quando o comércio incentiva as pessoas a comprarem coisas desnecessárias. Quanto ao significado, penso que não existe um "real significado", mas que cada pessoa sente o Natal de um jeito diferente e cada uma dá o seu sentido pra celebração.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Letícia. Tudo ótimo comigo, e com você? Seja super bem-vinda, viu?
      Concordo demais com o que você falou. Eu já falei sobre essa questão do consumo e de outros exageros (comilança, bebeção) que me incomodam nessas datas comemorativas, e por isso dessa vez quis falar do lado bom. Hehe...
      Adorei o comentário. Boa sorte no seu aperfeiçoamento! Não deixa de ir contanto como está indo, sim? ;)
      Abração

      Excluir
  6. Meninas, li esse texto e achei bem condizente com a proposta do blog. Segue o link: http://colunas.revistaepoca.globo.com/mulher7por7/2010/10/30/como-a-classe-media-alta-brasileira-e-escrava-do-alto-padrao-dos-superfluos/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto é bem legal mesmo e tem muito a ver com a proposta do blog. Acho muito interessante as colocações dele, só me incomoda um pouco a falta de discussão a respeito das diferenças de Brasil - Europa, porque envolve questões sociais muito importantes e amplas. É tanta coisa envolvida que o texto ignora. Mas tem umas coisas bem legais sim :)

      Excluir
  7. Fernanda,

    Tem um outro texto no blog da Época que fala desse primeiro da Adriana Setti e com o qual eu me identifiquei mais (link abaixo). Apesar de não conseguir cuidar muito das minhas coisas atualmente, eu tenho essa ideia, de que a gente deve ser responsável por limpar a nossa sujeira e cozinhar a nossa comida.

    http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/ruth-de-aquino/noticia/2013/10/blicaob-que-os-europeus-bnaob-precisaram-me-ensinar-por-juliana-doretto.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Daniela! Concordo com o que ela disse, mas eu ainda acho que o mais importante não foi dito: que na Europa faxina é cara porque lá não há tanta desigualdade social quanto no Brasil, e que aqui há desprestígio em andar de transporte público pelo mesmo motivo, porque os ricos têm pavor de conviver com os pobres. E há um abismo econômico e social entre eles. Parecia que essa autora do texto que você me mandou ia tocar no assunto, mas não teve coragem. Quando ela começa a falar nele, escorrega falando que não vai entrar nessa questão sociológica, que eu acho justamente a mais importante nesse quadro todo. Mas há mais lucidez nela, com certeza. Obrigada ;)

      Excluir
  8. Oi Fernanda,

    Eu sei que a questão no fundo é econômica, e que os europeus fazem o serviço de casa porque não podem pagar quem faça, e que se pudessem também não fariam (veja a questão da imigração lá, os subempregos são sempre de imigrantes). E aqui no Brasil, o fato de todo mundo querer ter carro para fugir do transporte coletivo (que é ruim na maioria das vezes) não faz a situação melhorar, porque é um círculo vicioso, quem teria poder político de reclamação e de forçar mudanças seriam as pessoas que optam por andar sempre de carro.

    Mas achei os dois artigos interessantes porque fazem a gente sair do piloto automático e pensar que as pessoas (ou a gente mesmo) pode fazer diferente - o primeiro porque os pais da jornalista poderiam levar uma vida mais simples em São Paulo mesmo, ninguém os obrigava a serem escravos dos supérfulos. Afinal, a desculpa que o Brasil não é um país seguro serve para muita coisa, desde morar em prédios teoricamente indevassáveis até para comprar caminhonetes de 150 mil reais. O segundo por levantar a questão da manutenção da casa, é um serviço chato, repetitivo, que não tem fim, mas não tem vergonha nenhuma em lavar o seu banheiro, afinal, foi você que sujou mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza.

      Em países como o nosso, os ricos ganham tão mais que os pobres que vale a pena pagá-los para fazer esses serviços braçais para eles. Um empresário ganha uns 1000 reais por dia, então pagar 100 para uma faxineira vale a pena.

      Mas não é só a questão econômica. No Brasil, os supérfluos dão status, porque há uma grande diferença entre os ricos e os pobres, então os ricos querem mostrar que são ricos, sabe? E é justamente pela questão de status que as pessoas da classe média e alta não ligam de fazer serviços domésticos na Europa, porque só de estarem na Europa já lhes confere status. Mas aqui eles não fazem isso de jeito nenhum.

      Excluir
  9. Eu tb sou louca por natal onde minha familia se reune !!Fico mais sensivel esse mes!!

    ResponderExcluir