segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Tamanho não é documento

Sempre morei em apartamentos grandinhos, já que, entre pais e irmãs, éramos cinco. Quando casei, marido e eu achamos muito natural alugarmos um apartamento de quatro quartos (e três banheiros!), embora fôssemos só dois. Quando nos mudamos para a Brasília, o aluguel aumentou e número de espaços caiu: passamos para três quartos e dois banheiros. E continuamos sendo dois.

Isso significa que havia dois quartos na casa que a gente praticamente não usava. Um era um quarto de hóspedes; outro era um escritório. Eles serviam basicamente para guardar livros (pilhas e pilhas de livros: em estantes, em armários, em gavetas), revistas, documentos, roupas. De dois em dois meses, aparecia uma visita -só que estavam cada vez mais raras. Quanto ao escritório, o que ele tinha de mais útil era uma gaveta trancada na qual mantínhamos passaportes e diplomas.

Depois que comecei a minimalizar, me dei conta como o espaço era mal-utilizado. Esse é um dos problemas de possuir coisas: você precisa de lugar para guardá-los. Se não tivéssemos tantos objetos, poderíamos viver em um apartamento menor. E mais barato.

Foi o que aconteceu. Fizemos uma venda de garagem e despachamos uma montanha de coisas que a gente não usava. Aí pudemos procurar outro lugar para morar.

Não foi do dia para a noite que me acostumei com a ideia. A gente está acostumado a alugar/comprar a maior casa que podemos pagar, né? Mas acho que dá pra ser feliz em espaços menores. Vejam aqui um monte de lares pequetitos, funcionais e adoráveis.

O nosso apê é um ovo. Até na cor.

5 comentários:

  1. Moro sozinha, então moro em uma kit. Antes, quando morava na casa dos meus pais, morava em uma casa muito espaçosa, afinal eramos 4.
    Mas acabei de acostumando com a kit, principalmente quando comecei a arrumar/decorar de um jeito que eu gosto e a falta de espaço faz com que tudo que você tenho seja funcional.

    ResponderExcluir
  2. Alline,
    eu também acho que é uma questão de se adaptar aos espaços pequenos e tirar o melhor deles. Funcionalidade comanda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Meu sonho é viver sem muitos móveis, sem tapete, sem cortina, só persiana. Mesa redonda, ou pequena. Assim http://www.apartmenttherapy.com/christopher-meretes-tiny-home-on-the-range-house-tour-174154

    ResponderExcluir
  4. Puxa, essa casa é um barato. Linda, linda. Minimalista, mas com cor, com textura...

    ResponderExcluir
  5. Eu amo este site... O Houzz.com também.

    ResponderExcluir