quinta-feira, 23 de maio de 2013

Não se muda o que não se conhece

No meu trabalho como consultora, quando eu vou nas empresas tentar descobrir o que posso fazer por elas, a primeira parte do trabalho é sempre estudar como elas são atualmente (a gente chama de diagnóstico). O pessoal que trabalha na empresa sempre acha que sabe quais são os problemas. Geralmente culpam os colegas, ou os clientes, ou o mercado. Mas é investigar um pouco os processos da empresa, olhar os números, entrevistar diferentes pessoas, que a gente começa a enxergar os entraves e os problemas. E só então podemos começar a pensar em resolvê-los.

Na vida pessoal, é a mesma coisa. A gente acha que tem consciência dos nossos atos, que conhece todos os nossos problemas e que, se não fazemos nada para mudar, é porque não dá. Inventamos mil motivos pra nos justificar pra nós mesmos. Mas será que temos esse conhecimento e esse controle todo?

Minha prima outro dia veio me pedir dicas de como economizar. Eu falei que primeiro ela precisa saber com o que ela gasta. Que é preciso anotar tudo. Do pão de queijo na padaria à conta de telefone. Nenhum gasto é muito pequeno ou muito grande para anotar. Depois de um tempo, vai dar pra perceber de verdade com o que ela está gastando. A gente acha que sabe, mas se engana, viu? Propositadamente ou não.

Só então vai ser possível decidir que gastos cortar. É importante continuar anotando para saber se suas ações estão realmente fazendo diferença, e ir fazendo os ajustes.

Sair tentando economizar aleatoriamente tem grandes chances de não fazer muito diferença e logo logo você vai estar desmotivado, vai achar que a vida é assim mesmo e desistir.

Para qualquer outra mudança, seguir a mesma lógica ajuda. Quer mudar seus hábitos alimentares? Comece anotando tudo o que você come. Tem gente que até tira foto, e dizem que ajuda. Quer diminuir seu número de tralhas? Tire tudo do armário e veja o que você está guardando de verdade.

Informação faz toda a diferença na hora de tomar uma decisão. Sem contar que a chance de sucesso é muito maior.


4 comentários:

  1. Essa foi uma consultoria e tanto!
    ;-)
    Valeu!
    Abraço à dupla,
    Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe... Que bom! Usando meus conhecimentos para o bem geral! Fico feliz!
      Abração!

      Excluir
  2. Olá Fernanda concordo com suas colocações, tenho uma planilha financeira que não me deixa ter dúvidas do que gasto e dos excessos e o resultado é um armário minimalista assim como qualquer outro item da casa e do dia a dia. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Dayse! E os resultados são ótimos, não é? Deixa a gente até mais motivada a continuar :)
      Abração!

      Excluir