terça-feira, 21 de maio de 2013

Disney: minha primeira experiência minimalista

A irmã I. foi me visitar! Essa foto não mostra a parte de baixo
do uniforme: uma calça cor-de-burro-quando-foge, que não
combinava em nada com a blusa lilás-desbotado, o colete
azul-correio e o casaco de frio prata-estelar.
Eu nunca tinha pensado nisso até a Fê falar, mas nosso período de trabalho na Disney foi um primeiro experimento com o minimalismo. A gente tinha pouca coisa (só o que coube em uma mala) e a casa, embora confortável, era simples. Posso dizer que aprendi muitas lições nesses três meses na Flórida:

1) Uniforme para trabalhar é o que há: embora eu achasse o uniforme da minha loja medonho, ele era confortável. Eu ficava pronta em 10 minutos e não gastava roupas "civis" no batente. Ressuscitei a ideia anos depois, com a combinação camisa social + calça social + sapato baixo para trabalhar.

2) Diversão fora de casa faz com que você não fique muito tempo nela: a gente usava o tempo livre passeando nos parques (é, podíamos entrar de graça em todos eles). Isto é, o lar ser pequeno não importa se perto dele houver entretenimento: praça, praia, bosque, museu.

Na graduation, a cerimônia que
marcava o fato de você ter sobrevivido
ao programa. Sorrindo. 
3) Transporte público que funciona é pura alegria: a Disney punha à nossa disposição várias linhas de ônibus que faziam os trajetos casa-parques e casa-supermercado. Eu ficava pronta para trabalhar em 10 minutos, corria até o ponto e ia tranquila até o trabalho (e às vezes até tirava uma soneca). Não tinha preocupação com carro, combustível, estacionamento ou rota.

4) Quem não tem cão caça com gato: na hora da necessidade, a gente se vira. Suporte de pratos e talheres da máquina de lavar vira escorredor. Copo vira porta-escova de dente. Camiseta vira pijama. E pizza vira café da manhã, né, Fê?

5) Roupa preta combina com tudo, principalmente com mais roupa preta!

4 comentários:

  1. Olhem só esse artigo do Globo sobre o minimalismo:

    http://oglobo.globo.com/amanha/viver-com-menos-8451460

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana o artigo, Rafael! Obrigada por lembrar da gente e deixar o link.

      Excluir
  2. Existem oportunidades na vida que são verdadeiros aprendizados né?
    Quando mudei da Bahia pra morar em SP me vi colocando tudo (ou quase tudo) que queria trazer numa mala e uma sacola de mão. Morei 3 meses num flat minúsculo e realmente só senti falta da máquina de lavar e de privacidade... o resto a gente se vira, como vc mesma falou aí em cima!
    Hj me arrependo de muitas escolhas que fiz quando mudei pra um apartamento maior... apesar de ter uma natureza minimalista desde sempre, na época da mudança ainda me deixava deslumbrar pelas aparências e ser levada na onda do "todo mundo tem isso, então eu tb preciso". Mas nada que não seja mutável com o bom e velho destralhamento, quem tem andando em alta aqui em casa nos ultimos tempos!
    Só vou discordar de vc em um quesito... roupas pretas: Não gosto do look total black, se usar uma peça preta PRECISO clarear o resto da produção, caso contrário fico me sentindo a Mortícia rsrsr mas é só uma questão de gosto mesmo. Ando bem atenta aos meus gostos para roupa, evitando jogar $$ fora comprando peças q ficam lindas nas modelos mas q eu não gosto de usar!

    PS: Faz tempo que não comento por aqui. Mas a amiga que antes se intitulava "Mudando Sempre" agora mudou o nick name para "A Busca" e em breve vem um blog por aí.. ainda está na incubadora! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, blog novo! Avisa pra gente quando publicar.

      Acho que deve ter gente esperta que nem passa pelo ciclo consumo/insight/destralhamento, mas gosto de ter passado pela experiência de possuir/ver que não é tão legal assim e que dá o maior trabalho manter/abrir mão!

      Excluir