sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Fugindo do trânsito

Fui convidada a trabalhar em uma das empresas para as quais estava fazendo freelas e aceitei. A empresa é legal, o trabalho idem e a localização é muito boa. Perto da minha casa. Acontece que, mesmo assim, começar um novo trabalho exige todo um esforço logístico para encaixar o resto da vida ao redor dele.

Porque o trabalho formal, na maior parte dos casos, ocupa nosso dia inteiro e exige ser tratado como prioridade. Então todo o resto tem que se ajeitar para caber nos espaços que sobram. Então, para tirar o melhor proveito possível desses espaços, eu tento sempre algumas coisas. A primeira delas é sair do trânsito. 

Tempo gasto no trânsito é tempo totalmente perdido. Além disso, é uma fonte certa de irritações. Então eu tento ajeitar o meu horário e o meu percurso da melhor maneira possível. Vejo qual melhor horário para chegar e ir embora, de acordo com a flexibilidade que a empresa me dá. 

Isso foi fácil para mim no caso atual, porque a empresa fica perto da minha casa e porque eu pego o contra-fluxo. Quando todo mundo está indo rumo ao centro, eu estou no sentido contrário. Então foi só eu combinar de chegar o mais cedo que a empresa permite e ir embora idem que ficou tudo ótimo. Chego e saio rapidamente, estaciono o carro com facilidade e ainda consigo fazer minhas atividades pós-trabalho. Mas já tive vários outros casos.

Em um dos meus trabalhos, valia mais a pena ir de transporte público. Eu podia ir pegando um ônibus só que ainda por cima eu pegava no ponto final, então ia sempre sentadinha. Aproveitava o tempo para ler (eu não sinto enjoo nem mal estar).

Já tive outro caso de o emprego ser do outro lado do mundo e de os trajetos serem sempre congestionados. Nesse caso, eu saía do trabalho, trocava de roupa dentro do carro e corria na Lagoa da Pampulha, que era ali do lado, enquanto o trânsito diminuía. Quando eu terminava de correr, o trânsito já estava tranquilo. O triste era em dias de chuva. Aí eu ficava esperando no escritório mesmo, lendo na sala de descanso.

Em outro caso ainda, eu morava a 4 quilômetros do trabalho, então ia de carona com o meu irmão e voltava a pé.

É um tipo de manobra que me faz ganhar horas no dia e minimizar stress. Acredito que gastar um tempo pensando em estratégias para fugir do trânsito e testando cada uma delas vale muito a pena.

19 comentários:

  1. Oi Fernanda, sim totalmente. Aqui em Curitiba o trânsito está ruim. Eu trabalho bem no centro da cidade, em horário de rush, eu levo até 1 hora no trajeto de casa ao trabalho e vice versa. Então, são 2 horas de deslocamento, mais 8 horas de trabalho e mais 1 hora de almoço = 11 horas do dia em função do trabalho. Daí, o duro é adequar todo o restante. Acho que trabalhar perto de casa é tudo de bom mesmo! Sucesso na nova fase!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andreia. Pois é.. Fica difícil adequar o resto e nem sobra tempo para respirar direito. No meu trabalho anterior, eu perdia 3 horas do dia no trajeto. E eu trabalhava 9 horas por dia (jornada de 44). Imagina... No novo, eu também trabalho 9, mas é bem pertinho de casa. Gasto 30 minutos de descolamento, juntando a ida e a volta.

      Excluir
  2. Aqui em São Luís aconteceu um salto nas vendas de carro que triplicou a frota da cidade em menos de 10 anos. Virou um caos! Então por isso sou muito feliz de morar a 2 minutos (de carro) do trabalho. Eu saio de casa e chego tão rápido q o carro só se justifica pq eu estou grávida de 8 meses e tb pq a violência daqui não tá de brincadeira. Mas adoraria morar numa local com redes de metrô e ônibus fartos. Detesto dirigir, mas o transporte público daqui é um dos piores do Brasil (um pau de arara pode ser comparado aos nossos ônibus). Então pra mim, infelizmente, só vejo o carro como saída de locomoção, e pra não me estressar optei por trabalhar ao lado de casa. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você mora em São Luís? Que legal! Morro de vontade de conhecer! A frota de carros aqui em BH também aumentou loucamente. E eu também gostaria de viver um lugar com bom transporte público, que também não é o caso de BH. Eu consegui pela segunda vez trabalhar perto de casa, mas não perto o suficiente para ir a pé, e nem tem ônibus direto. Então também dependo de carro. Você está gravidíssima, Fer? Parabéns :)

      Excluir
  3. Eu vejo trânsito ruim todo dia...na TV ! rsrs Moro numa cidade pequenina do interior de Minas, que nem transporte coletivo tem. Aqui a gente usa bicicleta e consegue percorrer a cidade toda. Mas eu nem bicicleta uso: trabalho em casa! Aleluia!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vida boa! Eu penso nessa possibilidade, viu? Só tenho que achar um jeito de me sustentar. Meu trabalho é muito especializado. Então minhas alternativas são trabalhar a distância para empresas no grande centro ou mudar de profissão. Quem sabe... :)

      Excluir
  4. Aqui em Recife ocorreu o mesmo que em São Luiz, triplicaram-se os carros e o trânsito está caótico. Sem falar nas motos que são o ó do borogodó e não respeitam nenhuma lei de trânsito.
    Felizmente, trabalho a quatro quadras de distância de casa, vou e volto à pé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala de motos, Mônica. Passam zanzando igual umas loucas e a gente tem que desviar. Também sou doida para conhecer Recife. Ir e voltar a pé do trabalho é uma maravilha. 4 quadras ainda! Bom demais!

      Excluir
  5. Oi Fernanda,

    Boa sorte no novo trabalho! Eu também uso essa estratégia, trabalho das 8 às 17h para escapar do trânsito. E também para sair com um pouco de claridade no inverno, que às 18h já é escuro. Moro uns 10 minutos do trabalho de carro, mas acabo levando uns 30, porque deixo a minha filha na escola antes, que também é perto, mas é para o outro lado.
    Já morei bem pertinho do trabalho, 1 km, e ia e voltava a pé, às vezes demorava menos que se fosse de carro, porque tinha a função de manobrar na garagem para sair e depois para estacionar no serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Daniela. Usar carro tem essa coisa ainda de estacionar que é um saco. Tem que achar vaga, às vezes lidar com flanelinhas. Um saco! Mas que bom que você também conseguiu um esquema que deu certo para você. Fico feliz :)

      Excluir
  6. Oi! Parabéns pelo novo emprego e boa sorte =)
    Simmm! Com certeza vale a pena pensar em caminhos diferentes =)
    Eu vou de carro porque moro pertinho e também pego contrafluxo =]
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Andressa! É bom morar perto e fugir do fluxo, não? Eu fico vendo o outro lado da avenida todo engarrafado e me dá uma pena! Ainda mais porque já passei por isso. Dureza... Beijo!

      Excluir
  7. Eu moro em uma cidade que pode ser atravessada a pé. Não temos transito nem nada e eu AMO essa vida simples. Trabalho em uma cidade vizinha, mas meu trabalho fica em frente ao ponto de ônibus, que fica logo na entrada da cidade, então é bem tranquilo tanto na ida quanto na volta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa, Bruna. Eu penso em procurar algo assim para mim. Deve ser uma vida muito melhor.

      Excluir
  8. Meu trabalho fica a quase 4km da minha casa. Antigamente eu pegava ônibus (há mais de 8 anos), mas o ponto ficava longe de casa e quase sempre os ônibus passavam direto porque estavam lotado, e aí eu perdia o horário.
    Agora só vou a pé (ida e volta dá uns 7km) e já faço minha caminhada diária. Não pego trânsito, nem passo raiva.
    O problema é que em dias de chuva fico com pé molhado (já providenciando uma mochila p/ carregar chinelo), ou quando está muito quente fico toda suada. Mas acho melhor que ônibus.
    Meu sonho mesmo seria um emprego em que eu pudesse trabalhar de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Dani! Isso de molhar o pé é um problema mesmo. Por isso que o meu calçado de todos os dias é uma botinha de pouco salto, de couro bem molinho, que é confortável e não molha. Chegar suada é complicado. Não tem saída. Mas é melhor que ônibus mesmo.
      Sabe que eu até gosto de sair de casa. Gosto de ir pra outro lugar, ver gente e tal. O que eu não gosto é de perder tempo no trajeto. Hehe...

      Excluir
    2. Fernanda, eu comprei uma botinha de couro sem salto, mas descobri que ela também molha =/. Não sei se é o material, ou se não foi bem colada/costurada, mas continuo com os pés molhados.

      Excluir