quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Cuidados com preço do condomínio

Nas minhas buscas por um apartamento, uma coisa que eu descobri é que o custo do condomínio pode ser um segundo aluguel. Então dei umas pesquisadas por aí para tentar descobrir como diminui-lo.

As dicas são para quem está procurando apartamento, mas algumas também podem ser para quem já está em um:

1. Quanto maior o número de apartamentos em um prédio, menor tende a ser o valor do condomínio.

2. Ter piscina, quadra de esporte, playground e outras facilidades do tipo geram maior custo de manutenção.

3. Elevadores com sistema inteligente, com selecionador de paradas e capacidade de determinar a unidade mais próxima para atender a chamada colaboram com a redução do consumo de energia elétrica.

4. Muros altos e portões automáticos na garagem indicam menos gastos com segurança, assim como sistemas de segurança automatizado, como câmeras de vídeo.

5. A iluminação fluorescente é mais econômica que a incandescente. Sensor de presença também é uma ótima maneira de economizar na conta de luz do prédio.

6.  Realizar vistorias periódicas nas partes elétrica e hidráulica da edificação pode ajudar a encontrar falhas que estão gerando custos e até problemas de segurança.

Para quando já for um morador, é importante ainda participar sempre das assembleias do condomínio para ajudar a controlar gastos, dar dicas de economia e até para participar e estar ciente das regras. Se não for, não adianta reclamar depois.

2 comentários:

  1. Assunto bem interessante e que tem tudo haver. Acabo de entregar um apto que tinha alugado para a filha. O aluguel em si estava dentro do preço, mas o condominio estava só aumentando. Era um condominio fechado com portaria 24 horas, com uma area verde enorme que dependia de funcionarios para cuidar. Uma verdadeira roubada. Há tambem resolveram fazer uma captação de recursos para reformar o predio e nos pagavamos e depois pedia ressarcimento. Uma chateacao. Outra coisa eh ver como a despesa de água e gás são rateadas. O ideal eh que tenha relogio individual. Pois do contrario pagará mais. Desejo boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinha, Andreia. O apartamento em que moro hoje também tem portaria 24 horas, o que encarece muito, e piscina que precisa de manutenção. Mesmo nós todos dividindo o valor lá em casa, fica caro :/

      Excluir