quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Nossos bens diminuem a cada dia

Estamos no seguinte estágio: morando em um quarto-e-sala mobiliado de 25 m2 e já tendo dispensado a maioria absoluta de nossas posses. Mas ainda temos um bocado de roupa (mais ou menos um terço da quantidade original), eletrônicos, eletrodomésticos, itens de cozinha, roupa de cama e banho, travesseiros e almofadas.

A primeira ideia era se livrar de tudo, tudo mesmo. Depois repensamos: melhor deixar um "enxoval-cápsula" guardado na casa dos meus pais. O mínimo necessário para que, voltando ao Brasil, a gente possa se reestabelecer em um lugarzinho mobiliado imediatamente, sem gastar tempo, paciência e dinheiro com coisinhas domésticas e roupas de trabalho.

Isso quer dizer que ainda vamos nos desfazer de uma quantidade bem razoável de objetos. Apesar de termos editado muito nossas posses na mudança, estamos percebendo que há coisas que não usamos no dia-a-dia. Essas vão ficar para trás mesmo.

Até agora, o enxoval-cápsula se compõe de:
1) calças, camisas, casacos e sapatos de trabalho (poucos itens de cada)
2) 2 jogos de cama e de banho + 1 edredom fininho + 2 travesseiros
3) talheres + 4 copos
4) 1 frigideira pequena + 1 caneca de ferver água
5) vasilhas para pipoca, sorvete e brigadeiro
6) 4 jogos americanos + 1 toalha

Aí entram os objetos não essenciais, mas que eu acho que vale a pena guardar. Nem só de pão vive o ser humano, e eu vou ficar feliz de possuir objetos utilitários E decorativos!
1) 4 taças vermelhas
2) 1 vaso
3) 6 gravuras
4) várias capas de almofada
5) 1 abajur pequeno

Resumo da ópera: o que não for enxoval-cápsula (e seu complemento) e não entrar na mala de viagem vai ter que ter fim. Nessa lista estão o forno elétrico, a torradeira, a coleção de revistas francesas, os baldes, as vassouras...


5 comentários:

  1. Boa sorte com isso! Imagino como deve ser a sensação de ficar sem nada e me dá um pouco de pânico! Vocês dois são muito corajosos, e eu admiro isso!

    ResponderExcluir
  2. Então... eu também achava que ia dar medo. Mas, pelo menos por enquanto, tem ido bem. Talvez, quando eu estiver na fila para embarcar, com (quase) tudo que tenho dentro de uma mala, role uma aflição, rs.
    Mas confesso que sou uma daquelas pessoas chatonildas que são loucas por uma coisa até conseguirem. Depois de um tempo, passam a achar normal e nem ligam de abrir mão. Quando me formei, o que eu mais queria no mundo era ter um lugarzinho meu, bonito e confortável. E agora estou desmontando o ninho.
    Mas quem fica parado é poste =D.

    ResponderExcluir
  3. Eu me interessei por essa coleção de revistas francesas... são gastronômicas?

    Afora isso, desejo muitaaaa sorte pra vocês dois nesse sabático! Enfim, só reforçando os votos!

    Bj

    ResponderExcluir
  4. Laís, as revistas não são de gastronomia =(. São de variedades - é a Glamour francesa, que eu assinei durante um tempo. É bem bacaninha: sempre tem uma parte grande para livros, filmes e músicas, e umas matérias interessantes sobre a situação da mulher na França.
    Obrigada pelos votos!

    ResponderExcluir
  5. eu me interessei por um monte de coisas, mas nao posso pedir pra voce trazer, ne? rs.

    ResponderExcluir