segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Bolsa X mochila

A adolescente que fui detestava usar bolsa. Depois, fui convencida a achar bom carregar pra todo lado um apêndice pesado, cheia de tralhas majoritariamente desnecessárias.

Em viagens, o tal apêndice passa a ser útil. Quando a gente passa o dia inteiro na rua, é muito bom ter conosco água/lanchinhos/guarda-chuva/mapas/blusa de frio/livro (digital ou físico).

O Leo sempre usou mochila em viagens. Já eu (confesso envergonhada) achava pouco elegante e insistia nas bolsas.

A primeira coisa que aprendi foi que uma bolsa de alça longa, atravessada no corpo, deixa as mãos livres. A segunda é que, quando a bolsa é pesada, a alça vai cavando um buraco no seu ombro.

Este ano, a preocupação com a beleza deu lugar à preocupação com conforto. Cheguei a trazer uma bolsa para o sabático, mas ela foi abandonada em poucos dias. É muito melhor carregar peso nas costas, em duas alças acolchoadas e anatômicas, do que no ombro. Sem falar que a mochila oferece vários compartimentos diferentes, inclusive aquele bolso externo lateral furadinho, ótimo pra colocar garrafa de água gelada e guarda-chuva molhado.

O único inconveniente da mochila é que alguém pode abri-la quando você não está olhando. Isso não foi um problema em 99% dos locais em que estivemos. Em lugares muito cheios, como o metrô de Paris, eu colocava a mochila na frente e pronto.

Tenho montes de fotos com um grande sorriso no rosto e as alças de uma mochila azul nos ombros. No passado, eu teria pensado: "ah, mas eu ficaria mais elegante de bolsa". Hoje, sei que o peso de uma alça fina no ombro não é favorável aos grandes sorrisos.

Mas fiz uma concessão à elegância, sim: a mochila azul estava ficando pequena para os voos, e nós compramos uma nova, maior. Preta.

5 comentários:

  1. Então, eu tenho achado que a mochila é mesmo melhor do que a bolsa. Até queria um modelo mais bonitinho, tipo de camurça, pra poder viajar, porque é muito melhor do que uma bolsa comum...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, eu não sou fã nem de mochila, nem de bolsa. A uns anos atrás eu achava o máximo, mas agora eu sou adepta das bolsinhas pequenas onde só cabem o necessário. Infelizmente no dia-a-dia ainda ando com uma mochila enorme e uma lancheira grande com as comidinhas do dia (trabalho+academia+faculdade). Já tentei diminuir o tamanho da bolsa, mas com a minha rotina de jornada tripla fica realmente complicado! Acho que é por isso que o minimalismo está me interessando tanto ultimamente!
    Beijão, tire muitas fotos, mas muitas fotos mesmo! Quem liga para mochilas quando está vivendo uma aventura tão bacana?!

    ResponderExcluir
  3. Eu uso mochila E bolsa nas viagens de avião, trem, etc. Na bolsa a tiracolo, que fica sempre na frente, eu coloco a carteira e documentos, lenço de papel, óculos (coisas leves) e na mochila o resto. Durante os passeios, normalmente o meu marido leva a mochila e eu levo só a bolsa. Não é questão de elegância (as minhas bolsas de viagens são sempre super esportivas), mas não consigo colocar a carteira e afins na mochila e me sentir segura. E no avião não gosto de deixar a minha carteira longe dos meus olhos (coisa de gente controladora, eu sei), e às vezes, é muito apertado para colocar a mochila nos pés.

    Apesar que, das viagens que já fizemos, as duas únicas vezes que abriram a mochila do meu marido foi no Chile, que é um país bastante seguro. E foi do mesmo jeito, no meio da rua, dia claro. Um pessoal ficou se encostando na gente de maneira estranha (era para distrair do cara que estava atrás). Não chegaram a levar nada, porque a gente se deu conta, mas abriram o fecho.

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe tem verdadeira paixão por bolsas, tem várias e várias, algumas ela está se esquece de usar. Eu também sempre gostei de bolsas, mas gosto muito das pequenas, assim não carrego tralha e peso desnecessário.

    Vou viajar para Europa nesse fim de ano e a primeira coisa que fiz foi comprar uma mochila caramelo, que é média, mas comporta bem o que precisarei carregar e ainda é bem bonita :) Bolsa vou levar duas piticas transversais, pra usar em jantares ou passeios mais curtos.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Estou num dilema: como ando um percurso grande p/ trabalhar, a bolsa tem me irritado muito (tento levar o almoço/lanche nela). Mas acho mochila muito feia p/ ir trabalhar (porém é 100x mais confortável).
    Estou na busca por algo confortável sem ser feio.

    ResponderExcluir