terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Organizando os remédios

Não é só para ter menos tralha que eu assumi o minimalismo. Um dos grandes incentivadores foi o tamanho diminuto do meu quarto. Minhas coisas todas têm que ficar aqui dentro, então nem tenho muita chance de juntar.

Consigo arrumar espaços usando muita criatividade e desapego. E o tema da vez foram meus remédios.

Todo mundo tem uma gaveta, uma sacola ou uma caixinha de remédios. Como a maioria das pessoas idealmente não usa todos os seus remédios com frequência, é normal ir juntando. Então, de tempos em tempos, é bom dar uma organizada. O que eu fiz foi:

1. Jogar fora remédios vencidos. Tudo bem que dá para guardar alguns produtos que passaram poucos dias da validade, mas remédio é algo muito sério para arriscar. Então, passou da validade, lixo.

2. Jogar bulas fora.Tem todas na internet.

3. Jogar caixas fora. Só ocupam espaço.

4. Cortar e jogar fora as partes vazias das cartelas de pílulas.

UPDATES:
  • A Daniela e o Corey alertaram nos comentários para não cortar o nome do remédio da cartela. Bem pensado. O Corey falou ainda para não cortar a data de validade.
  • O Corey comentou e eu copio, pois é fundamental: "É legal levar os vencidos numa UBS ou farmácia para que sejam encaminhados para incineração, até onde sei alguns remédios podem contaminar o ambiente."

12 comentários:

  1. Oi Fernanda,

    Só não faz como a minha ajudante, que cortou as partes vazias da cartela e cortou o nome do remédio junto. Eu até desconfio que fosse paracetamol, mas por via das dúvidas joguei fora. Mas os vencidos, tem que jogar fora mesmo, esses dias tomei um que estava vencido há uns 3 meses e não fez efeito (eu não vi que estava fora da validade, depois que não fez efeito é que fui conferir)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... É... Tem que ter cuidado pra manter o nome e a data de validade das cartelas mesmo.
      E você deu sorte que o remédio vencido só não funcionou. Podia ter dado algum problema. Imagina...

      Excluir
    2. Segundo uma colega de trabalho formada em Farmácia, remédio fora da validade não vira veneno - só perde o efeito mesmo. Isso é um grande problema no caso de antibióticos, por ex., porque você pode estar aumentando a resistência dos microorganismos. Já um remédio pra dor de cabeça não vai te matar, só não vai curar a dor de cabeça.

      Claro que a gente não deve usar remédios vencidos, mas também não vamos apavorar.

      Beijos!

      Excluir
  2. Bom dia Fernanda!

    Outro dia fui fazer uma limpeza na gaveta de remédios, no final uns 70% estavam vencidos...

    Tome cuidado com o corte das cartelas pra não ir o nome e a validade junto. É legal levar os vencidos numa UBS ou farmácia para que sejam encaminhados para incineração, até onde sei alguns remédios podem contaminar o ambiente.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Corey!
      Tem toda razão! Vou incluir isso no post, pois é importantíssimo, ok?
      Muito obrigada!
      Um abraço!

      Excluir
  3. O que andei fazendo, além de jogar fora os vencidos, foi pegar tudo o que sei que não terá uso antes de vencer e doar. Aqui em casa junto muito remédio por causa das crianças, cheguei a contar uns quatro xaropes pra tosse que nunca fizeram efeito, os vidros eram enormes e eu sabia que não usaria outra vez. Não estavam vencidos e foram pra doação junto com vários outros.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia, Renata!
      Você doou para quem ou para onde?
      Abração!

      Excluir
  4. Fernanda, deixei com a minha mãe e ela levou numa igreja. Acredito que se não usarem, sabem pra onde encaminhar! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Flor, todo mundo sempre acaba guardando o que sobra dos medicamentos, mas tome cuidado, principalmente com antibióticos e qualquer medicamento que seja controlado (tipo tarja preta). Essas sobras devem ser descartadas, pois tomá-las sem prescrição médica (tipo, porque da outra vez funcionou, sabe?) faz mal a saúde. Agora analgésicos, antitérmicos (novalgina, tylenol), tudo bem vc ter e fazer uso de vez em quando. Mas não é bom fazer uso de antinflamatórios em excesso (tipo cataflan).
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão. Remédio controlado e antibiótico deve ser tomado só com recomendação médica mesmo. Obrigada pelo comentário :)
      Beijo!

      Excluir