sábado, 25 de agosto de 2012

Desapegando dos cosméticos

Ao longo da vida, eu ganhei trilhões de potinhos de tudo quanto é cosmético, e comprei alguns também. Aqueles kits de sabonete, hidratante e perfume então. Nossa!! Todo aniversário ganho uns dois. Quando me meto ainda a olhar a revista da Avon, volta e meia acho uma promoção, ou uma novidade, e compro. 

Resultado: tenho uns 15 hidratantes, uns 20 sabonetes, uns 10 perfumes, 5 protetores solares e uso pouquíssimo. Vão acumulando. Hidrante, uso muito pouco mesmo. Sabonete, fico com dó de usar os "chiques" ganhados e compro outros para o dia-a-dia. Perfumes, uso pouco e cada hora um.

Como meu armário é minúsculo e a poeira está sempre por aí, resolvi dar um jeito nisso antes de aparecer no "Acumuladores". Além do que, é um desperdício de espaço e dinheiro, o que vai totalmente contra minha nova filosofia de vida.

1. Diagnóstico. Pra ter certeza da gravidade da questão, juntei todos os cosméticos que estavam espalhados (armário do quarto, criadinho, banheiro...) e coloquei tudo em cima da cama. Vi que eu tinha mais ainda do que pensava.

Pra quê isso tudo?
2. Doar alguns hidratantes e perfumes. Dei pra minha mãe, pra minha irmã, pra uma menina no trabalho... Guardei só alguns que irei usar.

3. Usar o que já está aberto. Comecei pelos que tinham menos quantidade, para eles acabarem mais rápido e assim eu conseguir ocupar menos espaço em menos tempo. Vou indo na ordem, até que acabe com todos os abertos.

4. Parar de guardar para uma "ocasião especial". Depois de usar os abertos, vou colocar na roda aqueles sabonetes chiques, hidratantes importados e perfumes caros que fico guardando para uma data especial que nunca chega e que, quando chega, é uma vez a cada sei lá quantos meses. Se eu ficar esperando, esses produtos vão perder a validade, ressecar, evaporar, e enquanto isso eu fico lá gastando comprando novos. 

5. Não comprar mais. Uso os que tenho e os que eu inevitavelmente vou ganhar (o que é ótimo - presentes consumíveis são os melhores). Se eu tiver apenas um de determinado item, e não ganhar outro, aí posso começar a olhar as promoções pra comprar o próximo.

Agora estou numa luta pra convencer minha mãe a fazer isso também. No banheiro dela, tem uns 5 shampoos abertos pela metade. Por quê? Ah... Um ela comprou, usou, mas não gostou muito. Aí comprou outro melhor e estava usando até que pintou o cabelo e comprou um próprio para cabelos pintados. E lá foram se juntando os shampoos pela metade.

É ou não é produto em excesso?

21 comentários:

  1. é muita coisa, Fê! mas acho taaaaaaaaão difícil de se desfazer. meu cabelo tem vida própria e ele precisa de váaaarios produtos diferentes, rs. em compensação, posso ir me desfazendo do resto que eu não uso, como hidratantes e esmaltes e afins...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe... O meu problema não é só ter muita coisa, é ter muita coisa que eu não uso, sabe? Se você usa tudo que tem, então justifica.
      Eu assumi meus cabelos anelados há um ano mais ou menos (tenho até que escrever aqui sobre isso) e também uso muitos produtos pro cabelo. Tenho um shampoo mais básico pra tirar a sujeira, outro mais caro pra segunda lavagem, um condicionador, um ativador de cachos (amo!), uma máscara hidratante e um reparador de pontas que fica na bolsa (nossa! esqueci de colocar os produtos da bolsa pra tirar a foto!). São muitos produtos sim, mas uso todos e quero ter um exemplar de cada, não mais que isso.
      As necessidades e os hábitos das pessoas são diferentes mesmo. Se você já identificou o que é superfluo pra você, começou muito bem. Com o tempo e com atenção, cada vez isso vai ficando mais claro ainda. Eu me surpreendo todos os dias :)

      Excluir
  2. Fernanda, eu tenho muitos produtos, mas uso todos até acabar e sempre antes da data de validade. Uma embalagens com 250 ml de hidratante dura um mês pra mim: uso no corpo todo uma vez por dia; a minha pele é tão seca que fica branca e descama se eu não usar nada. As minhas mãos chegam a ficar feridas se eu não usar, então já me acostumei. Produtos para o rosto também uso, mas pelo motivo oposto: pele oleosa e acnécia necessitando de sabonete, adstrigente e hidratantes específicos. Viajei no final de junho pra fora e trouxe dois hidratantes por rosto e um deles já acabou hoje.

    Antes eu tinha muita coisa que não usava e aí ficava comprando e acumulando, dizendoa mim mesma que ia passar a usar. A minha pele ficava um caco e os hidratantes ficavam fechados dentro do armário.... Durante o ano sem compras destralhei muitas coisas mas também passei a efetivamente usar o que eu precisava usar.

    Eu tenho um problema: perfumes. Quase não uso e acho quase a totalidade dos cheiros muito comuns. E as pessoas ADORAM me dar perfumes caros de presente. Eu guardava porque tinha dó, porque foi caro e porque dizia a mim mesma que ia usar pra sair, etc. mas doei tudo porque eu realmente não uso. Substituí por splashes, que são mais suaves e eu uso de verdade. Outra coisa que eu tinha e não usava nunca é maquiagem. Doei quase tudo, guardei só o "basicão", uns 5 itens que uso quando tenho uma festa ou saio à noite para algum lugar mais bacaninha. Também não compro mais esmaltes. Quanto aos sabonetes chiques, ADORO ganhá-los de presente e uso todos sem dó alguma... são o meu "luxo" preferido.

    Atualmente adoro ganhar hidratantes, sabonetes, óleos e esses conjuntos de produtos de presente, porque eles não viram tralha na minha vida, porque eu uso, eles acabam e jogo a embalagem fora e porque são algo que eu teria que comprar então é bom pela economia e porque geralmente são melhores do que os que eu compraria normalmente. Ganhar esse tipo de produto de presente me ajuda MUITO a economiza,r porque, como eu já expliquei, uso mesmo e uso bastante para cuidar da minha pele seeeeeeeeca.

    Acho que você faz super bem em reavaliar as suas necessidades: muitas vezes a gente consome justamente um tipo de produto que não tem muito hábito de usar e aí acaba acumulando bastante. Tem muitas gente por aí que ostenta gavetas cheias de maquiagens e cosméticos mas quando a gente vai olhar 60% (ou mais) estão vencidos. Desde o início desse ano estou anotando quanto uso de cada um desses produtos, assim quando eu me deparar com promoções que me permitam economizar poderei comprar uma quantidade maior e guardar, já sabendo quanto é realmente necessário.

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina!

      Pois é... Eu também acho que vou continuar tendo muitos produtos, como escrevi no comentário anterior pra CherryBlossomGirl. No meu caso, é pro cabelo. Mas a ideia é por aí mesmo, né? Identificar o que é importante pra gente, e acho que isso varia de pessoa pra pessoa.

      E uma coisa curiosa é que eu não via muita graça de ganhar esses produtos de presente porque quase não usava, ficava guardando pra tal hipotética ocasião especial. Agora que comecei a usar, estou adorando. Adorando os cheiros, a sensação, o ritual, as texturas. Sabonete chique realmente é ótimo. Dá outro clima pro banho. De repente eu adoro esses presentes, mais até do que livros físicos, meus antigos presentes preferidos (depois tenho que lembrar de postar sobre isso).

      Fico muito feliz de ter seus comentários aqui, porque seus blogs me inspiram muito, sabe? Estou adorando a troca de experiência :)

      Beijo!

      Excluir
  3. eu estou nesse processo de não comprar mais nada e acabar com todos os hidratantes, shampoos etc que comprei no ano passdo. Eu não sou de acumular cosméticos, mas tenho muuuuuuita coisa pra ser usada por aqui. ano passado eu investi pesado em produtos pro cabelo e me empolguei e comprei 4 shampoos + cond bons para caramba. Este ano não preciso comprar nada. N.A.D.A. a única coisa que comprei de cosmético desde o início do ano foi UM sabonete líquido pro rosto (comprei no freeshop porque gosto da L'Occitane que dura mais de um ano um frasco de sabonete líquido que custa US$20 no Freeshop e R$65 aqui no Brasil - quando o dólar tava mais barato valia ainda mais a pena comprar fora, era quase metade do preço), um creme para as mãos (também L'Occitane, também no freeshop), dois hidratantes pro rosto (um com protetor solar, para o dia, e outro para noite, sem protetor) e... acho que mais nada. ah, desodorante. nem sabonete comprei este ano, ainda tenho uns 2 sólidos guardados aqui, fora os 3 líquidos no banheiro. Tenho hidratantes suficientes pra mais um ano, acho, e óleos de banho também. É muita coisa, né não? Eu nunca fui uma consumidora de coisas assim, é coisa recente isso de querer ter vários "cheiros" no banheiro.Agora tá na hora de diminuir esta quantidade. to achando bom, tenho cada vez mais espaço no meu armário do banheiro e do quarto.:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente se empolga mesmo, né? Normal. Eu tenho ate evitado olhar vitrines e revistinhas da Avon pra não ficar tentada. É foda.
      Ter mais espaço é uma coisa ótima, né? Me dá uma sensação tão boa de liberdade, de poder me mover melhor...
      E cheirinhos diferentes é bom, mas não precisa ser um diferente a cada dia. Isso é o bom de ter um produto de cada. Você usa até acabar, e aí começa um completamente diferente.
      Freeshop é bem tentador... É difícil resistir mesmo, porque os produtos são de boa qualidade e muito baratos. Mas minha ideia é não comprar mais Victoria's Secret, que eu tenho uns 4 hidratantes, e nem perfume, porque eu não uso. Mas, quando eu viajar, uma coisa ou outra eu vou acabar comprando também. Confesso. Hehe...

      Excluir
  4. Oi Fernanda!

    comecei a fazer essa mesma "limpa" ha uns dois anos, em 2010. Pus tudo o que eu tinha numa gavetona e resolvi que só ia comprar de novo quando alguma coisa acabasse. No fim do primeiro ano eu acabei com muita coisa, mas tinha comprado algumas outras (a gente não se segura sempre, ne...rs) mas esse ano não comprei foi nada e agora que alguns produtos estão finalmente acabando. Para finalizar a limpeza do armário, fiz um bazar com as amigas e botei os que eu estava com pena de jogar fora para vender. Nossa... foi a melhor coisa que eu ja fiz. rsrs.

    Boa sorte aí com seus produtos!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca.
      Parabéns por ter conseguido ficar sem comprar este ano todo. Eu estou sem comprar cosméticos devem ter uns 5 meses. Menos do que você.
      Adorei a ideia do bazar. Acho que vou fazer isso com roupas e livros.
      Obrigadinha e boa sorte pra gente!
      Beijo!

      Excluir
    2. Já que falamos do Bazar, só complementando...rs.
      Eu fiz o primeiro só com 6 amigas e foi um sucesso tremendo. Meu objetivo de me livrar da tralha toda (e ganhar um $$) foi cumprido e os de algumas amigas, que era comprar muito por pouco, também. No fim ficou todo mundo satisfeita rs. A gente trouxe tudo o que tinha em casa (bota aí livros, roupas, sapatos, comesticos, bijuteria... vendi até um mixer que estava encalhado desde a ultima dieta) e vendemos e trocamos. Foi muito legal. Ja marquei o próximo para Outubro, dessa vez num espaço muito maior, pq 6 meninas na minha sala enorme já nao deu, imagina as 40 que eu to querendo convidar rs. A gente botou as fotos nesse post, num blog de uma das convidadas. Dá uma olhada lá - pq depois que o Minimalismo me pegou, o negócio é fazer bazar e vender tudo rs:
      http://jeitodediva.wordpress.com/2012/08/07/riofashion-bazar/

      Bjs!!

      Excluir
    3. A ideia é ótima mesmo. Estava olhando o post e as fotos e adorei. Há uns 5 anos, na empresa em que eu trabalhava, as meninas fizeram um bazar desses, mas só de roupa. Umas 5 peças das minha preferidas hoje resultaram desse bazar e eu troquei e doei um tanto de coisa que não usava também. Foi ótimo. Mas saí da empresa e nunca mais fiz isso.
      Pena que você é do Rio, ou me ofereceria pra participar desse seu bazar de outubro.
      Vou pensar quem topa fazer isso aqui em BH.
      Obrigadinha!
      Beijo!

      Excluir
  5. Oi, Fernanda! Muito bom pode 'trocar figurinhas' contigo já que percebo que a maioria das pessoas não está nem aí pra refletir sobre seus padrões de consumo.Já tive estoque assim como o seu, por 2 motivos:

    1.Já fui muito consumista, sobretudo de produtos pro cabelo ( anelado, hey, curly sister! LOL)

    2.Ganho muito cosmético! ( ou, espero, ganhava...pq ando sendo bem clara com as pessoas que minimalizei e não pretendo ter nem 1/5 daquele monte de cosméticos que tive.) Deve estar funcionando, pelo menos em parte, pq apesar de ganhar umas tralhas aqui e ali- vc soube, aquelas que devolvi- já ganhei presente super uteis como vales-transporte! rs O que muita gente pode achar sem a mínima poesia e dizer " que horror!", foi algo que realmente me alegrou! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curly Sister!
      Eu nunca fui super consumista, mas eu já fui dessas que se deixam atrair pro promoções, sabe? E eu também ganho muitos cosméticos. Acho que toda mulher. Eu tento ver pelo lado positivo de que assim eu não preciso comprar. Hehe...
      Eu também adoro presentes úteis. Acho muito mais poético ver que a pessoa te deu algo que sabe que você vai gostar.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Sabe onde acho que morava o cerne do problema, pelo menos pra mim? Inconscientemente, na associação de que ser feminina é ter um monte de tralha cosmética, afinal " mulher é assim mesmo" como se resignam os homens...e depois dizem como a mulher deles acumula tralhas variadas, como a bancada delas na pia tem infinitamente mais coisa, etc...ser mulher-tralhuda virou, além de lugar comum, algo comumente aceito, como o fato de os elefantes terem tromba, os pássaros asas, e por aí vai...algo com o que homens e mulheres se conformam e...bola pra frente! Como se existisse uma espécie de " teto" para mulheres: " aaaah, uma MULHER não pode viver SEM ao menos ___( complete aqui com qq numero de 2 dígitos) cosmeticos, senão pega mal. Pega mais mal, em nossa sociedade, ter poucos cosmeticos do que ter muitos.Vão te achar pobre, vão te achar miserável, vão te achar desleixada, vão te achar mão de vaca, vão te achar Maria Machadão, vão te achar monja, vão te achar freira! Estudei em colégio de freiras e me lembro que presentear as irmãs era assunto delicado...pq elas explicavam que fizeram certos votos de simplicidade, usavam apenas cosméticos simples e até ingênuos como shampoos johnsons e aguinhas de banho bem leves. Aliás, o cortar o cabelo qdo se entra no convento tem a ver com isso: com deixar a vaidade de lado e focar no essencial.O cabelo feminino tem uma carga de sexualidade bastante forte, embora a maioria de nós nem pare para pensar nisso, mas os muçulmanos não deixam isso passar batido.

    Bom, não quero me tornar freira nem monja, quero ser uma mulher com certa vaidade, embora bastante simples. Quero ter cuidados pessoais, mas quero ficar muito aquém do que a sociedade estabelece como padrão desejável. Pq né? Esse padrão que terceiros estabelecem pra nós é o que os americanos chamam de " keep up with the Joneses", ou seja: ficar se comparando com o vizinho! Nessa comparação eterna e doentia, estaremos sempre aquém e sobretudo: sempre reféns-vinculados às decisões alheias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, o que me ajudou muito a repensar essa questão da estética e a desapegar dessas coisas foi o feminismo. A Lud até escreveu alguns posts aqui no blog sobre o assunto. Ela é ainda mais desapegada do que eu. É libertador, viu?

      Excluir
  8. Outra coisa que não poderia deixar de citar que influía muito nos meus padroes de consumo, tanto de compra propria como de aceitação dos presentes que ganhava: a eterna sede da novidade que encobre algo muito pior: o MEDO de estar perdendo algo fantastico, muito melhor do que tenho. Já foi descrita até essa síndrome, batizada com o nome de FOMO ( Fear of missing out- em Inglês- geralmente associada às redes sociais, ao estar na festa errada, qdo o " amigo" esta na festa muito melhor, na viagem de férias errada, qdo o amigo escolheu o destino melhor, ou até fazendo as escolhas erradas de programação na mesma cidade dos amigos! ( Percebi isso muito lá pra 2008, qdo seguia alguns blogs de viagem...era uma coisa muito " vim, vi e venci" estilo " Louvre-checked, Notre Dame-checked, Torre Eiffel-checked" ou " tal cidade- checked, tal outra-checked..." ou seja: vc não poderia, sob pena de não parar de ouvir pelo resto de sua vida " mas como vc foi em tal lugar e não visitou tal coisa?" Ou pior: qdo a criatura deseja se sentir privilegiada e despeja em cima da outra " aaaaah, menina, vc tinha que ter ido num bistrozinho numa rua deserta de Paris, escondidinho mas fantastico, tem só 5 lugares e vc tem que agendar com antecedência usando a palavra magica " abre-te, sásamo!" rs Ai, uma pena, mas fica pra proxima, né?! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... Seeempre vai ter algo que a gente não vai conhecer. E eu cheguei à conclusão que ficar tentando fazer tudo em viagens é a medida certa pra dar errado. Parece uma competição. Vira mais obrigação do que diversão. A gente tem que abrir mão disso.

      Excluir
  9. Ou seja: até em coisas que supostamente seriam para nos gratificar e dar prazer, como cosmeticos e viagens, estamos atrelados as escolhas alheias...a menos que passemos a questionar nossas reais necessidades, nossas reais vontades, nossos reais padrões no meio desse ruído todo! Muitas vezes se passa anos engolindo coisas impostas externamente, e crente que aquilo foi uma decisão própria.Não foi.Acordei.Pra mim, chega! E graças a Deus! rs

    ResponderExcluir
  10. Amei o post, e os comentários também... acho o feminismo libertador mesmo... eu acho o cumulo a midia usar tanto as mulheres pra vender de tudo, sabonete intimo eu acho o fim... parece que só mulher fede... e como eu li no blog do papacapim o sabonete da granado é ótimo pro corpo TODO, por causa do ph... mas como não tenho problema de pele eu uso o que tá na promoção no corpo TODO, e tá tudo certo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, andreia! Ultimamente, meu critério para escolher sabonete é preço + o tanto que dura. Também uso no corpo todo. O feminismo é uma lindeza. Mudou a minha vida. Hoje nem ligo (muito) para a pressão da mídia. Sou bem mais crítica. Tenho que fazer um post retomando esse assuntos dos cosméticos. Evolui muito depois deste. Hehe...

      Excluir