sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dicas para o Kindle

Como prometido, vou relatar aqui o que aprendi no meu primeiro ano de usuária assídua do kindle. Como sou meio obcecada tanto por leitura quanto por organização, fui aprendendo algumas coisas. Sintam-se livres para dar mais dicas, para seguir o que acharem interessante ou não e para criticarem também.

1. Comprar.
  • Eu comprei o meu em uma viagem ao exterior. Comprei pela Amazon alemã e mandei entregar na casa em que fiquei hospedada. Já vi casos de gente que mandou entregar no hotel e que deu certo.
  • A Lud comprou o dela pela internet, na Amazon americana. O site calcula o frete, os impostos e já cobra tudo de uma vez. E entregam no Brasil bem rapidinho (menos do que uma semana). O kindle, o adaptador para carregar na tomada e uma capinha protetora, mais frete e impostos ficaram em 400 e poucos reais, em novembro de 2011. Em tese, seria possível pedir restituição dos impostos à Receita Federal, com a justificativa de que o kindle é equivalente a livro.
  • Você pode comprar no Mercado Livre. Já comprei produtos lá e nunca tive problema (comprei um ipod, inclusive). Mas leia com atenção as avaliações de outros compradores da mesma pessoa. 
  • Você pode pedir pra alguém trazer de fora.
  • Dá ainda pra espalhar a notícia de que você está atrás de um e esperar alguém dizer que conhece alguém que vende. 
  • Por fim, li uma notícia dizendo que a Amazon chegaria ao Brasil em breve. Vamos ver...
2. Alimentar.
  • Você pode comprar livros no site da Amazon de qualquer um dos países. É simples e seguro. Eu garanto. Mas quase só tem coisa em inglês ou outras línguas. Alguns autores, como Paulo Coelho, já lançaram seus livros em português para kindle.
  • Sites com livros de domínio público. Tem os clássicos todos de graça, já no formato do kindle. Tinha citado no outro post, mas repito aqui: Projeto Gutenberg e Domínio Público
  • Aplicativo Push to Kindle. Coisa mais linda. É um aplicativo que existe para celular e para todos os browsers (firefox, chrome, ie...). Ele vira um botão no seu navegador. Aí, quando você acha um texto que queria ler no kindle, como um artigo de uma revista ou um post mais longo, é só apertar o botão que ele converte o texto para o formato do kindle (.mobi) e envia pro seu kindle. Isso foi ótimo para mim. Eu ainda adoro ler fanfictions. Mando tudo pro kindle.
  • Sites de livros piratas. Por uma questão ética, não vou indicar aqui. Mas, se quiserem, é só procurar no google. Tem vários.
  • Você pode transferir PDFs pro seu kindle. O ruim é que o kindle enxerga o PDF como imagem, e não como texto, então ele não permite que você aumente ou diminua a letra, por exemplo. Então tem PDF que é bom de ler e outros que não. Meu namorado reclama disso, porque ele lê muito PDF.
3. Organizar
  • O Calibre é um programa de gerenciamento de e-books. Ele converte livros de outros formatos para o do kindle, permite que você renomeie livros e acrescente detalhes para organizá-los e facilitar a busca, como data de publicação, autor, gênero etc. Ele serve também para alimentar o kindle. Você pode mandar a Folha de São Paulo, por exemplo, pro seu kindle.
  • Grupos no próprio aparelho. Você pode criar grupos no kindle e colocar os arquivos lá dentro. Funcionam como pastas. Fica mais organizado e fácil de achar cada coisa.
Além do que apontei acima, eu escrevi alguns comentários gerais sobre o aparelho e seu uso, mas como o post aqui está muito grande, vou colocar em outro, ok?

Espero que gostem e seja útil. Se tiverem alguma dúvida mais específica, inclusive de como se faz algo do que falei acima, é só perguntar.

Captura do site da Amazon, com os leitores kindle a venda. O meu é o de 69 dólares. 
PS: Infelizmente, não estou ganhando nada da Amazon pra fazer este post. 

27 comentários:

  1. Adorei! Cada vez mais me animo a ter um. Obrigada pelas dicas! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Pri...
      Em um outro post eu vou explicar porque eu gosto do kindle e como é bom usá-lo. Assim você vê se seu caso é parecido e tem uma noção melhor se vai curtir.

      Excluir
  2. Fernanda, seu namorado vai gostar dessa dica...
    Todo usuário de kindle tem um email: login-na-amazon@kindle.com. Se você enviar um arquivo pdf para esse email e colocar no subject a expressão "convert to kindle" (sem as aspas), adivinha o que acontece? :)
    E realmente, fanfic no kindle é tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu,
      Me falaram que você tinha que pagar uma taxa pra fazer essa conversão. Procede ou é de graça mesmo?
      Você lê fanfic??? De quê? Vamos trocar figurinhas! Eu amo fanfic. Minha monografia foi sobre isso.

      Excluir
    2. É de graça, Fernanda. :)
      E funciona pros kindles que não são kindles também, como os apps pra ipad e android (eu uso o app).
      Tento não ler fanfic porque costumo viciar e não ler mais nada... já li de Law and Order:SVU (slash), de Star Trek e de Kindred, uma série meio obscura de vampiros (nada a ver com Crepúsculo, a inspiração foi o rpg Vampire). As de Kindred, li no kindle e, bem, se existe um jeito de ser produtiva lendo fanfics, é esse. :P

      Excluir
    3. Que ótimo! Eu li em algum lugar que a Amazon cobrava 0,99 por isso. Tem certeza que não? Outra coisa... O próprio calibre converte PDFs, mas fica meio zoado se tiver cabeçalho, rodapé, essas coisas. Quando converte pela Amazon tem esse problema também?
      Menina... Eu já fui viciada em fanfic em um nível que você não imagina! Hoje sou mais ou menos controlada. Eu leio de Arquivo X (shipper) e Xena (todo os subgêneros). Nunca vi Kindred. Eu sou fiel aos vampiros da Anne Rice. Hehe...

      Excluir
    4. Tenho, sim. Nunca me cobrou nada. Sobre zoar a formatação, nunca aconteceu comigo, mas não me lembro de ter mandado textos com rodapé e cabeçalho... então, talvez eu tenha dado sorte.

      Também sou fã da Anne Rice - ou melhor, dos primeiros livros. Os últimos, eu dispenso (li e xinguei, hehehe). Um dos meus livros de coleção é "Entrevista com o Vampiro". :)

      Excluir
    5. Dos novos, eu gostei maios ou menos do Pandora e Merrick, e adoreeeei o Blackwood Farm. Quero até ler de novo.

      Excluir
  3. Aaaah, em tempo: você precisa entrar no gerenciamento do kindle, no site da amazon, e autorizá-lo a receber os emails.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, estou reunindo informações para fazer uma compra consciente... mas confesso que estou bem inclinada.
    Agora com essa dica da Lu sobre converter PDF... a maioria das minhas apostilas de concurso estão em PDF *_*

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda. Vc conhece o Kindle pra ipad? Sabe se funciona como o kindle mesmo? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Conheço sim. Funciona igualzinho. A diferença é que o kindle não emite luz e isso não é possível simular no ipad. Além disso, o kindle é menor e mais leve.

      Excluir
  6. O emal funciona gratuitamente somente para envio do arquivo, sem conversão, para o Kindle. Pagando vc consegue converter. O que famos no mestrado é juntar vários pdfs de uma mesma matéira em um e enviar pra lá e dividir entre a turma (quase td mundo tem kindle). Vale bem a pena, viu.
    Amo meu kindle demais.
    vale lembrar que se vc tem o com 3G ainda pode usar internet sem pagar nada. Ok que o kindle nao foi feito pta isso, a navegaão é ruim, mas pra emergência serve. Enquanto viajava esse ano pela america do sul, por exemplo, usie no Chile e no Peru pa ver emails. Melhor que habilitar o celular a um preço altissimo.
    E outra coisa, o suporte da amaon é otimo. O meu kindle quebrou ano passado, mandei email e 5 dias depois tinha um kindle novo aqui em casa e ainda pagaram o frete do quebrado de volta.
    Havia escrito sobre ele assim que o ganhei, aqui: http://www.apalavraesim.com/2011/06/kindle.html

    Lembrei que tem uma outra coisa que amo nele: dá pra ouvir música =)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas! Vou inclui-las em um novo post sobre o kindle. Pode? :)

      Excluir
  7. Claro! =) Tenho que linkar ste post aqui lá.
    bjs!

    ResponderExcluir
  8. Fernanda,


    Eu tenho um kindle que pedi para trazerem dos EUA, lá na bestbuy custava $ 65,00 a minha versão e basicamente ainda não comprei nenhum livro, só leio pdf nele e roda normalmente, transfiro com o cabo usb, mas adorei as dicas para usá-lo melhor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Que baratíssimo!
      Eu leio TUDO no kindle. Livros, contos, artigos, posts de blogs, tudo... Adoro!
      Eu gosto de comprar livros de autores que eu admiro. Acho importante contribuir, sabe? Essa questão dos direitos autorais é algo complexo... Ainda não tenho uma opinião totalmente formada sobre o assunto.
      :)

      Excluir
  9. Olá! Obrigada pelo post. Quero comprar um Kindle na Amazon, mas fiquei na dúvida. Pode me dizer por favor se este já vem com a capa protectora e carregador ou não? O que traz a caixa?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victoria,
      na caixa vem o aparelho (o kindle em si) e o fio para carregar a bateria no computador. Se você quiser carregar em tomada normal, tem de comprar o adaptador (foi o que eu fiz e acho que valeu a pena, porque gosto de viajar com ele e não é sempre que tenho acesso a computador).
      A capa protetora também tem de ser comprada à parte. Achei cara (29 dólares, se não me engano), mas comprei porque gosto de levar o kindle na bolsa. Nada impede que você use outro tipo de proteção (uma capinha que você já tenha ou um saquinho de tecido).
      Beijos

      Excluir
    2. Isso será a minha prenda para a minha mãe de 65 anos, que adora ler e também leva livros para todo lado, por isso vou precisar mesmo desses acessórios.

      Muito obrigada pela ajuda! Bjs

      Excluir
    3. Acessórios são bons mesmo. Eu também levo o kindle na bolsa, mas não comprei a capinha oficial. Comprei uma de neoprene em uma loja de computadores que me atende muito bem (pedi uma para tablets pequenos). Quanto ao carregador, eu só tenho o que veio com ele mesmo, que carrega no computador. Como a bateria dura muito (mais de um mês), sempre foi suficiente. Tem gente que compra uma lâmpadazinha que você liga na entrada do carregador do kindle, pra ler no escuro. Mas, se você comprar o kindle novo, ele já vem com luz interna. Nem precisa...
      ;)
      Beijo!

      Excluir
  10. Desde que ganhei o Kindle no Natal tenho lido mais do que leria se fosse com livros físicos. Ele é do modelo mais simples, nem tem a luz interna, mas eu o adoro, carrego para todo o canto, leio muito mesmo. E do Natal para cá eu o carreguei cinco vezes, ou seja, a autonomia da bateria é impressionante.

    Admito que no começo, tinha preconceito com os ebooks, mas notei que é possível conviver com os dois formatos numa boa. Isso evita que eu compre um livro que acabe não gostando e se o livro for muito bom, já tenho uma opção a mais na hora de comprar.

    E espero que com um empurrãozinho da tecnologia, as pessoas possam ler mais. =)

    Abraço!

    momentumsaga.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sybylla!

      O meu também é do mais simples, do que nem tem teclado. E adoro ele :)

      Seria legal se as pessoas lessem mais mesmo. Não tinha pensado por esse lado. Mas acho que isso ainda vai demorar um pouco para acontecer no Brasil, pois os ebooks e os leitores ainda são caros e raros aqui. Mas tenhamos fé. Hehe...

      Eu cliquei no seu blog e estou dando uma vasculhada por lá. Eu adoro ficção científica e fantasia também. Outro gênero favorito meu para literatura é terror (já dos filmes eu não gosto muito).

      Um abraço!

      Excluir
  11. Olá. Enviei vários documentos pra o meu kindle pelo email, só que ficaram desorganizadosem principalmente as séries e queria renomeados para que fiquem em sequência. Vc sabe se tem como renomea los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como fazer isso diretamente no kindle. Mas é simples fazer usando o Calibre, que recomendei no post.

      Excluir