sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Aprendendo com a Engenharia: estoque mínimo

Outra coisa que aprendi com a Engenharia é que, na maioria dos casos, o custo de fazer estoque é maior do que o custo de comprar por demanda.

Esse conceito aplicado à nossa vida pessoal, e não a empresas com materiais e peças, serve para roupas, objetos e fica mais impactante ainda quando falamos de comida.

Fica mais caro estocar do que comprar sob demanda. Explico... Para estocar, é preciso ter móveis e eletrodomésticos para guardar, e  espaço no imóvel para esses móveis e eletrodomésticos. Tudo isso demanda apartamentos e casas maiores e logo mais caros, além de eletricidade e cuidados com conservação e limpeza. Além disso, ao fazer estoque, você corre o risco de os itens passarem da validade, tendo então que simplesmente jogá-los fora. Desperdício. Pode não.

Por isso se trabalha com estoque mínimo, que é estocar só aquilo que se usa sempre no dia-a-dia em quantidades estudadas, de acordo com a demanda e com a validade dos itens.

Aqui em casa, por exemplo, todo mundo toma muito leite, todo dia. Então temos um estoque de leite. Quando faltam poucos no estoque, compramos mais. Já melancia é algo que sempre perdia. Então a gente passou a comprar menos quantidade e só quando dá vontade. Mesma coisa com carne (aqui em casa eu e minha mãe não comemos).

Quando paramos de estocar tanta comida, abrimos mão do freezer, que gastava uma eletricidade danada e um espaço enorme na dispensa. Tudo isso é custo. Sem contar o preço de ter comprado o freezer pra começar, que é algo que eu não vou fazer na minha futura casinha.

É um conceito interessante e que gera uma economia danada.

6 comentários:

  1. Sempre que vejo o "Cupom Mania" (conhece?) penso no custo do estoque de tantos produtos... espaço, energia elétrica, freezer e outras coisas que os "cuponeiros" não levam em conta no cálculo da tal economia.

    Como agora tenho uma casa que me permite isso, faço um pequeno estoque das coisas que sei que sempre uso (pequeno = de 3 a 8 unidades, dependendo da frequência de uso e do espaço que ocupam) e sou muito mais feliz do que quando um item acabava e eu tinha que correr ao supermercado (porque eu não mantinha nada em estoque, pura falta de espaço). Mas acho que não vale a pena exagerar, não, sob risco de desperdício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Lu! Por isso que o nome é estoque mínimo e não estoque zero. Hehe... A gente tem que ter estoque sim, mas ele tem que ser de acordo com a demanda e com itens que usamos sempre.
      :)

      Excluir
  2. Por vários anos muita coisa "estocada" aqui em casa foi para o lixo. Alimentos (não perecíveis) e produtos de limpeza. Depois que passei a usar os aprendizados por tabela sobre controle de estoque e até que a coisa melhorou.

    Para algumas, o que são coisas que não tem como escapar de comprar, como sabão em pó, amaciante, sabonete líquido, papel higiênico, água, essas coisas são meio que estocados mas só são repostos depois de estar bem no final do que já tinha. E o estoque se limita a ser versões maiores, tipo uma de 5 litros ao invés de algumas de 500ml.

    Para outras coisas estoque zero. Assim dá para ir menos no supermercado (coisa que detesto ter que ir toda hora lá) e
    não vai coisas fora como já foram muitas...

    ResponderExcluir
  3. No início desse mês eu tentei fazer uma lista mensal de compras, mas isso não me feliz srrsrs
    O método de fazer uma (e somente UMA) compra semanal, tem funcionado perfeitamente aqui em casa. Mas isso tem dois motivos principais: primeiro pq eu faço um menu com tudo que será preparado durante a semana (incluindo Café da manhã, almoço, lanches e jantar0, assim sei de todos os ingredientes que precisarei, e segundo pq eu preciso comprar frutas verduras frescas toda semana de qualquer forma, então não me importo de fazer as demais compras no mesmo dia.
    Aproveito o fim de semana em que posso usar o carro do marido para economizar no taxi (já que durante a semana não tenho essa facilidade). Além de não ter espaço para guardar tanta coisa no apartamento.
    Coisas que parecem obvias né? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é super organizada. Que ótimo! Conseguiu esquematizar todo o esquema.
      Eu também prefiro mais compras pequenas. Toda segunda eu compro frutas e iogurtes, por exemplo.
      Essas coisas parecem óbvias depois que a gente pensa sobre elas, né? Hehe...

      Excluir