quinta-feira, 8 de agosto de 2013

As lojas e as suas artimanhas

Foto tirada da Wikipedia.
"Um dia eu saí para comprar blusas e ternos. Foi quando eu encontrei o mais lindo par de meias e pensei: 'Eu simplesmente tenho que comprar isso'. Quando eu estava pagando, o caixa me falou 'Você pode levar outro par de meias pela metade do preço, já que estamos com uma promoção especial'. Então eu peguei outro par de meias e eles me disseram dessa vez que seu eu comprasse mais outro par, eu ganharia outro de graça... Então eu comprei mais meias para conseguir aquele par de graça e eles me disseram de novo que se eu comprasse outro par dessa vez eles me deixariam levar dois pares de graça. E eu comprei. Então, ao fim do dia, eu tinha comprado 7 pares de meias e 0 novos ternos ou blusas. E eu pensei comigo mesmo 'Esta é a minha vida agora. Gastando dinheiro com meias'".

Eu achei a citação neste neste tumblr e fiquei rindo sozinha porque o Benedict Cumberbatch parece ser um cara todo centrado e sério (e britânico), mas também passa por essas pegadinhas do nosso dia-a-dia.

Loja  é um perigo. A última vez que fui comprar roupa, precisava de uma blusa para uma reunião de trabalho. A moça me falou de uma promoção, me fez experimentar uma calça para eu ver melhor o efeito da blusa, e depois ficou falando que a calça tinha ficado linda em mim. Resultado: saí com 3 blusas e 1 calça. 

Além dos vendedores, as lojas tem suas liquidações, seus "compre 3 e pague 2" e por aí vai. Nossos olhos brilham com a oportunidade (palavra preferida da Lud) e achamos que estamos tirando a maior vantagem. O problema é que acabamos levando muitas coisas desnecessárias.

Quando a gente vai desapegar, sempre acha uns produtos que não faz ideia por que comprou, e pode reparar que os motivos muitas vezes são esses: vendedores bons e promoções.

Eu sempre conto o caso de quando eu comprei meu blu ray player e, num impulso para fazer melhor proveito dele, entrei em uma promoção do submarino de 10 blu rays por não sei quantos reais. Eu escolhi uns 5 que eu gostava, mas forcei tanto a barra pra comprar os 10 que acabei com os 3 "A Era do Gelo", que são uns filmes que eu não vejo nem quando estão passando na TV. 

Gosto de acreditar que hoje sou mais sábia. E estou mais atenta.

9 comentários:

  1. Oi Fernanda,

    A melhor economia é não comprar o que você não precisa, mesmo que custe pouquinho. Esse exemplo do blu ray é interessante, talvez você tivesse pago a mesma coisa pelos 5 que gostava fora da promoção do que por 10 na promoção. Ou talvez não tivesse mesmo é comprado nenhum, se tivesse pensado melhor.

    Às vezes eu compro alguma coisa porque está em oferta, mas o mais comum é comprar porque acho que estou precisando (e na verdade não estou), porque estou ansiosa com alguma coisa e comprar faz eu me distrair do problema. Esses normalmente são os vilões do meu armário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Daniela. Pois é... Muita gente compra pra se distrair ou para preencher um vazio. Eu geralmente faço isso com comida. Hehe...

      Excluir
  2. Mas as vezes acontece não para preencher vazios, mas pelo medo de estar perdendo uma "grande oportunidade", não é mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Adorei o exemplo, mostra que ninguém está imune às pegadinhas das lojas, rs. Já caí no papo de vendedor, claro, acho difícil encontrar alguém que nunca tenha caído. Não me incomodo muito que um vendedor me mostre algo que ele acha que vai me interessar. O problema é quando este "algo" se transforma em 20 coisas e ainda vem acompanhado de muuuuita insistência. Quando é assim, é raro eu voltar à loja. Acho que o único jeito de evitar compras desnecessárias é estar sempre atento e pensar muito antes de decidir levar algo pra casa. Bj. Alexandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tocou no ponto, Alexandra. O chato é a insistência mesmo. Irrita demais. Hoje eu sou bem mais esperta pra perceber essas coisas, sabe? Depois de conhecer o minimalismo, refletir sobre ele, escrever o blog e tudo mais. Além do que, eu vou muuuuito raramente em lojas. Evito :)
      Beijo!

      Excluir
    2. Agora você disse tudo: também raramente entro em lojas, só mesmo quando preciso de alguma coisa, o que só acontece muito de vez em quando. Melhor maneira de evitar gastos desnecessários = não entrar em lojas! Bj

      Excluir
  4. Oi Fernanda! É bem isso que acontece mesmo! E quando o vendedor diz que a roupa ficou linda! Quando na verdade está horrível!? Sério é preciso ficar esperta mesmo quando entramos em lojas! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha! Nem me fala... O bom é que aí percebemos mais fácil que estão tentando enganar a gente, né?
      Beijo!

      Excluir