terça-feira, 11 de junho de 2013

Presentes de grego

Presentear é um assunto delicado. Às vezes, a pessoa dá presentes para mostrar poder econômico, não  para agradar a vítima o presenteado. Outras vezes, é obrigação - como no trabalho ou no prédio, quando há o hábito de trocar lembranças em certas datas. E também tem que dê presentes que não têm nada a ver com a pessoa, mas com o que ela acha que a pessoa tem que ser.

O minimalismo tem me feito pensar no objetivo dos gestos. A minha conclusão é que a finalidade do presente é deixar o presenteado feliz, ponto. Então, passei a me preocupar em dar aos entes queridos objetos que sejam úteis ou adoráveis - úteis ou adoráveis na concepção da pessoa, não na minha.

É mais difícil do que parece. Eu uso peças básicas em cores sóbrias, que são fáceis de combinar e manter. Minha mãe, cheia de boas intenções, veio do Brasil e me trouxe de presente um macacão (!) estampado (!!) com um detalhe de metal dourado (!!!). Difícil imaginar uma peça mais distante do meu gosto e das minhas necessidades.

Então, o que eu faço? Eu pergunto para as pessoas o que elas precisam ou desejam ou ambicionam. Simples assim. E se elas querem o negocinho vermelho, eu não compro o negocinho cinza porque eu acho mais bonito. Eu me lembro: o objetivo do presente é deixar feliz... o presenteado.

Cavalo de Tróia, o presente de grego original

17 comentários:

  1. Agora conta o que fez com o macacão???? Kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devolvi. Porque a minha mãe é bacana e não liga.
      Se fosse presente de outra pessoa, eu passava adiante. Pra um inimigo, por exemplo.

      Excluir
  2. Sei bem o que é isso, e o pior é que você fica constrangida de passar adiante na primeira oportunidade. Eu adotei os vales-presente para todo mundo. Sei que parece frio e impessoal, mas eu prefiro que achem que eu sou assim do que perder um tempão escolhendo alguma coisa e ainda ficar na dúvida se a criatura vai gostar, se vai servir ou se vai usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não fico nada constragida de passar adiante, rs.
      Adoro vales-presente. É uma boa opção também.

      Excluir
  3. Fora a sensação de estar gerando lixo pro mundo, de desperdício tantas outras! Acabei de receber um presente de alguém muito próximo. E é algo q eu realmente gosto, um kit de necessaires. Porém eu já tenho o suficiente e mais umas duas de reserva (que tb havia ganhado). Ou seja, apesar de gostar do presente e ser útil, EU NÃO ESTOU PRECISANDO. Provavelmente não venha a precisar tão cedo.
    Mais coisas a serem guardadas... e aquela sensação de estar juntando tralha aparece rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guarda não! Passa adiante!
      É só dar para alguém de um círculo diferente ;-).

      Excluir
  4. Eu acho que seria melhor dar o dinheiro pra pessoa adquirir o que quisesse. Mas já pensou no escândalo que ia ser? Não temos esse costume aqui no Brasil, mas eu conheço várias pessoas que prefeririam o dinheiro. Ninguém tem coragem de começar a moda....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, não temos esse costume no Brasil, mas tenho um tio que dá envelopes com dinheiro dentro pra todo mundo no Natal (faz anos). É um presente que todo mundo adora. E eu e o Leo, antes de viajar, pedimos dinheiro na cara dura.

      Um jeito de deixar o dinheiro-presente menos impessoal é botar dentro de um bonito envelope e/ou acompanhar de um cartãozinho escrito a mão. Aí fica com cara de carinho e não de falta de tempo ou paciência para comprar presentes.

      Quem sabe você sugere para o pessoal da sua família no Natal que vem?

      Excluir
  5. A minha sogra, que é um amor e ADORA presentear, está aqui em casa e vai passar duas semanas aqui. Ela trouxe nada mais, nada menos que 53 presentes para nós. Tem de tudo... panos de pratos, toalhinhas e paninhos, bibelôs, etc... Algumas coisas são úteis e usaremos, outras são simplesmente tralha e com certeza serão doadas a outras pessoas. Muitas coisas são dos gosto dela e não se parecem conosco. Sei que ela faz isso com a maior boa vontade e já expliquei que não usamos tanta coisa assim, mas ela continua trazendo dezenas de presentes todas as vezes... Eu já entendi que ela não vai deixar de fazer isso e que ela faz por carinho, logo, agradeço, uso as coisas que dá pra usar e passo o restante pra frente. Ela não se lembra dos presentes que já nos deu no passado, o que ajuda muito. Só acho uma pena que ela aste tanto dinheiro com isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 53 presentes?!? Uau.

      No fim das contas, é claro que a sua sogra quer agradar vocês, mas o objetivo principal dela é satisfazer sua própria alegria em presentear, né não? (Não tô reclamando - existem defeitos muito piores.)

      Muito bom que vocês não se sentem obrigados a usar/guardar tudo.

      Excluir
  6. Escrevo esse comentário bem no dia do meu aniversário... e para evitar os presentes tralha tenho deixado bem claro que estou em um momento "quanto menos coisa melhor", principalmente porque em breve devo me mudar para outro país. E super funcionou, ouvi de amigos próximos "estou aqui pensando em algo que pode lhe ser útil por lá...". Com minha mãe, fui bem direta, ela tem um salão de beleza, então falei que adoraria se meu presente fosse um bom kit de shampoo e condicionador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom. Seus amigos são ótimos: estão pensando nas suas necessidades.

      Se eles estiverem na dúvida: dinheiro ;-).

      Excluir
  7. Já eu tenho uma pessoa querida que adora presentear, em geral acerta, mas é do tipo que acha ruim se algo for passado adiante. Até coisas usadas dos filhos, que ela passou para a cunhada, ela ficou zangada quando a cunhada doou após mais alguns anos de uso.

    Aliás, aqui na família são vários que se livram das tralhas das próprias casas me dando e depois cobram que eu faça uso. Cansei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas são difíceis, né? Que coisa.
      Talvez a amiga que não gosta que as coisas sejam passadas adiante pode ser apaziguada com elogios: "nossa, era tão bonito/prático/bacana aquilo que você me deu que eu TIVE que dar para fulana, que ficou ENCANTADA". Ou então não conta pra ela, rs.
      Quanto às tralhas, recuse e pronto. Sugira que o povo doe para bazares de caridade ou hospitais - sempre tem gente que precisa.

      Excluir
  8. Ai, Lud, nem fala. Minha mãe é a rainha dos presentes de grego! Ela vêm diminuindo muito a incidência, mas ainda ocorre...cheguei num ponto em que tenho tudo o que necessito, preciso mesmo é continuar destralhando...então, se ganhar algo que eu não ame e/ou necessite, vou mesmo passar adiante.Adoraria receber dinheiro ao invés de presentes ( pq vc pode usar como necessitar ou guardar/ investir...mas raro alguém ter esse habito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, as nossas mamães...!
      Passa adiante mesmo, sem dó. Você conhece a instituição da gaveta de presentes? É um lugar no qual você guarda os presentes de grego. Quando te convidam para qualquer evento festivo, você bisbilhota a gaveta de presentes e já sai de casa com uma lembrancinha nas mãos.

      Excluir