sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sugestão de guarda-roupa básico

A Simone deixou um comentário a respeito da dificuldade de ser minimalista no guarda-roupa quando o peso da gente fica variando.  É complicado se livrar de uma roupa boa que não serve, mas que pode servir dali a pouco. Porque a solução não é sermos todas ricas e comprarmos peças novas toda vez que mudarmos de número de roupa - rola um desperdício aí, sem falar no tempo que a gente ia gastar "no comércio", como diz a minha mãe.

Só que, pensando bem, concluí que o minimalismo é ótimo para quem fica ganhando ou perdendo quilos também:

1) se a gente tem pouca roupa, não é tão complicado guardar em um cantinho algumas pecinhas básicas, confortáveis, de boa qualidade, que a gente gosta e que não estão servindo. Atenção para o algumas, né? Não estamos falando de pilhas.

2) se a gente tem poucas peças, vai usá-las muito, sempre. Elas vão se desgastar. Vamos precisar trocá-las (uma vez por ano, talvez?). E aí vamos comprar outras, do tamanho que a gente está usando no momento.

Mas aí digamos que a pessoa, como a Simone, goste de moda, curta seu guarda-roupa e não queira (ou não possa!) viver de calça jeans e camiseta, como eu. Nesse caso, eu teria um a sugestão: um guarda-roupa basiquíssimo, muito neutro, que possa ser recomposto sem individar ninguém + acessórios, que funcionam independentemente do peso da gente (eu morro de preguiça de acessórios, mas eu tenho vivido de calça jeans e camiseta. Relevem).

Do blog theviviennefiles.blogspot.de
A seleção acima é do blog The Vivienne Files. É o que ela chama de "common wardrobe" (que eu traduziria como guarda-roupa mínimo denominador comum) e a manha é que, em cima dessas peças neutras e simples, ela põe acentos de cor e estilo.

theviviennefiles.blogspot.de

theviviennefiles.blogspot.de

theviviennefiles.blogspot.de
Achei prático.

19 comentários:

  1. Estou tentando ser mais básica, ter peças atemporais e que possam combinar entre elas, mas segurar a onda é tão difícil... kkkkk

    bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verônica,
      eu passei um tempo evitando revistas femininas e blogs de moda, sabe? Acho que ajuda.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Lud, adorei a dica, ainda não conhecia o blog que você citou. Super concordo com a ideia do guarda-roupa básico. Acrescento aí que é bom descobri qual a cartela de cores que fica bem dependendo do seu tom de pele, cabelo e olhos. No meu caso eu sou morena básica brasileira, e esse guarda-roupa aí que você postou é justamente o que eu uso e fica bom em termos de cores: preto, branco, cinza, jeans e calça bege. No que trabalho e onde trabalho pede uma roupa levemente formal, infelizmente não posso vir trabalhar de jeans e camiseta, que são coisas que eu adoro e seria mais feliz se pudesse usar todo dia. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia,
      tem isso também! Eu adoro cores, mas decidi que era mais fácil tê-las em torno de mim do que no meu guarda-roupa. Descobri (ou decidi, rs) que sou "inverno", e só uso preto, branco, cinza, azul, vermelho e roxo (e uns coleguinhas, como verde-azulado e bonina). Tudo combina com tudo, uma beleza!
      Beijos

      Excluir
    2. Então, também me descobri "inverno" (risos), tenho dificuldade de usar outras cores, às vezes uso um pouco de vermelho, e você tem razão funciona. Agora vou ver o que acontece com as outras cores que você citou. Isso de tudo combina com tudo facilita a vida um monte! beijos

      Excluir
  3. Eu também não posso dar dicas de moda porque né? vivo de tênis, jeans e blusas. Adoraria usar camisetas com estampas nerds, mas passei 10 vezes na fila dos seios e geralmente camisetas, se largas, fico com um ar de desleixo, se justas, fico parecendo participante americana de concurso camiseta molhada distorcendo a estampa, enfim, nem camisas com botões na frente porque invariavelmente sempre abrem, ou seja, se não fosse o tamanho dos meus seios eu teria as mesmas roupas do meu marido, ahahahah.
    Mas eu me apaixonei por essa sapatilha das imagens, há tempos quero uma azul, mas agora fiquei na dúvida com essa verde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura, Débora, que era você a outra pessoa animada que eu sempre via na fila dos seios? Kkkkkk.... Também tenho dificuldade com camisetas. Além da fila dos seios eu me perdi e acabei entrando várias vezes na fila dos ombros, então tá cheio de vestidos e blusas hostis por aí que me servem mas nem passam pelos ombros... kkkkkkk!
      Bjo!

      Excluir
    2. Já eu passei uma vez só nessa fila, e rapidinho, rs.

      Excluir
  4. Virei tema de post, quanta honra! hahaha Brinks, mas adorei, Lud! Na verdade, concordo que há um mínimo (atenção para o mínimo) de coisas que a gente pode guardar para o caso do peso oscilar de novo. Tanto que aprendi minha lição e, agora que dei essa engordada, mantive as roupas novas do tamanho menor guardadinhas para quando emagrecer novamente (tenho fé). Fiz duas pilhas: uma com as que cabem com poucos quilinhos a menos e outra com as peças que só vão servir se eu voltar ao peso anterior (menos 20). Mesmo assim, cabem em apenas uma prateleira no alto do meu armário, então não atrapalham tanto assim a minha vida. Estão melhor lá do que misturadas nos cabides com o que está servindo, porque é frustrante abrir o guarda-roupa, ver um tantão de coisa e não caber. Quanto à questão do desgaste, gordinhas perdem roupa mais rápido, é um fato. Não duram um ano (se forem realmente poucas). Poderia reduzir esse prazo para seis meses. Mesmo assim, a ideia de montar um guarda-roupa básico e usar bastante alternando os acessórios já é a minha realidade e concordo que é excelente. Tenho um blog (modesto, gente) com looks do dia e quem me acompanha sabe que eu repito roupa pra caramba e tento achar jeitos de reutilizar as coisas sem ficar com a mesma cara. No momento estou desempregada e a grana tá currrrrtaaaa, por isso a ideia agora é ver se invisto na atividade física e entro nas roupinhas lá da prateleira, haha. Beijos grandes e se quiserem fuxicar como eu me viro, é loucadebatom.blogspot.com.br! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone,
      que bom que a sua prática confirma a teoria do post, rs.
      As épocas de menos grana tem seus aspectos positivos: a gente exercita loucamente a criatividade. Quando o salário voltar a entrar, já pensou na possibilidade de manter o consumo em níveis baixinhos? Porque aí você já vai ter a manha! (E ainda vai economizar, hohoho.)

      Excluir
    2. Com toda certeza, Lud, a ideia é essa mesma! Manter o consumo baixo e ir liquidando dívidas que ficaram com a saída do emprego. A vida vai ficando mais leve e fácil de ser aproveitada. AMO o blog de vocês!!! =)

      Excluir
  5. só uma correçãozinha: "endividar"
    :)

    ResponderExcluir
  6. Você simplesmente descreveu exatamente a mesma paleta de cores que defini pro meu guarda-roupa Lud. Agora já sei que ele é "Inverno" rs
    Eu adoro um bege, um nude. Mas cheguei à conclusão de que nas roupas ele me apaga. Sou branquela, cabelos e olhos castanhos. Isso significa que uma camisa ou vestido bege me deixavam com cara de pastem (integral pra ficar mais bege ainda)... Então resolvi deixar essa cor pra alguns acessórios e pra decoração. A única peça que mantive foi um sobretudo nude que comprei na liquidação de uma loja de marca famosa. Ele é bom demais pra me desfazer, no frio rigoroso melhor ficar com cara de pastel quentinho do que virar picolé!! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente o que acontece comigo: com roupa bege, fico toda da mesma cor (apagada)!
      Quanto ao sobretudo, acho que a manha é botar perto do rosto uma peça de cor que "nos favoreça", como um cachecol.

      Excluir
    2. Que idéia ótima! Tá vendo que as revistas de moda deixaram boas lições? Rs

      Excluir
  7. Meu guarda-roupa não é tão básico assim, mas ainda assim é bem minimalista olhando pelo maioria das pessoas. Tenho várias saias lápis e vestidos tubinhos que uso diariamente, algumas camisas (várias garimpadas do guarda-roupa da minha mãe), blusinhas de malha, 2 calças jeans, 2 shorts jeans, 1 calça social e 1 bermuda social.
    Sapatos doei vários, mas ainda assim conservo alguns de salto p/ ocasiões mais formais. No dia a dia só oxfords, sapatilhas ou sapatênis. Não gosto de nada me apertando ou incomodando. Fiquei minimalista até nas calcinhas/sutiãs/meias. E estou bem mais contente do que quando tinha o guarda-roupa abarrotado de coisas que não usava. Espero diminuir ainda mais as coisas que tenho, comprando peças que durem muito e que sejam neutras.
    Tenho 2 saias pretas há uns 13 anos e elas parecem novas (e uso direto). Tenho várias roupas de quando ainda era solteira. O fato de não ter engordado muito também contribuiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem 2 calças jeans? Glória à Nossa Senhora do Guarda-Roupa Enxuto, rs. Conheço um monte de gente que tem vááárias - e usa mesmo uma ou duas preferidas, claro.

      Quando você descobrir roupas que durem muito, mesmo com uso constante, conta pra gente, please.

      Excluir
  8. Conheci o blog essa semana. . . e estou devorando! Adorando! Me encontrando!
    Descobri que já sou minimalista, mas só em alguns pontos! rs tenho muitos outros para melhorar!
    Acho que é bem essa a ideia! Um processo, um aprendizado, um crescimento!
    E como gostei do assunto, ele não saiu da minha cabeça esses dias.
    Meu guarda roupas não é exagerado! Depois de uma mudança de casa que fiz ano passado, consegui me "livrar" de muitas coisas guardadas que um dia ia usar!
    Enfim, o que me ficou na cabeça esses dias foi meu hobby de costurar. . . como combinar ele com o minimalismo, ou eles não combinam?! Adoro costurar roupas para mim, gosto do processo e gosto do produto pronto! Gosto de comprar tecidos, imaginas, moldar, cortar, costurar, arrumar, vestir, desfilar. . .
    Pensei que não costuro tão rápido assim para encher um guarda roupas. . . Mas tem hora que acho que isso é uma desculpinha!
    Enfim! Obrigada pelo blog! Obrigada por compartilharem essas informações!

    ResponderExcluir
  9. Hmmm, essa é uma questão muito interessante. Pra mim, ser minimalista é ser livrar de coisas que não importam para se dedicar ao que realmente nos faz feliz. Se costurar te faz feliz, costurar e minimalismo são uma ótima combinação! (Isso sem falar da economia!)

    Dito isso, minha mãe também costura (e não é minimalista, muito antes pelo contrário). Ela tem um quarto de costura... que está lotado de tecidos que ela ainda não usou de roupas que ela ainda quer reformar.

    Como em todas as outras áreas, acho que é questão de separar o que a gente de fato usa/vai usar (que tal dar-se um prazo? 3 meses, por ex.) e o que está só juntando poeira. E de não comprar mais nada ate utilizar os materiais que você tem!

    Depois conta pra gente como você está fazendo.

    ResponderExcluir