segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Trocando coisas pela internet

Fui convidada para participar de um grupo de trocas no Facebook. Funciona assim: a pessoa cadastra um álbum com as coisas que ela quer trocar. Os outros olham e comentam no que eles gostaram. As pessoas negociam entre si, trocam endereços e se enviam os produtos pelo correio ou de qualquer outra forma que elas combinarem.

Quando vi aquele tanto de coisa legal, fiquei empolgada e saí trocando um tanto de coisas. Depois de um tempo, comecei a ver os problemas:

1. Fica muito caro enviar objetos pelo correio. Livro é mais barato, porque você pode enviar por registro módico e pagar uns 5 reais cada. Outras coisas (roupas, sapatos, cosméticos) saem por volta de 15 reais (ou mais).

2. Não dá para experimentar roupas e sapatos. Se você troca algo e não serve, incomoda ou ficar ruim em você, não tem muito o que possa ser feito. Claro que você pode trocar a coisa por outra no próprio grupo, mas isso vai envolver mais gastos e idas ao correio.

3. Infelizmente, nem todo mundo é confiável. Aconteceu comigo de receber algo em péssimas condições, o que ficou disfarçado na foto que a pessoa tinha colocado no grupo.

Por causa desses motivos, eu desanimei. Trocar livros pode até ser uma boa. Gasta-se menos com correio e não tem um risco tão alto de vir algo diferente do esperado. Mas estou em um momento de me desapegar dos livros físicos e focar cada vez mais nos digitais.

No geral, as trocas pela internet parece mais interessante do que é de verdade. Eu até troquei umas coisas legais, mas preferi mil vezes as trocas ao vivo. Mas não desanimei. Ainda vou buscar outros formatos. A ideia é muito boa!

10 comentários:

  1. o site postcrossing costuma ser espetacular na troca de livros! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troca de livros na internet pode ser uma ótima mesmo. Eu só não entro nessa porque não quero ter mais livros físicos. Não tenho espaço em casa para guardá-los :/

      Excluir
  2. Uma coisa que dá pra fazer é combinar pela internet de fazer trocas somente em mãos.
    Fica um pouco mais limitado, pq só vai poder fazer trocas com pessoas da mesma cidade, mas ainda é um universo maior do que trocar somente com amigos, e ainda resolve o problema de o produto não ser como o anunciado (se chegar na hora e o produto estiver em piores condições do que nas fotos apresentadas, é só não realizar a troca).
    Estações de metrô são ótimos locais pra combinar esses "encontros".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consegui fazer isso com uma menina, Anne Elisa. Ela é de BH e eu fui até a casa dela pra gente fechar a troca. Foi ótimo. Talvez trocar em um lugar público seja melhor mesmo. Talvez um grupo onde todo mundo seja da mesma cidade funcione melhor :)

      Excluir
  3. Oi Fernanda! vc conhece o site swap-bot? http://www.swap-bot.com/
    ele é uma comunidade de fazer trocas pela internet. Lá vc acha muitas coisas de artesanato, mas tem trocas de livros e de outras coisas tb. Eles tem um sistema bem rígido de classificação dos participantes, oq costuma impedir as fraudes...embora ainda assim possa acontecer.
    Mas dá uma olhada, talvez vc goste =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yara! Conheço não. Vou fuçar agora. Adorei a ideia. Obrigadíssima ;)

      Excluir
  4. É eu já pensei em fazer parte de sites de troca mas penso justamente nos gastos de correios e de o produto não ser igual a foto...

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Andressa... Para mim foi bem decepcionante. O pessoal nos comentários está sugerindo trocas na mesma cidade. Talvez seja uma boa. Tem que ver como seria a dinâmica, mas a ideia é boa.
      Beijos!

      Excluir
  5. O custo da postagem pra mim é o maior obstáculo.
    Quando a Marina mencionou (nos coments do seu outro post) o tanto de coisa bacana que tinha disponível pra troca meus olhinhos até brilharam. Mas depois lembrei q ela é de Curitiba e o envio de sabonetes e afins pra SP ficaria mais caro do que o próprio produto! :-(
    Por enquanto vou me contentando com as trocas com as amigas e quando não for possível vai tudo pra doação mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Pois é... Eu moro em BH e troquei um hidratante e um perfume com uma menina do Ceará. Ficou 25 reais para enviar pelo meio mais barato (pac). Aí fica caro. Também prefiro trocar com as amigas e doar. Estamos juntas nessa :)

      Excluir