sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Decoração minimalista

Tem gente que acha que uma casa minimalista tem de ser meio vazia e toda decorada em preto, branco e ângulos retos. Faz até sentido, já que, na origem, o minimalismo era um movimento cujo objetivo era chegar à identidade essencial na arte, no design e na música, eliminando tudo que fosse supérfluo.

Foto daqui
Eu, particularmente, acho esse estilo muito besta meio árido. Gosto da ideia de evitar encher a casa de bibelôs, mas sou fã de cor e de texturas. Se vamos diminuir a quantidade de objetos no ambiente, rola de enfeitar as paredes, o que não ocupa espaço e dá uma graça.

(Eu sou fã da fita dupla-face pra grudar gravuras, quadros e tapeçarias sem usar pregos e fazer furos, mas no novo apê não funcionou: o reboco e a pintura são de qualidade duvidosa, e o resultado é que não deu pra reposicionar a fita sem arrancar pedaços da parede. Então sugiro que as pessoas testem em um pedacinho discreto - tipo atrás do armário - se a fita dupla-face vai funcionar, em vez de pregarem uma grande gravura em cima da cama e acordarem com ela caindo em suas cabeças (Abracurcix feelings) e deixando na parede um rastro de destruição.)

As minhas paredes são enfeitadas. Com gravuras...


... e com papel contact!

Ok,  minha casa tem muito preto-e-branco. Mas a culpa não é minha. É da horrenda tinta  cinza-formulário com que pintaram as paredes e que não combina com mais nada!

5 comentários:

  1. Eu acho a teoria de tudo em branco muito linda, mas fico pensando que coisas brancas sujam fácil, mancham e amarelam com o tempo. Será que é uma boa mesmo? Não tenho opinião formada. Fico pensando mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chão branco (ou bem claro) é o demo: qualquer sujeirinha ou pingo que cai no chão faz parecer que o Horroroso Homem dos Pântanos passou por lá. Desrecomendo com força. Agora, adoro cortinas brancas (fáceis de lavar e fresquinhas), cobreleitos branquinhos...

      Excluir
    2. Branco suja mesmo. O chão, então... o nosso é uma luta diária, rs.

      Excluir
  2. De acordo. Tenho uma preguiça de quem acha que tudo tem que ser branco numa casa, ou que o minimalismo é sinônimo de falta de cor... pra mim, isso é medo de se arriscar. Um ambiente minimalista é um ambiente livre de coisas desnecessárias. Não tem que ser pasteurizado.

    ResponderExcluir
  3. "Pasteurizado" é bem a palavra, Lu, até por causa do leite, que costuma sê-lo...

    ResponderExcluir