terça-feira, 14 de maio de 2013

Gente que não cresce

Eu já pensei com meus botões se eu e o Leo não estamos nos comportando como crianças: não temos endereço fixo, botamos a carreira na pausa, não pensamos em ter filhos e estamos torrando tudo que a gente tem.

Aí reflito que, ao contrário, somos bem adultos: o dinheiro que estamos gastando é fruto do nosso trabalho, as decisões são nossas e o ônus - e o bônus! - também.

E tem outra: nos últimos anos, pensamos e mudamos muito. Percebemos o quanto somos privilegiados, combatemos nossos preconceitos, elegemos prioridades diferentes. Acho que amadurecemos.

Me dei conta disso ao me lembrar de um casal de conhecidos que encontramos no aeroporto no ano passado. O voo atrasou e não tivemos como escapar deles - e de horas de monólogos. Fazem mais de 10 anos que a gente conhece, e eles não mudaram em nada desde então: continuam com o mimimi classe média sofre, com o machismo, com o classismo. Tentamos ponderar, mas não é fácil - quem lida com gente que pergunta, responde e comenta sabe como é.

Então vou nos dar um pouco de crédito: a gente cresceu, sim. Somos mais adultos do que muitos por aí.

7 comentários:

  1. é comum quem sonha em fazer algo diferente ser rotulado de criança ou adolescente. ouvi isso durante anos dos meus pais. no entanto, sempre trabalhei pra caramba, sempre fiz tudo certo, estudei nas melhores faculdades, trabalhei nos melhores lugares em que eu podia trabalhar, dei o meu sangue em tudo que eu fiz. só porque eu sonhava fazer algo diferente, era logo taxada de adolescente. também andei mudando bastante e assumindo todas as responsabilidades que eu não assumia antes por uma série de razões históricas... me sinto diferente. estou curiosa pra ver como será a reação do povo quando eu bater as asas, pra ver se minhas mudanças transformam as reações. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez o importante seja mudar a nossa reação às reações. Tipo, não ligo mais, rs.

      Excluir
    2. boa, Lud, gostei da provocação. essa seria a prova concreta de que eu mudei de verdade. :) na verdade, de vez em quando a reação surpreende, sabe? vamos aguardar!

      Excluir
  2. a felicidade não é igual para todos,ser diferente choca aos outros pois parece que todo mundo tem uma receita de bolo do que é ser feliz, felicidade em si é uma questão muito pessoal,do meu ponto de vista se estamos fazendo algo prazeroso sem causar dano a ninguém e nem a nós mesmo devemos aproveitar o maximo a vida, pois até q se prove a contario só temos uma :)

    ResponderExcluir
  3. Faz mais de dez anos...

    ResponderExcluir