sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Estratégias de controle financeiro

Como eu falei no último post, eu faço meu controle financeiro no Minhas Economias. Até o meio do ano passado, eu fazia no Excel, mas usava os mesmo princípios.

No último post, a Elisa me perguntou nos comentários como eu resolvi algumas questões de registro. No começo, eu passei por muitos perrengues até acertar. Mas hoje a coisa flui lindamente. Então vou dividir aqui com vocês o que eu fui aprendendo.

Para começar o controle, é preciso criar as contas. As contas representam de onde o dinheiro está saindo ou onde está entrando. Por exemplo: Conta Corrente, Poupança, Dinheiro em Espécie etc. Aí você tem que falar quanto tem em cada conta inicialmente, para que os lançamentos sejam debitados ou somados deste valor.

Depois, você cria as categorias. Enquanto as contas dizem de onde sai o dinheiro, as categorias dizem com o que você gastou ou como você ganhou aquele dinheiro. Exemplos de categorias: supermercado, vestuário, salão, remédios, telefone, aluguel, salário, rendimento da poupança etc.

Além disso, cada lançamento tem uma data, uma descrição e um valor. Você deve ainda informar se aquilo é uma despesa (sai dinheiro de uma conta, logo é negativo), uma receita (entra dinheiro em uma conta, é positivo) ou transferência (sai dinheiro de uma conta e entra em outra).

Então, para lidar com o cartão de crédito, eu fiz o seguinte: eu criei uma conta "Cartão Visa". Tudo que eu gasto no cartão, eu lanço como despesa nessa conta, mesmo que eu ainda não tenha efetivamente desembolsado esse valor (isso se chama regime de competência). Então eu sempre vou olhar lá no resumo das contas e a "Cartão Visa" vai estar negativa. Quando eu vou pagar a fatura do cartão, eu faço uma transferência da conta "Conta Corrente" (de onde está saindo o dinheiro pra pagar a fatura) para a conta "Cartão Visa". Dessa maneira, eu consigo saber sempre quanto eu realmente tenho disponível.

Já as despesas no débito, lanço diretamente na conta "Conta Corrente", já que o dinheiro é debitado de lá imediatamente.

Para lidar com dinheiro sacado, eu só transfiro da conta "Conta Corrente" para a conta "Dinheiro em Espécie". O que eu gastar em dinheiro, eu lanço em "Dinheiro em Espécie". Assim, eu sempre sei quanto eu tenho em cada uma das minhas contas. Lindo, não?

Para lidar com dinheiro que empresto ou que pego emprestado, eu criei uma categoria (não conta, que dá problema) chamada "Empréstimo". Quando eu empresto dinheiro para alguém, lanço como despesa nessa categoria. Quando a pessoa me paga, lanço como receita. E vice-versa.

Para lidar com investimentos, eu crio uma conta para cada um deles (Poupança, CDB, Ações BBAS3 etc.). Quando eu compro ações do Banco do Brasil, por exemplo, faço uma transferência da "Conta Corrente" para a conta "Ações BBAS3". No fim de cada mês, eu vejo quanto meu investimento rendeu naquele mês (eu que escolhi fazer uma vez por mês, mas vai de cada um) e registro na conta respectiva como receita.

Como este post já está enorme, fico por aqui. Se tiverem mais dúvidas, ficarei feliz em ajudar. Podem perguntar :)

18 comentários:

  1. nossa, fe! eu achei que ja' estava fazendo muito e dando um grande passo anotando tudo que eu gasto... agora vi que existe um mundo de outras coisas pra fazer ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Isa!
      Mas isso aí que eu faço é só anotar também. E como eu faço no site, ele já organiza tudo sozinho pra mim. Quando você cadastra no site, tem que gastar um tempinho criando as contas e as categorias, mas depois é só ir lá, escrever a descrição, escolher a conta e a categoria e digitar o valor. Simplérrimo. Eu gasto pouquíssimo tempo com isso e consigo fazer altas análises, se eu quiser. Você, que trabalha com sistemas, sabe como isso funciona, né? Hehe...

      Excluir
  2. Adorei o post, Fernanda!
    Muito generoso da sua parte dividir essas informações com a gente! Obrigada! :-)
    Acho que essa estratégia das contas vai ser uma revolução no meu controle!
    Agora, mais uma dúvida: você, pelo jeito, não compra parcelado no cartão, né? Eu pago a academia no cartão, por exemplo. Na minha planilha, eu distribuo as parcelas ao longo dos meses, para já ter uma ideia de quanto essa despesa vai impactar o meu cartão no mês X. Será que consigo fazer isso no Minhas Economias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Elisa!
      Que bom que pude ajudar! Tentei responder as dúvidas no seu comentário. Você percebeu, né? Hehe...
      Sobre essa questão do parcelamento, você pode colocar assim... Escolhe a data em que o pagamento vai cair e registra. O site tem ainda uma opção que é selecionar se o gasto é consolidado ou não (um tique verde no canto direito). Então você pode marcar que as parcelas futuras são não-consolidadas. Quando elas caírem, coloca como consolidada.
      ;)

      Excluir
    2. Percebi sim! Obrigada! :-)
      Já estou lançando as despesas e fica bem simples quando a gente põe a mão na massa. Vi que, na hora de adicionar a transação, é possível escolher a opção de parcelamento em "mais opções" - "repetir transação". Estou lançando tudo desde o começo do mês, aí posso ter o controle desde o comecinho de 2013. Vai ser legal para as análises depois! Estou adorando!!!

      Excluir
    3. Que bom! Que bom!
      Fico muito feliz por ter ajudado
      :)

      Excluir
    4. Fer,

      tô esperando esse post acima para aprender onde devo aprender (rs) a investir, já que vc tem um outro post chamado "não confie em ninguém" (ou algo assim). hehehe

      Acho muito boa também a forma como vc fala sobre esse tema, vc podia fazer um post sobre "Investimento for Dummies" kkkkk e indicar os livros :)

      Bjos, boa sorte e obg! :P

      Excluir
    5. Ei, Luciana!
      Desculpa a demora pra responder e obrigada pelo comentário ;)
      Olha o post aqui:
      http://minimalizo.blogspot.com.br/2014/02/como-aprender-sobre-investimentos.html
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  3. ADOREI o post também! Inclusive, se você puder dividir também mais informações sobre como você aprendeu a investir e tal, também seria ótimo :) você fala numa linguagem simples e por ser menina também mostra que a gente pode entender sim de bolsa de valores e títulos mobiliários. Escreva mais posts nesse assunto! Você tem uma ótima didática. :) obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe... Muito obrigada, Freetalker!
      Eu me esforço para me fazer entender, então fico muito feliz de saber que isso está fazendo efeito. Obrigada mesmo :)
      A gente pode entender de investimentos tanto quanto qualquer homem. Isso depende é de estudo e reflexão, e não de algo genético. Hehe...
      Vou escrever mais posts sobre o assunto então. Confesso que fiquei com medo de eles não serem muito bem recebidos. Mas acho o tema tão importante e me ajudou tanto a ter controle da minha vida e a viver melhor que quis compartilhar.
      Vou pescar aqui algumas indicações dos sites que eu visito e dos livros que eu li. Já já escrevo um post sobre o assunto.
      ;)

      Excluir
  4. Oi Fernanda,

    Ficou legal o post, você descreveu de uma forma bem simples, o que ajuda a desmistificar o assunto. Acho que eu já falei em algum comentário que parece que as pessoas têm vergonha de controlar o seu próprio dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Daniela.
      Parece mesmo. Parece que elas acham que controlar dinheiro é sinal de pobreza, quando é justamente o contrário. Hehe...

      Excluir
  5. Oie! Faço a mesma coisa do site, mas no Excel... Acho muito mais simples, não depende de estar logada, nada disso... Mas enfim, cada um é cada um... E não sei mais viver sem minha planilinha Excel... Bjos e parabens pelo blog. Adorooo! Adoro o tema minimalismo, tem muito pouco sobre o assunto no Brasil, vc e Lud dão show! Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Roberta! Muuuito obrigada!! Fico feliz mesmo de saber que você está gostando do blog. Fazemos com muito carinho :)
      Eu também não sei viver sem o meu controle.
      Eu usava o Excel até o meio do ano, mas eu sou meio preguiçosa pra fazer fórmulas e gráficos. Como eu tenho internet em todos os lugares em que frequento, tenho achado mais prático usar o site.
      Mas isso varia de cada um. E de momento também. Não duvido que daqui a um tempo eu volte pro Excel. Ou não. Hehe...

      Excluir
  6. Fernanda, muito interessante o seu blog. Achei-o tem poucos dias e já li muitos tópicos. Pretendo adotar o minimalismo na minha vida. Não quero ser um escravo do consumismo.

    Já leio alguns sites sobre finanças também. Gosto muito do Dinheirama.com

    Aliás, nesse site tem um software online de controle financeiro. Você já viu? O que achou? Também tem aplicativo dele para smartphone. Segue o link:
    https://www.dinheiramaonline.com.br/Dinheirama/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Rafael!
      Obrigada! Que bom que você gostou!
      Espero que sua vida minimalista seja como a minha tem sido, cada vez com mais leveza, liberdade e autoconhecimento.
      Eu leio o Dinheirama. Está entre as minhas leituras, mas não conheço o aplicativo deles. Para controlar gastos, eu uso o minhaseconomias.com.br, mas não tenho ainda um para controle de investimentos. Vou dar uma olhada.
      Muito obrigada ;)

      Excluir