segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Na Europa, sem comprar

Estamos em Lisboa, e é época de liquidações. Vamos aproveitar para comprar uma máquina fotográfica de 99 euros, porque a nossa pifou, e uns equipamentos para o Sudeste Asiático (chapéu, capa de chuva). Mas, fora isso, a gente passa na frente das vitrines de roupas e eletrônicos, acha bonito, acha os preços bons, e segue em frente.

Faz tanto tempo que a gente não compra que parece que perdemos o hábito. Na sexta-feira demos uma passadinha no Armazéns do Chiado, um shopping bonitão que tem aqui perto do apê onde estamos ficando.

foto: www.armazensdochiado.com
Nos divertimos indo a um monte de lojas legais e coloridas, sem ambicionar nada. Acho que o fato de estarmos sem casa contribui: não temos onde guardar coisas! (Ok, confesso: lancei uns olhares furtivos para uns livros em papel e acariciei uns caderninhos, mas não passou disso.) 

O engraçado é que lojas que antes eu adorava não me dão mais emoção. Passeei pela Sephora sentindo o perfuminho gostoso (acho que eles usam o mesmo aroma em todos os estabelecimentos) e sinceramente não senti a menor vontade aquisitiva. 

Mas fiquei curiosa ao ver, logo na entrada da loja, aquele estojo de maquiagem gigante da marca em promoção. Era 39,90 euros (107 reais), e agora é 24,90 (67 reais). 

Não resisti: tirei foto para comparar com a Sephora Brasil. Chegando em casa, chequei o site nacional e caí pra trás: 250 reais! Mais que o dobro do preço! 
(Não me venham justificar a diferença com a desculpa da carga tributária brasileira, porque os impostos na Europa também são altos. Acho que preços extorsivos no Brasil são, muitas vezes, responsabilidade dos empresários gananciosos... e dos consumidores ingênuos, que pagam qualquer valor sem questionar. Se os produtos da Sephora no Brasil encalhassem, os preços cairiam, não tenho dúvida.)

Nem a sensação de "oportunidade" me fez querer tirar o escorpião, opa, o cartão do bolso.  Sabe o que é melhor que economizar 143 reais (a diferença de preços entre o estojo no Brasil e em Portugal)? Deixar de gastar 67!

8 comentários:

  1. Acho que por isso é importante essa resolução do governo de obrigar as empresas a discriminarem o valor do imposto, muita gente vai cair pra trás quando perceber o "preço Brasil".

    ResponderExcluir
  2. Faço uma pergunta oportuna: pra que tanta sombra se nos faltam tantos olhos? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Eu não entendo mais quem coleciona maquiagem e quem deseja uma paleta dessas. Não briguem comigo tá (se houver aqui uma amante das cores)? Em minha defesa, dos esmaltes ando desapegando fortemente.

    DUVIDEODÓ que todas essas cores combinem com uma pessoa. Assim como a LUD e sua sombra roxa, eu tenho uma clara iluminadora e um paletinha de U$$1 (já vencida) com quatro cores que ornam em meus olhos verdes. Pouquíssimos usados. E se fossem, preferiria a primeira que disfarça minha cara de falta de sono.


    Lilly

    ResponderExcluir
  3. nossa quanta diferença de preço

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Obrigada pela postagem. Eu já tava me perguntando se estava perdendo alguma oportunidade em não ir ver as promoções pós natal brasileiras...depois de ler isso fiquei + tranquila...afinal, por mais que seja barato é um gasto a mais, e agora eu não quero isso ...quero manter o foco no futuro. Bjinhos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito bom post!!! nós brasileiros pagamos muito em tudo, pois somos LOUCOS, só pode, srsrs fui pra europa este ano e vi que um carro zero aí (naum lembro a marca) era 4.500 euros, mesmo traduzindo em dilmas é muita diferença... e as frutas então, quanta diferença... eu tenho uma paleta destas, que eu ganhei do marido (após sugestão é claro, srsrs) e só uso 3 cores qdo uso.. acho q até venceu... estas paletas, na minha opinião, são para maquiadores, pois pra uma pessoa comum é muito ...

    ResponderExcluir
  6. Andreia,
    pois é, eu tenho a impressão que, como consumidores, nós brasileiros ainda não estamos maduros. Parece que o pessoal até gosta de pagar caro: acha que é um diferencial. Coisa de doido mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Gurias, eu fico cansada só de olhar para esse estojo. Quem tem tempo e oportunidade de usar tudo isso em uma vida? Socorro! Eu curto maquiagem, mas não vejo muita utilidade para uma pessoa como eu que sabe o básico de maquiagem. Quem sabe um dia eu arrisque umas sombras e esfumados coloridos...hehehe Porcina!

    ResponderExcluir
  8. Gurias, eu fico cansada só de olhar para esse estojo. Quem tem tempo e oportunidade de usar tudo isso em uma vida? Socorro! Eu curto maquiagem, mas não vejo muita utilidade para uma pessoa como eu que sabe o básico de maquiagem. Quem sabe um dia eu arrisque umas sombras e esfumados coloridos...hehehe Porcina!

    ResponderExcluir