sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Desapegando de CDs e DVDs de dados

Como contei no meu último post, esse fim de semana resolvi organizar meus CDs e DVDs de dados.

Foi ótimo. Achei CDs de música e DVDs de filme que eu achava que tinha perdido, mas que só estavam na capinha errada. E percebi que tinha muita coisa ali no meio que eu podia jogar fora, como o seguinte:

1. Instalador de programa. Hoje você acha todos na internet, na versão mais atualizada. Guardar o CD é bobeira (a não ser em caso de programa com serial number e tal).

2. Filmes que eu gravei. Antigamente eu gravava os filmes que eu baixava em DVDs pra ver na TV (usando o DVD player), mas hoje em dia eu ligo o HD externo direto na TV. Então passei todos os filmes que eu queria guardar para o HD externo e joguei os CDs fora. Além disso, joguei vários filmes que eu nunca vou rever fora.

3. CDs que eu gravei. Passei tudo que estava neles para o computador. Joguei um tanto de arquivos fora. O que eu quis guardar, organizei e deixei no computador mesmo (antigamente não cabia). Para backup, gravei em DVDs (cabe bem mais em um só do que CD). De 32 CDs, fiquei com 7 DVDs.

4. Capas. Tinha várias. Como fica muito mais fácil de lidar, de achar e de guardar usando o organizador, joguei um tanto fora e guardei só o CD/DVD.


Isso tudo deu um certo trabalho, mas ganhei muito espaço, encontrei coisa legais e ainda ficou bem mais fácil achar o que eu preciso a partir de agora. Valeu a pena.

2 comentários:

  1. Oi Fernanda,

    Lá em casa estou no projeto "destralhe 2013". Apesar de não achar que tenho muita coisa, descobri que sim, tem muuuuita coisa que não uso mais e que pode ser passada adiante. Os dvds e cds de dados foram as vítimas do final de semana. Foram mais de 40, entre os jogados direto no lixo e os fragmentados. Só de backup de fotos (hoje armazenadas em um notebook e 3 hds externos, sendo que um dos hds fica no serviço, trancado, e outro fica escondido em casa, para em caso de roubo não ir tudo embora (é, eu sou paranoica com backup).
    Falta ainda a limpeza dos cds de música, mas, assim como os livros, esses eu acho que ainda vou manter durante mais algum tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Daniela!
      Adorei o projeto. Hehe... É impressionante como a gente junta coisa, não? Eu sempre fico chocada. Por mais que eu me livre sistematicamente de tralhas e tente não acumular novas, sempre que eu vou arrumar uma gaveta eu percebo que juntei coisa. Um horror!
      Eu te entendo. Também sou obcecada com backup. Por isso que mantenho uma versão em DVDs, mesmo tendo HD externo.
      Nem me fala de CDs de música... É um dos temas que sempre trava meu cérebro. Não sei o que fazer com eles. Eu escuto pouco, e sei que podia passar tudo pra digital e jogar o físico fora. Mas e o encarte? E aqueles CDs raros que eu custei a achar? Eu nem tenho tantos CDs, mas ainda não sei como lidar com eles... :/
      Sobre livros, me livrei de muitos (e o kindle foi fundamental pra isso) mas alguns eu vou guardar. São importantes pra mim. Pelo menos por enquanto... Vamos ver no futuro :)
      Um abraço!

      Excluir