sexta-feira, 14 de junho de 2013

Não deixe para amanhã

Meus pais vieram visitar minha irmã que mora em Frankfurt e passaram duas semanas com a gente viajando pelo interior da França. Eles estão em boa forma, mas não são mais jovenzinhos. Em outras palavras, se cansam mais rápido do que a gente e sentem mais falta de refeições mais ou menos no horário.

Isso reafirmou nosso palpite de que partimos para o nosso sabático na hora certa. A ideia inicial era juntar dinheiro e se aposentar mais cedo, lá pelos cinquenta anos, e aí sair viajando. Só que nos demos conta de que provavelmente não teríamos, aos cinquenta, a saúde e boa-vontade que temos agora (de ficar em apartamentos no quarto andar sem elevador, passar a noite em trens, se hospedar em albergues).

É claro que o projeto original seria melhor para nossas economias e nossas carreiras. Mas, adiando objetivos, é possível que surjam novos obstáculos. No nosso caso, poderiam ser problemas de saúde, dificuldades de locomoção, desvalorização exagerada do real e até o fim da União Europeia (que ia dificultar nossa vida de pipocar de lá pra cá).

Em suma: ficar esperando o cenário ideal para realizar sonhos pode garantir que eles nunca sejam realizados. Talvez o ideal seja se contentar com uns 70% de condições favoráveis - e aí correr pro abraço.

4 comentários:

  1. Agora fiquei curiosa! Poderia dizer-me a idade dos seus pais?

    Esse post realmente me fez parar pra pensar,viu?!

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  2. Hum... muito bom para pensar!

    Muitas vezes deixo de fazer as coisas porque o ideal não aconteceu!

    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Bom texto para reflexão... Estou passando por um momento de escolhas, em que preciso focar no futuro, mas com muita vontade de viver o presente, e isso não é nada fácil... Gostei bastante da temática do blog, voltarei mais vezes :)

    ResponderExcluir
  4. Lud seu texto traz algumas reflexões que considero importantes. A cada instante nos deparamos com situações que nos levam a pensar e se, e se ...
    Tudo isso é pura perda de tempo o que interessa é o aqui e agora, podemos planejar? claro! Na vida prática planejar é necessário mas não o fundamental. Nossas práticas no presente serão resultado para o futuro que diga-se de passagem não existe. Assim como o passado que passou o futuro só acontecerá no momento presente, portanto todas as nossas decisões não poderão ter uma pauta do e se. Ter cinquenta, vinte, trinta, quarenta anos não importa o que importa é o agora nos adaptaremos a situação que estamos vivendo agora e faremos das nossas vidas uma aventura maravilhosa. Um ótimo ano sabático para vcs, grande abraço.

    ResponderExcluir