terça-feira, 10 de novembro de 2015

As poeiras e onde elas se escondem

É impressionante: a poeira. Como ela consegue passar pelos mais minúsculos buracos, sorrateiramente, e formar bolas de poeira em tudo quanto é lugar.

Dia desses fui arrumar meu armário. Arrumar não porque ele não estava bagunçado. Eu simplesmente tirei tudo da parte do armário acima das gavetas e abaixo das roupas dependuradas, para dar uma conferida no que tinha ali, se não tinha nada caído ou sem uso que eu pudesse doar.

Essa é a parte em questão, e a poeira em questão.

O lado bom é que não tinha nenhum objeto esquecido. Bom sinal de que estou cuidando bem das minhas posses e sem bagunças. O lado ruim é que tinha muita poeira.

Como que pode? Meu armário nem fica aberto. Eu abro, pego alguma coisa e fecho. Nem sou de ficar olhando pra ele aberto. Mas a poeira é traiçoeira e se infiltra. 

Eu nem quero imaginar o trabalho que dá limpar poeira pra quem acumula objetos e tem vários enfeites em cima dos móveis, além de vários móveis que juntam poeira na superfície e dentro deles.

A verdade é que conviver com poeira é horrível, e limpar poeira é uma chateação. Já que não tem como evitá-la totalmente, o jeito é facilitar a vida tendo menos coisas para limpar.

20 comentários:

  1. Passei toda a minha infância e adolescência limpando pontualmente nos sábados todos os enfeites de porcelana da minha mãe, que ficavam na estante da sala. Quando fui morar com meu namorado, comecei a comprar alguns toys de séries, filmes, etc, até que percebi que reviveria tudo aquilo de novo pelo resto da vida. Resultado: nunca mais comprei nada e estou juntando sangue-frio pra me desfazer do que já tenho. Perder tempo limpando coisas? Nunca mais!

    http://anna-costa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, Anna! A vida é muita curta pra perder tempo tirando poeira de enfeitinhos :)

      Excluir
  2. É por isso que tenho pouquíssimos objetos sobre os móveis.

    ResponderExcluir
  3. Viver com menos poeira (livrar-se totalmente dela é impossível) é um dos melhores efeitos do minimalismo!
    A quantidade de coisas que acumulamos é diretamente proporcional ao tempo necessário para limpá-las. Por isso é tão importante fazer essa avaliação periódica que vc fez.
    Adorei o relato!

    http://naestradacomcecilia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. é por isso que sou fiel ao minimalismo, poucas coisas te fazem perder pouco tempo limpando, arrumando e vc nao tem esse medinho de que alguém pegou ou robou algo sem vc perceber...menos estresse, mais tempo :)

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe sempre sugere que eu coloque nichos ou prateleiras no meu quarto, mas não quero justamente porque sei que vai juntar pó e ser um saco pra limpar e também pra minha rinite.

    Eu não sei se é porque vivo em um apartamento térreo, mas a quantidade de pó que junta de um dia pro outro é impressionante! Mesmo assim minha mãe insiste em ter os adornos dela espalhados pela casa. Como a casa não é só minha, aceito e ajudo na limpeza, mas com toda certeza quando tiver um espaço só meu vou limitar o número de móveis e objetivos decorativos. Perder tempo com limpeza ninguém merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tive nichos no quarto e os objetos neles juntavam uma poeira infernal. Era quando eu morava com a minha mãe, que é o seu caso. Pelo menos você ainda está conseguindo evitar de ter esses nichos ou prateleiras no seu quarto. É uma pequena vitória :)

      Excluir
  6. Oi Fernanda, tudo bem?

    Como eu gosto deste assunto! Tenho só o básico mesmo... nada de bibelôs, tapetes e etc. Estou estudando se posso reduzir mais, justamente por causa da poeira.

    abraço pra ti!

    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! Tudo bem comigo. As coisas estão melhorando por aqui. E com você? Estudar o que podemos reduzir é ótimo. Eu sempre estou fazendo isso também. Abração!

      Excluir
    2. Estão melhores também. Quando me atrapalho um pouco, paro e penso que, ninguém consegue dar um passo com as duas pernas de uma só vez, então vou me policiando.

      Bom fim de semana! Até breve se Deus permitir.

      Maria

      Excluir
    3. Adorei essa: "ninguém consegue dar um passo com as duas pernas de uma só vez". Vou guardar pra vida. Bom fim de semana para você também :)

      Excluir
  7. Além da questão da limpeza, que é mesmo um saco, eu de fato gosto da estética minimalista. Acho bonito um aparador apenas com um belo objeto no meio, não tenho necessidade de ocupar os espaços vazios....rsrsrs. À exceção de algumas plantas, evito objetos puramente decorativos. Em compensação, procuro dar alguma beleza aos objetos do dia a dia. Tenho uma fruteira pq preciso, para colocar frutas. Que seja bonita, então! Tenho uma bandeja com umas taças e uma garrafa de vinho, pq tomo uma taça de vinho duas ou tres vezes por semana. Que seja bonita a bandeja e a taça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente o que eu faço, Vania. Tenho achado um boa maneira de ter uma ambiente agradável, com a minha cara, útil e sem tranqueiras. Hehe...

      Excluir
  8. Uma das razões que me fizeram desistir da minha estante de livros foi justamente a questão da poeira. Imagina o que é ter que limpá-los direto?! E frequentemente ter que tirar tudo, limpar tudo e livro por livro e depois voltar tudo pro lugar? Cansei só de lembrar. Meu sonho é ter um quarto com apenas minha cama, uma poltrona e meu guarda roupa. Sem tapetes, sem enfeites, sem criados...
    E ah, outra coisa que eu abri mão também foi de toalha de mesa e similares: não temos nenhum paninho cobrindo superfície nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não preciso imaginar, Andrea. Eu também já passei por isso de ter que limpar estante de livros. Hehe... Realmente dá um trabalho enorme. No meu quarto hoje, tem apenas a cama e um criado mundo com um abajur. só. Acho uma maravilha! Agora essa de não ter toalha de mesa nunca tinha me passado pela cabeça. Boa ideia. Vou pensar mais sobre isso...

      Excluir
  9. A pior parte é que você acaba de passar o pano e... lá estão os pozinhos caindo de novo. Um saco!
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... Pois é... O que torna o trabalho de ficar limpando mais frustrante ainda. Beijo!

      Excluir