quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Lições de morar em 25 metros quadrados

No dia 21 de dezembro, completamos seis meses no quarto-e-sala. Foi uma experiência ótima, e aprendi algumas coisinhas sobre viver em espaços pequenos. Lá vai:

1) Escolha é tudo. Se eu tivesse sido obrigada a me mudar para o apê minúsculo, talvez ficasse emburrada. Mas como foi uma opção, foi fácil focar no lado positivo e achar a nova casa bacaninha.

2) Espaço não é igual a conforto. Móveis confortáveis são iguais a conforto. No futuro, se eu montar casa, vou preferir uma metragem pequena, mais fácil de preencher com peças legais, a muitos metros quadrados,  que custariam uma fortuna para mobiliar.

4) Alguns truques populares para lares pequenos não funcionam muito bem na prática, parte I. Chão branco: suja só de olhar, e dá um certo desconforto visual (os decoradores concordam: é melhor quando o piso é mais escuro - ainda que um pouquinho só - do que as paredes).

4) Alguns truques populares para lares pequenos não funcionam muito bem na prática, parte II.
Derrubar paredes: quando você não mora sozinha, ter pelo menos um ambiente isolado (como o quarto)   funciona melhor do que um grande espaço sem divisões. Aí um pessoa pode dormir ou ler estudar enquanto a outra vê tevê ou escuta música.

5) A casa é minúscula, mas dá para decorar, sim. Em vez de objetos tridimensionais, como enfeites e bibelôs, que ocupam espaço, o truque manha é usar as paredes e fazer a festa com adesivos, gravuras, quadros e papeis de parede.

6) Móveis empilháveis são ótimos: quando não estão em uso, ocupam pouco espaço. A gente tem três mesinhas que ficam uma debaixo da outra. Se recebêssemos muitas visitas, eu também teria tamboretes ou cadeiras empilháveis.

E, por fim, talvez a mais valiosa das lições:

Sofá-cama é invenção do capeta. Até hoje não experimentei um que desempenhasse dignamente ambas as funções. Tenha dó de suas visitas: compre um sofá real e guarde um colchão de verdade debaixo da cama. Elas agradecerão, juro.

Nosso pequeno lar: praticamente uma peça do Banco Imobiliário

3 comentários:

  1. kkkkk, invenção do diabo kkkk, muito engraçada essa sua comparação nunca tive um mas agora eu já sei, valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas!

    Minha sala tem paredes roxas, então discordo que o piso tenha que ser mais escuro que as paredes. Tudo depende do conjunto da obra (sem trocadilho).

    Sou a favor de derrubar paredes, mas concordo com a sua ressalva: um ambiente isolado é sempre bom.

    Móveis empilháveis realmente são ótimos. Móveis polivalentes também. Tenho dois pufes que, sem as almofadas, funcionam como mesinhas de canto.

    E meu, sofá-cama é realmente uma coisa complicada. Conheço uns bons, mas custam uma fortuna. Quando eu fizer meu quarto de hóspedes, colocarei uma bicama com dois colchões de solteiro legais.

    ResponderExcluir
  3. um ambiente so', nem morando sozinha! quando a gente tem quarto e sala separados, da' uma impressao de 'casa' em vez de 'flat' que e' o maximo. e eu gostava do futon da casa de bsb; ele nao conta como sofa cama uqe da' certo?

    ResponderExcluir