segunda-feira, 17 de junho de 2013

A tecnologia e as trocas

Acredito que compartilhar e trocar sejam ótimas maneiras de aproveitar melhor os recursos e também de consumir e acumular menos. Eu recebi dois links que mostram que o pessoal da tecnologia está começando a perceber isso.


Eu baixei o aplicativo, mas não tenho nenhum amigo ainda. A ideia é que a gente cadastre objetos que deseja trocar e faça ofertas pelos objetos que os amigos cadastram. Vou conhecer melhor, experimentar e volto para contar. 


Eles criaram um portal no qual divulgam sites e locais que oferecem trocas, além de dicas para consumo colaborativo. A ideia é boa, mas eu não achei nada que fizesse muito sentido para mim. Acho que é mais voltado para São Paulo, talvez. 

De qualquer maneira, eu prefiro a ideia das pessoas trocarem entre si do que fazerem isso por meio de uma empresa. Por exemplo, eu já tentei trocar meus livros em sebos e não valeu a pena. É tão pouco vantajoso que eu prefiro doar para escolas e ficar sem novos para ler.

11 comentários:

  1. O Bondsy parece bem interessante, tomara que cresça!

    Para livros, usei bastante o Trocando Livros: http://www.trocandolivros.com.br

    Livros podem ser enviados pelo correio como "impresso" (ou "encomenda registrada econômica", tenho a impressão de que o nome agora é esse), o que reduz bastante o custo do frete e torna o Trocando Livros interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Como eu não sabia desse site!?!? Muitíssimo obrigada, Lu!
      Já vou me cadastrar e começar a usar. Eu tenho tantos livros pra trocar! Obrigada mesmo :)

      Excluir
    2. De nada! Fico feliz em ter dado uma informação útil! =)

      Excluir
  2. Oi, Fernanda!

    Obrigada pelas dicas, acabei de baixar o Bondsy pra testar!
    Alem do "trocando livros", tem também o "www.skoob.com.br" e o "www.livralivro.com.br" para troca de livros. Particularmente, prefiro o skoob, pois uso ele inclusive para organizar os livros que tenho, os que estou lendo, os que quero ler, os que tem na biblioteca perto de casa, enfim, ele é bem versátil e dá pra "negociar" livros com os outros usuários. Já o Livra Livro é mais engessado e os livros disponíveis são menos interessantes, talvez porque os melhores sejam solicitados assim que entram no sistema, mas é mais fácil conseguir pontos por lá do que pelo skoob.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Camilla!
      Eu tenho conta no skoob. Quando descobri, ficou apaixonada e comecei a usar para organizar os meus livros também, inclusive marcando pra quem eu emprestava. A conta está meio esquecida. Vou aproveitar para dar uma atualizada lá. Se quiser me visitar e talvez trocar livros, meu perfil: http://www.skoob.com.br/usuario/335875. Qual é o seu?
      Beijo!

      Excluir
    2. Oi, Fernanda!

      Te adicionei lá no skoob! Me acha la: http://www.skoob.com.br/usuario/374772-cdiaspaulo

      Também marco por lá os livros emprestados, rs, acho super prático!

      Eu gosto muito do skoob, mas tenho feito cada vez menos trocas através dele. Na verdade, fiquei meio danada com uma menina que queria trocar 1 livro dela por uma trilogia inteira minha. Quando eu sugeri trocar pelo primeiro livro só, ela disse que não valia a pena pra ela. Fiquei tão chatiada com aquilo que fui ver o preço do livro no estante virtual e achei um exemplar novo custando 20 reais, menos do que eu gastaria de frete se decidisse enviar os 3 livros pra ela. Resultado, comprei o livro, respondi a ela que não valia a pena era pra mim e comecei a me perguntar se valia a pena aquela chatiação toda que poderia ser resolvida com 20 reais, rs. Enfim, acho que a questão do minimalismo também passa por aí. Minimizar dor de cabeça, rs.

      Desculpa, a resposta ficou enorme, acho que aproveitei pra desabafar um pouquinho.

      Um beijo!
      Camilla

      Excluir
    3. Hehe... Dor de cabeça demais mesmo. Eu também morro de preguiça de negociar. Todo mundo tentando se dar bem. Por que as pessoas não podem trocar o que é justo? Entendo totalmente o seu desabafo.
      Eu vou tentar usar o skoob. Vamos ver...
      Te adicionei lá :)
      Beijo!

      Excluir
  3. o único que eu já usei que funcionou foi o livralivro. já tentei trocar coisas em vários sites e apps de troca, e não rolou. dois camelos, por exemplo. não deu certo. dá muito certo o Freecycle e sites de comprar usados. são os que eu tenho usado e gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vendi coisas pelo mercado livre e foi legal, mas eu fiquei empolgada com a ideia das trocas. Vamos ver se, com o tempo, os aplicativos e sites não evoluam. Tomara, não? Vou testar o livralivro. Obrigadinha :)

      Excluir
  4. Em várias cidades estão acontecendo "feiras grátis da gratidão", onde você pode levar o que quiser para doar e também pegar o que estiver sendo ofertado e lhe interessar. O grupo do Rio se organiza por aqui: https://www.facebook.com/groups/346974851999166/?bookmark_t=group

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Teve uma aqui em BH e eu não fui porque estava viajando, mas tenho vontade de ir na próxima. Obrigada pelo toque ;)

      Excluir