quinta-feira, 23 de junho de 2016

Economizar aproveitando benefícios, pontos e fidelidades

Dia desses o chuveiro lá de casa parou de aquecer a água. Depois de uma tentativa frustrada de consertar por conta própria (do Roberto, que tem essas habilidades, não minha), estava pensando no que fazer quando recebi a apólice do seguro do meu carro pelo correio e, folheando o catálogo, reparei que um dos benefícios aos quais eu tenho direito é o atendimento de um eletricista em casa. Não sei vocês, mas eu nunca tinha usado. 

A verdade é que a gente sabe pouco sobre os benefícios que os serviços que a gente contrata nos dão. Subaproveitamos também programas de fidelidade. Eu costumo usar mais do que a maioria das pessoas com que convivo, mas ainda acho que é pouco. 

Vou dar alguns exemplos daquilo que já usei, e recomendo demais:

1. Pontos do cartão: eu e Roberto concentramos nossos gastos em um cartão de crédito só. Ano passado, transferi pra um programa de milhagens e compramos passagem de ida e volta para Buenos Aires para os dois. Tudo com os pontos.
(Dica: volta e meia as companhias aéreas dão bônus para troca - troque agora e ganhe 50% a mais de pontos, coisa e tal. Sempre aproveito.)

2. Seguro viagem: quando se compra passagem aérea para viagem internacional pelo cartão, a maioria deles dá de brinde o seguro de viagem. Lindeza! Uso sempre.

3. Meia entrada: descobri há pouco tempo que meu plano de celular me dá direito a meia entrada em alguns cinemas. Depois descobri que meu cartão de crédito dá em outros. Isso é válido para shows, peças de teatro e outros eventos culturais também. Antes de comprar um ingresso, vale sempre a pena dar uma pesquisada se você se encaixa em algum dos requisitos pra meia entrada.

4. Fidelidade em posto de gasolina: muitas redes têm programa de fidelidade. Escolhendo um para concentrar seus pontos, dá para trocar por coisas bem legais, como ingressos para shows e jogos de futebol.

5. Fidelidade em restaurante: muitos restaurantes fazem promoção de juntar pontos, carimbos, adesivos e tal para trocar por alguma coisa no futuro. Na minha gaveta do trabalho, guardo cartões de fidelidade de um tanto de restaurante onde costumo almoçar. Já comi muitas vezes de graça. Lá em casa, aproveitamos essas promoções de delivery também.

6. Programas de pontos: já paguei compras inteiras com pontos acumulados no mesmo supermercado onde acumulei os pontos. Economia fácil.

Em tempos de crise, mas mesmo fora deles, recomendo demais aproveitar todas essas possibilidades. E agora que me toquei que poderia usufruir mais ainda, vou ficar mais atenta.

14 comentários:

  1. Ta aí uma coisa que não faço. Vou tentar aplicar isso na minha vida. Temos mesmo que aproveitar essas coisas!
    Post muito útil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não faço tanto, Pri! Mas agora vou fazer. Vivendo e aprendendo ;)

      Excluir
  2. eu comecei a usar o https://www.meliuz.com.br também, dá cupons de desconto e cashback para compras na internet. já tenho R$13 para receber, é pouco, mas eu iria gastar de qualquer maneira, então recebo uma porcentagem de volta e acho bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Ronise! Eu tenho cadastro no site também. Me indicaram há um tempo. Mas como eu quase não compro coisas, ainda não usei. Mas é uma ótima ideia. Ainda mais se você realmente ia gastar de qualquer maneira. Só toma cuidado para não se deixar levar e acabar consumindo mais do que precisa ;)

      Excluir
  3. Já troquei até peça da máquina de lavar usando o seguro do carro. Esse reparo ia sair uns 200 reais e acabou ficando "de graça" e com atendimento rápido e de boa qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo! O atendimento no meu caso também foi rápido e de qualidade.

      Excluir
  4. O Governo do Estado de São Paulo retorna parte do ICMS para o consumidor. Quem compra pela internet, cujo estado de origem da mercadoria é São Paulo, pode se cadastrar no site da Secretaria da Fazendo do Estado e receber os créditos. Eu já fiz isso várias vezes. É um bom dinheirinho que entra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica! Já me falaram isso, mas eu enrolei e acabei não correndo atrás. Vou fazer agora. Obrigada pelo incentivo ;)

      Excluir
  5. Entretanto, é necessário se atentar para acabar usando essas promoções para consumir mais. Tipo 'compre 4 e pague 3' mas você só precisa de um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão, Wagner! É preciso ficar atento e ser sincero consigo mesmo sobre suas reais necessidades.

      Excluir
  6. Já tentei fazer os pontos do cartão, mas não entendo bem como funciona.
    Esse da nota fiscal paulista eu faço. E cartão de restaurantes também. Acho muito válido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! Eu ficava perdida com a questão dos pontos do cartão também. Não é muito óbvio. Tem que se debruçar pra entender direito. Mas vale super a pena. Não desanime ;)

      Excluir
  7. Fer, só tome cuidado com esses seguro-viagem grátis dos cartões de crédito, pois andei lendo que muitos deles não cobrem algumas exigências (valor mínimo de cobertura do Schengen, por exemplo) ou não reembolsam totalmente em caso de uso. No site Viaje na Viagem eles explicam isso também. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Beatriz! Eu li direitinho a apólice e se encaixava nas exigências. Achei ainda que a cobertura atendia minhas expectativas. Mas realmente é bom conferir direito. A gente tem costume de não ler os contratos de serviços que assinamos e podemos acabar sendo enganados. Já passei por isso e depois comecei a ler tudo detalhadamente. Beijo!

      Excluir