terça-feira, 9 de abril de 2013

Em Paris, sem comprar: um pouquinho frustrada, confesso

Desde o meio de 2010 que estou sem comprar. Isto é, só adquiro o essencial: comida, remédio, produtos de limpeza e higiene pessoal. E objetos estritamente necessários, como mochila e máquina fotográfica para viajar, ou um tênis em Frankfurt, já que o que eu tinha no Brasil estava muito velhinho e eu doei antes de viajar.

Então eu tenho a manha de não comprar: não frequento shopping, evito comercial de televisão, pulo as páginas de propaganda das revistas.

Dito isso, Paris é Paris. Outras capitais têm montes daquelas lojas famosinhas: Zara, H&M, Mango, Swarovski. Já conheço, e portanto acho fácil ignorar. Mas Paris... até McDonalds é difícil de achar. A cidade tem centenas de lojas locais, originais, francesas, com vitrines lindas e produtos que nunca vi (o que não acontece sempre, em época de globalização). Sem falar das pharmacies e dos setores gigantes de cosméticos, que me atraem com suas cores e embalagens, embora eu use bem pouquinho (e tenha decretado moratória: só compro o próximo item quando o atual estiver terminando).

Não é que eu tenha um objeto de desejo determinado em vista. Mas tanta oferta de produtos lindos, cheios de glamour e qualidade - e proibidos! - estão me deixando meio tonta. Sem falar que fica aquela sensação de oportunidade perdida: se eu não comprar aqui, não vou achar em lugar nenhum!

Então o jeito é respirar fundo, lembrar que eu não estou precisando de nada, que ser minimalista é ser portátil, que a beleza de Paris não se compra... e se consolar com uns macarons!

Carette, me aguarde! Segundo a Dri, turistas vão à Ladurée, locais vão à Carette.

3 comentários:

  1. Olá Lud, acompanho seu blog e adoro! Além deste o de viagem! Então, sou mulher estou comecando meu ano sem compras e ando gostando muito das ideias sobre o minimalismo.
    Gostaria de pedir uma dica, como você faz com todo este tempo sem compras com relação às suas roupas.
    Obrigada!
    Andreia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andreia! Vou fazer um post pra te responder, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu recomendo os macarons do Pierre Hermé! E a tortinha de baunilha dele é maravilhosa!
    (tem uma loja na rue Bonaparte, do lado da Saint Sulpice, e outra na avenue de l'Opéra).
    Bjs!

    ResponderExcluir