quinta-feira, 14 de abril de 2016

Desapegando do pessimismo (ou vamos parar de reclamar)

Vivemos em tempos muito pessimistas. Nossa geração adora reclamar do tempo, reclamar do Brasil, reclamar das pessoas. Achamos que tudo está ruim. Que tudo era melhor no passado. Ou que tudo é melhor em outro lugar. Enfim... Reclamamos muito.

Tenho reparado que negatividade gera mais negatividade, e que por mais que desabafar tenha seu valor, reclamar é muito mais um hábito do que realmente necessidade de desabafo.

Como já falei outras vezes, acho natural que tenhamos foco maior no que está ruim do que no que está bom, já que o primeiro exige que façamos alguma coisa e o segundo é só deixar rolar. No entanto, tenho cada vez mais clareza de que precisamos dar mais relevância para as coisas boas sim, pois elas nos dão força inclusive para melhorar o que está ruim.

Além disso, há outro motivo para reclamarmos menos que me contaram dia desses. Quando tem alguma coisa incomodando a gente, e reclamamos sobre isso, nossa mente interpreta que já tomamos uma ação em relação ao problema, e acabamos então não fazendo nada pra realmente resolvermos a situação.

Então, além de trazer negatividade e outros sentimentos ruins, reclamar muitas vezes no impede de realmente tomar uma atitude para resolvermos nossos problemas.

Minha ideia então é tentar, novamente, reclamar menos e fazer mais.


reclamar

4 comentários:

  1. O meu lema é AGRADECER em vez de reclamar! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Tô nessa vibe. Agradecer as cosias boas que temos traz uma sensação de satisfação enorme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou praticando isso, Bruna. E faz toda a diferença...

      Excluir