quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A simplicidade de não ter filhos

Não tô dizendo que quem é minimalista não pode ter filho. O Leo Babauta tem. SEIS.

Não tô dizendo que ter filho não é bom. A Rita tem, e ela adora.

Só tô dizendo que, apesar de muita gente nem refletir sobre o assunto, não ter filhos é uma opção válida também. Às vezes a pessoa (ou o casal) não pode. Às vezes não quer.

Quando eu era criança, não queria me casar, mas tinha certeza que ia ter filhos. O Leo me fez mudar de ideia em relação ao primeiro, e juntos decidimos que não queremos o segundo.

De vez em quando a gente escuta um pedido de neto, sorri e fala que não vai rolar. Mas, de maneira geral, ninguém nos perturba ou assedia. Talvez porque a gente não dê muita abertura. Talvez porque na família já tenha tanto neto/sobrinho que a nossa (não) participação não faz falta.

A minha conclusão é a seguinte: ter filho pode ser muito bom. Não ter filho... também. Nós temos muita liberdade para tomar decisões, porque nossas decisões só afetam a nós mesmos. Podemos mudar de cidade, de emprego e de país sem piscar - aliás, não só podemos como o fazemos. Temos mais espaço de manobra financeira também. Tirar licença, trocar de carreira, um de nós parar de trabalhar pra estudar - tá tudo valendo.

É óbvio, mas acho que vale a pena registrar: quem não tem filho tem menos despesa, menos preocupação, menos estresse, mais tempo livre, mais liberdade.

Dizem que os filhos enriquecem a vida, e eu acho que é verdade. Mas uma vida sem crianças pode ser muito rica também.

39 comentários:

  1. totalmente LUD!!
    Eu tenho dois...e hoje nao saberia viver sem eles...mas eu sei q poderia ter esperado mais...poderia ter economizado mais..viajadomais...ter feito meus hobbies preferidos..lido mais..costurado mais...e a lista so cresce!!
    Respeito e concordo em tudo!!
    E oh..AMO DEMAIS OS MEUS..so queria dar minha opiniao realista.rs

    ResponderExcluir
  2. Ihh, esse assunto rende. Eu tive a minha filha com 40 anos, e até pouco antes disso eu não queria. Me apavorava muito a ideia de que filho é para sempre, até que me dei conta que não ter filho também é para sempre. Para a mulher, até perto dos 40 é uma decisão, depois não é mais, passa a ser uma imposição da idade.

    Pois é, a minha filha é o amor da minha vida, então agora eu sou suspeitíssima para opinar. Para quem tem condições (física, emocionais e financeiras) e está em dúvida, eu digo que é ótimo, apesar de todo trabalho (sim, dá MUITO trabalho). A gente cresce junto com o filho e coloca muitas coisas na vida, como trabalho, por exemplo, em outra perspectiva. Mas tem que querer, então quem não quer, não tem que ter mesmo.

    O que eu não suporto mesmo é apologia, dos dois lados. O discurso do "tem que ter porque todo mundo tem" ou do "ter filho é um absurdo" etc, etc.

    ResponderExcluir
  3. amei este post! me identifiquei porque até hoje não tive vontade de ter filhos e convenci meu companheiro que é a melhor opção para nós...se um dia eu mudar de ideia e não puder mais gerar um filho, vamos adotar. mas por enquanto somos felizes assim e não temos a menor vontade. é como vc disse: pode ser bom ter filhos, mas não ter tbm pode ser ótimo! obrigada

    ResponderExcluir
  4. Tenho um filho, lindo! De 2 anos que fez com que eu mudasse minha vida para melhor. Veja bem, ele foi o empurrão para as mudanças, mas as mudanças não foram por ele ou por causa dele, não sei se isso fica claro para as pessoas. A coisa de engravidar, ser responsável por um ser dentro do meu ventre e depois fora, saber o quanto a mãe é fator determinante para um criança fez com que eu repensasse minha própria vida. Ter menos tempo porque dedico muito tempo a ele, fez com que eu quisesse gerenciar melhor meu tempo e o valorizasse mais.

    Eu sempre fui questionadora, grávida isso triplicou e eu questionei tudo! Do obstetra ao pediatra, da alimentação as vitaminas, das vacinas aos remédios... questionei a vida que eu levava e minhas escolhas. E assim, fui me transmutando. Nesse questionamento encontrei o minimalismo, a vida simples, a simplicidade voluntária...

    E uma coisa que eu questiono muito é isso de todo mundo ter que ter filho! Sério rsrs... eu sou mãe, amo ser mãe (sempre quis ser), mas não entendo como alguém tem um filho só por script: "Tenho um emprego bacana, to casadx, tá na hora de ter filho".

    Eu admiro quem toma suas próprias decisões, e é mais fácil admirar quem decide não ter porque é óbvio que a pessoa parou para pensar e realmente decidiu. O mesmo não acontece com quem tem filhos...

    O que me entristece é a desvalorização das tarefas maternas/paternas. Ninguém valoriza o gestar, o parir, o cuidar dos filhos... na nossa sociedade patriarcal é considerado uma tarefa menor, já que não traz nenhum valor financeiro. Mas uma amiga disse sabiamente: tem coisa mais subversiva do que você criar um filho com tanto questionamento, um serzinho que vai crescer com olhos vivos e aprendendo que o dinheiro não é o mais importante, que ter coisas não é o objetivo nessa vida? E mesmo que não seja um filho de carne e osso, humano, esse blog não deixa de ser subversivo! rsrs...

    Isso de gestar, parir e cuidar faz parte da natureza do ser humano. É nosso lado feminino instintivo (que homens também tem!) e fazemos isso diariamente, seja com um projeto, com uma ideia, com uma viagem... e com nós mesmo! Nos gestamos e parimos ciclicamente, nos transformando sempre.

    PS: desculpa, me empolgo com a maternidade e com filhos (humanos ou não)

    ResponderExcluir
  5. Ia comentar, mas aí li o comentário da Rô Rezende, aí em cima...e vi que meu comentário seria redundante. Então, apenas assino embaixo!
    Que bom que vivemos num mundo em que escolher é possível!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post, acho que as pessoas não param muito pra pensar sobre o que envolve ter filhos além de roupinhas bonitinhas, seguem o script apenas. Estou começando a aplicar alguns conceitos do minimalismo na minha vida e tenho pensado mais sobre a questão filhos, custos, liberdade, etc. Vou me mudar pro Canadá ano que vem e acho que se eu já tivesse filhos essa decisão seria mais difícil, a qualidade da vida deles seria melhor lá, mas todo o trabalho que envolveria (ter que ouvir dos familiares que estaria tirando as crianças da convivência deles - coisa que já ouvimos sobre nós dois, procurar escola, ter que lidar com a adaptação deles a um novo país além da nossa) me deixa cansada só de pensar. Então talvez eu abdicasse de uma vontade - viver fora não como turista, trabalhando ativamente pra ter a noção se realmente é melhor do que o Brasil - em razão dos filhos. Penso que eles devem complementar a nossa vida e não romper com nossos sonhos, se os custos de ter filhos vão desestabilizar completamente uma família por exemplo, acho que são péssima ideia - controle de natalidade é um assunto polêmico mas acho é uma das chaves que faz o nosso país estar como está.

    Abraço,
    Ana.

    ResponderExcluir
  7. fiquei na dúvida se comentava ou não... mas como esse é um assunto que eu passei a ter muito mais clareza depois que eu tive filho, achei que valeria a pena...

    Então, antes de ter filho eu sempre me vi mãe, sempre me imaginei educando e acompanhando meu filho em seu crescimento em todos os sentidos e sempre achei esse o caminho natural e não entendia aqueles que diziam não querer filhos... aí eu tive filho e percebi que a maternidade/paternidade não é só para quem quer, mas também para quem está disposto a crescer junto com o filho, a aprender a ensinar, a ter muita paciência e, sim, a abrir mão de outros interesses pessoais. Então eu tive a certeza que a maternidade só vale a pena para essas pessoas que estão realmente dispostas e de coração aberto e, se a pessoa quer só porque acha bonitinho exibir o filho, mas não quer cuidar, educar, participar não vale mesmo a pena ter filho. É melhor para a criança e para a sociedade! É melhor não ter do que deixar a criança crescer sem esse apoio.

    Da mesma forma passei a entender e apoiar totalmente aqueles, como vocês, que não desejam ter filhos e respeitar e fazer respeitar essa escolha, pois sei que ainda hoje a sociedade cobra isso dos casais... Acho uma postura coerente e não vejo problema e que nem significa que o casal não goste de criança, não respeite o próximo... é só um casal que tomou essa decisão e é preciso respeitá-la!

    Então é isso, eu não deixaria de ter filho por nada, eu amo o meu, amo poder ver seu crescimento e fazer parte da história dele e sim, mudei muitos aspectos da minha vida para dedicar tempo a ele, sim, dá trabalho, exige tempo, rotina, a gente se sente cansada, uma viagem não é mais só arrumar a mala e sair (nem uma saidinha básica é só pegar a bolsa hehehehe)... e mesmo assim eu acho que vale a pena, mas compreendo, respeito e apoio totalmente aqueles que conscientemente optam por não ter filhos e aproveitar também a parte boa dessa decisão.

    ResponderExcluir
  8. Adorei Lud. Concordo do começo ao fim.
    Nesta semana, li uma reflexão no blog do Alex Castro que complementa o que você disse. Dá uma olhadinha: http://menos.vc/menos-filhos

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Ludinha, esta é mesmo uma grande QUESTÃO. Muitas mulheres têm medo de dizer que não querem ter filhos. Outras, tendo-os tido e adorando-os, afirmam (baixinho) que se soubessem, não os teriam tido! A história das mulheres (lê, por favor, «L' amour em plus» da Elisabeth Badinter) mostra que é a sociedade e e a pressão social que as empurram para a maternidade.

    Claro que a vida sem crianças seria um terror, mas se dividíssemos, entre todos ou, pelo menos muitos, os cuidados a que elas nos obrigam, isso sim: seria o paraíso. Por isso, presta atenção: ser «TIA» É MUITO IMPORTANTE E ACARRETA MUITA RESPONSABILIDADE! Bjs aos dois.

    ResponderExcluir
  10. Olha sou casada por cinco anos e tb não quero ter filhos e meu marido sabe e aceita. As vezes sou abordada com esse assunto mais falo francamente que não quero, cada um que cuide da sua vida .kkk

    ResponderExcluir
  11. Ótimo texto, bem pé no chão. Minha esposa e eu decidimos por não ter filhos, fiz até vasectomia. Nosso caso é de duas pessoas que jamais conseguiram se imaginar como pais, além disso não temos muita paciência com criança, então acho que esses já são motivos mais que suficientes pra não procriar. O fator financeiro também imposta muito, calculo que conseguirei parar de trabalhar uns 20 anos antes.

    ResponderExcluir
  12. Sou casada há 25 anos e não temos filhos. Imaginem a pressão que era há 25 ANOS! Já fomos alvos de todo tipo de conjectura e comentário maldoso e, especialmente no começo (casei com 22 anos), ficava FURIOSA! Sempre achei que dar vida à alguém NÃO é tarefa para todo mundo que se habilita e tenho pena, muita pena, de certas mulheres que "ainda seguem o script" (para usar a expressão que alguns dos comentaristas usaram acima). Também me intriga o fato de alguém ter um filho e imediatamente entregá-lo para ser criado por creches ou avós ou cunhadas ou quem quer que esteja disponível. COMO ASSIM? Como prescindir de olhar, cheirar, sentir, viver, ver crescer aquela criança que você pariu, por sua própria decisão? O que eu mais ouço é que "assim posso dar a ele/ela uma vida melhor" (leia-se um playstation a cada novo lançamento...). Dear God! Isso é querer ter filho? de verdade? FILHO deveria ser PRIORIDADE para quem escolhe tê-los.... Ah você não acha? Então não tenha! É mais honesto e muito menos danoso à coletividade no longo prazo. E parabéns aos pais e mães acima, como a Rô Rezende, que reconhecem a importância do "gestar, parir, educar, questionar"...

    ResponderExcluir
  13. É, eu também amadureci muito nos julgamentos alheios depois que eu tive filho. Como escreveu a Isabel Clemente (na Época) esses dias: os melhores pais são aqueles que não tem filhos. Tem coisas que eu só entendi depois que tive filho. Inclusive compreendi a minha mãe muito melhor. Isso não me faz melhor que ninguém, mas faz parte da minha história. Uma das coisas que me assustava antes era essa coisa de que já que vai ter filho, tem que fazer assim ou assado (e o que não falta é gente dando palpite, principalmente palpite que não foi pedido). Mas a gente cresce, e vai se dando conta que cada um faz as suas escolhas, e que as escolhas alheias tem que ser respeitadas, inclusive na forma de criar os filhos.

    ResponderExcluir
  14. Nunca pensei em ter filhos nem em casar, até que conheci "O Cara", casamos em comum acordo de não termos filhos, estudos, profissão, viagens, essas coisas que podemos fazer com mais liberdade quando não se tem filhos. Só que quando ele se viu com quarenta e tantos sem filho, decidiu que queria tê-los, para mim não foi mais possível, pois também estava com quarenta e tantos. Hoje estou só, corrigindo eu e Deus. Portanto aconselho aos casais que tenham longas conversas acerca do assunto FILHOS sempre, para que não passem pelo sofrimento que passei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça, já vi vários casais COM FILHOS passarem pela mesma situação que você, minha mãe inclusive. O homem geralmente conhece uma outra mulher, não quer mais continuar o relacionamento e inventa uma desculpa esdrúxula para diminuir a antiga companheira e justificar a tomada de decisão. O que quero dizer, enfim, é que não há como prever ou evitar uma rejeição amorosa, ela SEMPRE pode existir, independente das circunstâncias.
      O seu "ex-cara", pelo visto, usou esse argumento baixo com subterfúgio para mudar de vida e só... Não tem absolutamente nada a ver com você e as restrições biológicas da sua idade - até porque já vi muitas mulheres de quarenta e tantos anos tendo filhos depois de alguns tratamentos.
      Sei que é difícil, mas o melhor que você tem a fazer é recuperar sua auto-estima e seguir em frente. Você pode até pensar que se você tivesse uma filha ou filho teria, neste momento, pelo menos um amigo para te apoiar agora... mas filho é roleta russa, você não sabe se da loteria genética sai alguém doce, companheiro e generoso ou um filho da mãe, problemático e egoísta (já vi MUITOS casos também, mas isso ninguém põe no facebook).
      Força nessa fase!

      Excluir
  15. Anônima, concordo completamente contigo: é bom retomar o assunto de tanto em tanto tempo. Por enquanto continuamos não querendo, mas já decidimos que, se a gente uma hora decidir ter filho e um de nós não puder mais ter, vamos adotar.
    Mas cá pra nós, "O Cara" te sacaneou, né? Quando ele mudou de ideia, só pensou nele.
    Beijos e força aí.

    ResponderExcluir
  16. No mundo atual, filho só é bom para familias muito ricas ou muito pobres : nas pobres porque juntando as trochas se consegue mais, e filho ajuda algum dia. Nas ricas, porque o conceito de familia é algo real e com substancia financeira. No meio termo tanto filho como casamento é apenas uma grande perda de liberdade em troca de um amor leve e monotono por uma vida inteira....

    ResponderExcluir
  17. Olha tenho trinta e tantos anos e sinceramente nao me vejo tendo filhos, e deixo isso claro pra quem quiser saber. Tenho um companheiro há sete anos q já tem filha de um relacionamento anterior e felizmente nao quer mais nenhum. Minha familia até q leva isso numa boa, especialmente minha mae (q teve 4 filhos) e me apóia nesse sentido, pois sabe o trabalho q dá e de todas as dificuldades q enfrentou pra nos criar. O que me incomoda sao as mamaes q se acham superiores ou mais mulheres, do que as q nao tem filhos. Minha irma é um belo exemplo, ela acaba sempre achando uma chance de insinuar que é melhor ou tem uma vida mais importante do q eu por ser mae, e no fundo o q vejo é uma mulher sempre estressada, cansada, q nao tem paciencia de brincar com a filha, q nao viaja nunca, não se cuida, enfim ... eu nao quero essa vida pra mim poxa!!! Então mamaes q se julgam superiores, por favor vamos baixar a bola né... rsrsrsrs Enfim só acho q todos devem respeitar a escolha dos outros, pois afinal eu nao estou incomodando ninguem por nao querer filhos. Ou estou ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta sim..filho é uma grande perda de liberdade e o incomodo é na verdade uma inveja pela liberdade que voce tem, e que quem tem filhos, nunca mais tera. Quer causar mais incomodo ainda ? fique solteira

      Excluir
    2. Muito boa sua resposta... concordo contigo !

      Excluir
  18. Tenho 36 e meu marido 33 anos, estamos cadados há quase 3 anos.As pessoas da família dele cobram um bebê, amigos,conhecidos cobram.A minha mãe e meu pai não me pressionam,na verdade minha mãe apoia minha decisão de não querer filhos.Nós dois não queremos,e ele tem uma filha de 5 anos que vive com a mãe.O que me deixa chateada e até triste é ficarem me pressionando,pois parece que não somos uma família e eu não sou uma verdadeira mulher pq digo que não quero.Parece que isso é uma consequência de estar casado,quando na verdade é uma decisão pessoal e racional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida... a sua vida é única... e tem que ser vivida por você... se essa "galera" que te pressiona te ajudassem financeiramente na criação bem como ajuda-la nos cuidados dia-a-dia etc etc aí sim... de repete poder-se-ia tê-los ! o engraçado é exatamente isso, um bando de chatos te empurrando para vc tomar uma decisão e se ferrar sozinha. Relaxa e os ignore !!

      Excluir
  19. Anônima,

    Vocês SÃO uma família e você É uma mulher de verdade. Ser mulher não é só ser mãe. Em primeiro lugar, você é um ser humano, com seus valores e decisões. E a decisão de ter filhos ou não é só sua. Você é que arcaria com a responsabilidade, as alegrias E as tristezas.

    As pessoas cobram, sim, e isso é chato. Que tal você começar a questionar essa cobrança? Quando reclamarem que você não tem filhos, pergunte: "Por que você acha que EU devo ter filhos?". Se estiver se sentindo desaforada, diga: "Você é que vai cuidar deles?".

    Outra dica é conversar com pessoas que também não têm, buscar matérias que tratam do assunto, ler blogues de quem não é mãe - enfim, escapar um pouco da pressão e ver que uma outra vida é possível.

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  20. Este tipo de decisão é filosofica e não pratica. Nao se tem filho ou nao porque se vai conseguir criar, pagar as contas, ter tempo pra educar, etc.. isso é um detalhe. O que existe de verdade é que quem nao tem filho preserva a propria liberdade. Quem tem, perde a propria liberdade em troca da criação dos filhos. Isso não é bom nem ruim a principio, é simplesmente um fato. Entao achar que ter filho é sempre bom é um erro. Muitas pessoas não estao preparadas para abdicar da propria liberdade para criar filhos, mas consideram isso uma definição pratica : se dar bem com o parceiro, ter dinheiro, ter tempo....depois percebem que encaminharam a vida de forma irreversivel e resta somente tolera-la do jeito que é.

    ResponderExcluir
  21. concordo plenamente com a postagem filho :preocupação despesa falta de liberdade muitos problemas

    ResponderExcluir
  22. Ter filhos ou não é uma decisão que deve ser respeitada por todos. Vou dar o meu resumidíssimo testemunho: sou mãe e minimalista, viajo mais agora do que quando era solteira e sem filhos (já viajamos em família para Nova York, Roma, Veneza, Florença, Paris, Porto, Lisboa etc). Engravidei aos 30 anos, aproveitei muito a minha liberdade, e agora sinto um prazer imenso em abdicar de parte dela para ver minha filha crescer. A vida tem coisas boas e ruins, independentemente de termos filhos ou não.
    Adoro o blog ;)

    ResponderExcluir
  23. Gosto muito de conversas e opiniões sobre esse assunto, estou com 25 anos atualmente e acompanhei algumas gestações de colegas excelentes, boas e ruins e sempre levava para minha vida o lado negativo delas. Penso em não ter filhos desde os 15 anos e desde então com mais estudos e discussões a respeito essa vontade só aumenta de continuar sem filhos. Estou muito nova ainda, mas pedi demissão de meu serviço para poder entender o que eu gosto e penso que se tivesse filhos não poderia fazer uma coisa dessas. Além do que não me sinto preparada para "perder" minha liberdade e nem me doar para ninguém mesmo. Como disse o comentário acima a vida tem coisas boas e ruins independentemente de termos filhos ou não e como existem várias pessoas pensando diferente de mim, não preciso me preocupar pois outros terão a minha cota de filhos. A única preocupação que passo atualmente é com laqueadura pois apesar de ser permitido por lei pessoas com bom estado psicologico fazer laqueadura acima dos 25 anos, nenhum médico quer fazer (o que é um direto deles), enquanto isso vou me prevenindo de todas as combinações mais seguras possíveis e torcendo para que eu não seja "premiada".

    ResponderExcluir
  24. Lendo os post.... decidir ou nao ter filhos. Sonhei minha vida inteira ter meus filhos e a vida foi acontecendo de modo que tudo era e sempre foi contrario ao meu desejo. Amei e casei com dois homens maravilhosos porem vasectomizados e antes que colocassemos em pratica o projeto do bb houve a separacao. Hoje com 40 anos e o emocional e biologico falando alto me permiti engravidar em um relacionamento nao tao serio mas mam assim tentei pela primeira vez. Quase um ano e nao consigo engravidar..... E queria mas a vida disse nao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nem sempre a vida coopera com os nossos desejos.
      Mas não ser mãe não significa que a sua vida vai ser sem crianças, né? Conheço várias mulheres que são tias dedicadas (e também curtem os filhos dos amigos).

      Agora, se você quer mesmo mesmo ser mãe, pense sobre adoção. Sei que é uma questão muito pessoal - tem gente que não se imagina adotando -, mas, de novo, conheço quem adotou e é muito feliz. O Steve Jobs da Apple era adotado, sabia?

      Beijos e felicidades!

      Excluir
  25. Por mais que todos defendam o direito de escolha, ainda sinto que de forma velada o preconceito contra mulheres que não tiveram filhos. Ainda mais eu, que tenho 46 anos. Alguém se sente assim?

    ResponderExcluir
  26. Forma velada, Anônima? Acho que em certos círculos o preconceito é bem claro, rs. Tem gente que acha que mulher veio ao mundo pra ser mãe, ponto. E é chato mesmo ser julgado pelos outros por um fator tão pessoal.

    O que a gente faz? Se tiver paciência, explique aos críticos que as mulheres são seres humanos, tanto quanto os homens, e não precisam procriar para serem completos e felizes. E, na medida do possível, evite esse povo chato. Troque de assunto. Arrume amiga(o)s sem filhos. Frequente sites de quem não tem.

    E aproveite a vida. Imagino que filho dê muitas alegrias, mas também exige tempo e dedicação. Pegue esse tempo e dedicação e vá fazer o que te deixa feliz.

    ResponderExcluir
  27. Lud, obrigada pelo incentivo! De fato, evito mesmo essas pessoas. Mas é difícil encontrar pessoas na mesma condição que eu. O lado bom disso é que a solidão ensinou a me tolerar e lidar com meus conflitos de forma positiva e construtiva.

    ResponderExcluir
  28. Tamires conheço um médico na zona sul do Rio de Janeiro que faz laqueadura em mulheres que não tem filhos, acima de 25 anos conforme a lei. Ele não tem plano de saúde, é particular. Se quiser te mando email com contato.

    ResponderExcluir
  29. Amei a sinceridade!! Penso assim também! Vida sem filhos é mais leve e mais barata, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  30. Tenho 36 anos, morei junto por alguns anos e nos separamos. Ele é claramente um grande amigo. Gostei da experiência de dividir a vida com um homem mas aceito tranquilamente a solteirice. O fato de não ter filhos é um enorme alívio pra mim; poder fazer novos caminhos, mudar de trabalho, mudar de estado, decidir o que faço com meu cotidiano, minha energia e meu tempo... é maravilhoso. Em alguns momentos eu pensei em ter filhos e hoje, mais madura, vejo que este desejo era menos meu do que dos outros. E as pessoas desejarem uma vida por mim é absurdo, já que sou eu que tenho que sustentar aquela escolha e não elas. olha, não posso ter certeza quanto ao futuro, mas hoje eu penso que não ter filho é ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, o melhor de tudo é poder escolher o que achamos que funciona pra gente, né? Os tempos mudam, as pessoas também.

      Excluir
  31. Voce que quer ter um filho (as)
    Talvez ainda não encontrou a pessoa certa
    Ou mesmo que te disserão ser impossivel
    Ou a idade diz que não pode mais,voce que já tentou de tudo talvez casou e as pessoas ficam te dizendo cade o bebe ou coisas assim,existe um tempo certo pra todas as coisas voce vai ter sim espera coisas boas não desista do teus sonhos espera o tempo certo não perca oportunidades,eu fico pensando meu Deus enquanto casais diz já fiz de tudo e não consigo e outros na fila,tem mãe e pai jogando bebe fora espera em Deus VOCE VAI TER SIM!!!

    ResponderExcluir
  32. Colega, lê o post. A gente NÃO QUER TER!!!

    ResponderExcluir