segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Limites podem ser bacanas

A turma da Economia acha que uma boa situação de mercado é aquela na qual o consumidor tem muitas opções de escolha. Aí ele pode optar pelo produto que melhor atende suas necessidades, o que força os  produtores a competirem entre si para oferecerem itens melhores e mais baratos.

Em tese, a vida de gente funciona assim também: quanto mais opções, melhor. Quanto mais escolhas, mais liberdade. E mais feliz a gente seria.

Só que a vida da gente e o mercado não são tão parecidos assim. Às vezes, o fato de existirem muitas possibilidades deixa as pessoas confusas, frustradas e/ou imobilizadas. Qual carreira? Qual investimento? Qual plano de celular?

Eu sou inteiramente a favor da riqueza de opções. Só acho às vezes os limites são positivos: acrescentam, em vez de diminuir.

Um caso em que os limites funcionaram bem na minha vida foi quando nos mudamos para Brasília. Não tínhamos sinal de tevê. Aí descobrimos uma locadora bacana que pegava e entregava DVDs em casa. Durante vários meses, vimos bons seriados e um montão de filmes clássicos, em vez de ficar matar o tempo zapeando entre de canais. (No final, assinamos tevê a cabo porque o Leo gosta de esportes. Mas olha, minha cultura cinematográfica jamais será a mesma.)

Outro caso foi a falta de recursos para decorar o quarto-e-sala. Resolvi desenterrando capas de almofadas antigas, invertendo o lado das molduras das gravuras e usando fita dupla-face (e arruinei a parede com ela, mas essa é outra história). Além disso, descobri a alegria do papel contact. Passei muitas horas divertidas recortando e colando pedacinhos na parede.

Claro que não é toda vez que vai dar certo, mas estou gostando de procurar enxergar limites não como obstáculos - mas como oportunidades.

Uma das minhas palavras favoritas.



4 comentários:

  1. Tem razão, Lud.
    E acho que limites são coisas da vida. Não tem como viver sem limites. Pelo menos o limite de tempo todo mundo tem (até inventarem o Delorium). A gente tem vários outros também, espaço, capacidade física, dinheiro. Enfim... Limites existem e acho que a questão é saber lidar com eles e tirar o máximo proveito mesmo. E dá-lhe criatividade :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vocês Lud e Fernanda, pois, se analisarmos bem, foram as limitações que possibilitaram os grandes avanços da humanidade. O excesso não estimula a nossa criatividade, pelo contrário, ele faz com que as soluções sejam mais fáceis. Já a escassez nos leve a outro patamar, sempre em busca de soluções plausíveis e sustentáveis. Abs!

    ResponderExcluir
  3. Limites só são problemas para aqueles que possuem pensamentos limitados. Nós somos extremamente adaptativos!

    ResponderExcluir
  4. Lud, você TEM que assistir essa palestra de uma pesquisadora que estuda as razões das nossas escolhas:

    http://www.ted.com/talks/sheena_iyengar_on_the_art_of_choosing.html

    :) FAVOR COMENTAR O QUE ACHOU. Hehehe

    ps: Fê, assista tb ;P

    ResponderExcluir