terça-feira, 23 de junho de 2015

Desapegando da necessidade de saber tudo

Vivemos a era da informação. Tem tanta coisa acontecendo o todo tempo! E, com a internet, agora não temos apenas a informação vinda da imprensa oficial (ainda bem!). Todos podem e muitos produzem conteúdo na internet. E por mais que isso seja uma coisa boa, e com certeza é, gera um número de informação gigantesco, que a gente simplesmente não consegue absorver. O problema é que a gente (pelo menos eu, se não presto atenção) tenta.

A gente se preocupa sempre em saber o que está acontecendo no mundo, mesmo que não faça a menor diferença em nossas vidas - um ator que morreu, um avião que caiu do outro lado do mundo, alguém que matou alguém, os resultados do futebol... Enfim...

E a gente não acompanha só notícias. Queremos saber o que nossos amigos estão fazendo e sobre o que estão falando. É um dos motivos de vivermos de olho nos nossos celulares, tablets e computadores.

E para alguém com mania de controle como eu é mais difícil ainda resistir. Eu não posso ver uma notificação e não correr atrás para descobrir o que é. Mas estou tentando me educar.

Para facilitar minha vida, eu desabilitei a notificação de tudo. Não recebo e-mail quando acontece algo novo em qualquer rede social. No celular e ipad, não permito notificação daquelas que pulam na tela de nada. Para saber o que está acontecendo em cada rede, eu tenho que entrar lá.

Mas isso é só um facilitador, e o efeito é limitado. O trabalho maior é mental. Eu decidi parar de acompanhar tanta notícia inútil. Tento me lembrar disso a todo momento.

20 comentários:

  1. Tamo junta! o/ A ignorância tem sido uma benção.

    ResponderExcluir
  2. Eu acabei de conhecer este blog, e fui lendo, lendo, cheguei a publicações de agosto do ano passado. Essa cultura consumista me incomoda por vários motivos, principalmente pela pouca atenção às condições de trabalho... Enfim, fiquei com uma pulga atrás da orelha, qual o seu objetivo em ser minimalista? Consegui ver que você economiza tempo e dinheiro, mas o que você faz com esse tempo e dinheiro que economiza? Algumas postagens me chamaram atenção, como um sobre gatos (pelo que entendi, a autora não escreve mais aqui). Ela diz que animais de estimação nao sao compatíveis com o mínimalismo. Então o que é compatível? Que tipo de retorno positivo esse minimalismo traz? Economizar tempo com o gato pra ganhar tempo com o que?

    Por outro lado, a postagem que fez mais sentido foi uma sobre a necessidade de bens coletivos para prosseguir com desapego. As bibliotecas são fundamentais. Eu tenho uma coleção de livros, enquanto leio um, cem estão de lado. E o que eu posso fazer? Eu uso esses livros pra trabalhar, alguns foram dificílimos de achar, e se eu perder ou doar provavelmente não vou achar mais.

    O comentário foi longo, mas resumindo: faz sentido esse minimalismo, porém, qual é o objetivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ligia!

      Obrigada pelo comentário. Eu comecei a escrever uma resposta, mas foi ficando tão grande que eu vou publicar como post amanhã, ok?

      Vi que a Lud já respondeu embaixo sobre o lado dela. Ela não escreve mais com tanta frequência aqui, mas volta e meia aparece. Ela tem um blog pessoal onde escreve sobre temas mais diversos. Mas este blog ainda é nosso.

      Excluir
  3. Oi, Ligia! Fui eu que escrevi sobre gatos. Você entendeu que os animais de estimação não são compatíveis com o minimalismo? Então não me expressei bem. A minha conclusão é que eles dão trabalho e despesa, sim, mas enriquecem a vida, e é isso que a gente quer! A minha ideia de minimalismo é eliminar o que não é importante e significativo para se dedicar ao que é. Se a gente gosta de bichinhos, bichinhos nós teremos!

    Cada um tem um objetivo para adotar o minimalismo (mais um dos motivos pelos quais ele é tão legal). O meu foi sair viajando, ó:
    http://minimalizo.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html
    Mas gosto tanto que estou inclinada a adotar pra vida.

    Quanto aos seus livros, não tem saída: você precisa deles para trabalhar, logo eles são importantes - e portanto é necessário mantê-los. Mas, se daqui a uns anos, você parar de trabalhar com esse tema, ou os livros ficarem desatualizados, pode se desfazer deles.

    Respondendo à sua pergunta: o objetivo do minimalismo? Depende de cada um. Há quem queira se sentir mais livre. Há quem queira ter mais tempo. Há quem queira economizar. A escolha é sua.

    ResponderExcluir
  4. Faz algum tempo que penso assim, gostei do assunto. Não tenho face e outros... E quanto as informações que se refere ao País, estão muito cansativas, muda a toda hora. Então decidi não me envolver. Gosto de estar bem informada, mas como não tem nada de "bem" nas informações... melhor não entulhar a cabeça com noticias sem conteúdo. Tenho dito para mim mesma... não sou obrigada a saber tudo.

    Abraço

    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Maria. A gente não precisa saber de tudo, e muitas vezes não dá nem para confiar nas fontes. Como tudo na vida, acho que é uma questão de achar o equilíbrio mesmo. Buscar informações que de fato nos acrescente alguma coisa, e não sair simplesmente consumindo tudo, concorda? Abraço!

      Excluir
    2. Sim, Fernanda... concordo! Eu diria que, nossa alma não daria conta de tanto entulho.

      Abraço!

      Maria

      Excluir
  5. Por me acontecer o mesmo, eu nao tenho mais a app do face no cel. Vou tirnar a instalar depois por motivos de negocios. Sou artesã. Algumas clientes so tem face e nem usam email.
    fa meses nao uso fb no cel
    E nao sinto a menor falta.
    Uso agora mais o instagram e voltei a escrever mais no blog o q me deu mais prazer. Mais satisfaçao.
    Pra mim ta otimo assim :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Luly! Eu acho o aplicativo do fb muito pesado e chato. Boa ideia... Vou desinstalar também :)

      Excluir
  6. Oi Fernanda,

    Eu estou nessa faz tempo. Primeiro larguei os programas de notícias na TV. Facebook eu não tenho, e agora também estou largando os sites de notícias. Cada vez que eu leio uma notícia e leio os comentários sobre ela, eu perco um pouco a esperança que a humanidade vai melhorar. Como eu acho que preciso um pouco dessa esperança para viver, estou evitando esses acessos. Acho que as pessoas costumam mostrar o seu pior lado nos comentários, mas mesmo assim não é uma coisa que me faça bem ver quão intolerante as pessoas podem ser.

    Um abraço, Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, eu comecei assim também e foi um alívio. São poucos os lugares (este blog, por exemplo) onde você pode ler comentários sem ficar deprimida.

      Excluir
    2. Oi Fernanda! Também estou nessa vibe...rs. Cheguei a conclusão que é perda de tempo me atualizar nestes sites e como a Daniela disse, também fico sem esperanças com os comentários e a forma como as notícias são transmitidas. Agora me dedico a procurar assuntos de meu interesse.

      Parabéns pelo blog. Bjos.

      Excluir
    3. Obrigada, gente! Eu fico muito feliz com o nível dos comentários aqui. Os de site de notícia e de facebook realmente dão um desânimo... Eu saí de grupos do whatsapp por causa disso também. É muita raiva, muita agressividade e muita mentira. Assim como acontece com você, Daniela, isso também me faz mal. Quero não.

      Um abração!

      Excluir
  7. Tô nessa situação. Reavaliando essa enxurrada de informações e sua relevância para a minha vida. Seu blog parece que foi feito para mim. Obrigada. Dentre os muitos feeds de páginas na internet que exclui, guardareio seu com carinho, pois me incentivou a buscar viver melhor:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Inês! Fico muito feliz. Obrigada por toda o carinho e por me acompanhar nessa caminhada ;)

      Excluir
  8. Muito bom! :) Em 2011 escrevi um artigo sobre isso, as pessoas confundem ser "bem informado" com ser "muito informado". Muitos de nós sofremos com excesso de informação, mas ao mesmo tempo estamos mal informados sobre aquilo que nos diz respeito diretamente e que vai fazer diferença em nossas vidas. www.meutedio.com.br/2011/04/bem-informado-x-muito-informado.html.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão, Helen. A questão toda é saber escolher melhor, e não sair consumindo passivamente tudo que aparece para a gente.

      Excluir
  9. Pessoas...vocês tem alguma idéia do quanto de tralha tem na casa de uma mulher de 72 anos sozinha? Impossível imaginar.... pois bem... por sorte tenho churrasqueira no ap... comecei me desfazendo das lembranças das pessoas que me fizeram sofrer em todos estes anos... o fogareu não acabava mais e dali parti para móveis e outras coisas que é difícil doar ou vender porque as pessoas que precisam não tem condução para carregar, moram longe, sem dinheiro para carreto e desculpas mil. Mas consegui esvaziar o mezanino. Uffa... deu muito trabalho... Dai continuei em busca de pessoas precisadas... descobri uma rádio que pedia coisas para os pobres... comecei a levar lá de noite, após o meu trabalho... e limpei gurada-roupa, gavetas e me livrei de muita coisa tipo toca discos, discos, maquina de costura, estantes, os livros de culinária doei para um restaurante e continuo exercendo o desapego... querem me ver feliz é eu sair com sacolas pela manhã ao ir trabalhar... vou doando pelas ruas, deixando em cantinhos de calçadas e assim estou vendo minha vida ficar mais leve... Ainda tenho muitas roupas e calçados, mas tenho fé que vou conseguir até o final do ano chegar na medida certa para me mudar para um apartamento pequeno com bagagem que caiba em uma mala apenas... É que diferentemente de muitas você eu não tenho familiares. Nenhum. Trabalho há mais de 40 anos no mesmo lugar e as pessoas do meu tempo já se foram ou morreram ou se aposentaram e foram embora para outras paragens... Os livros eu pegava uma malinha e ia para alguma praça e colocava um cartaz" Pegue um livro é grátis". Consegui diminuir consideravelmente minha biblioteca embora ainda tenha sacolas de livros do Osho, Guias de viagens do mundo todo e livros sobre fotografias porque era meu hobby! Ainda vou conseguir chegar no ponto que almejo e ler os posts e os comentários foi muito bom e esclarecedor. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lady! Desculpa não ter respondido antes... Mudei o blog de endereço para o minimalizo.com.br, e por isso não venho tanto aqui mais. Mas ameeeei seu comentário! Muuuito obrigada!

      Eu nem imagino o tanto de tralha mesmo que você guardou... Eu comecei a controlar o excesso nova e ainda tenho o que melhorar... Mas legal demais como você está lidando com isso agora.

      Deve ter sido até libertador colocar fogo nas coisas. Hehe.. Eu acho super justo e importante se livrar de lembranças que te fazem sofrer. Já fiz isso com algumas cartas e até presentes. Até caneta de empresa que eu pedi demissão e peguei raiva eu joguei fora. Me senti ótima.

      Doar coisas grandes é chato mesmo. Minha sogra me deu telefone de uma instituição que cuida de crianças carentes que busca as doações em casa. Achei super prático. Você pode buscar algo assim para facilitar, no futuro. Mas a ideia de ir levando para a rádio foi ótima também. É tão bom quando a gente se livra de algo e ainda ajuda os outros, não é?

      Fiquei muito inspirada e emocionada com a sua história. Obrigada por compartilhar comigo. E continua me contando como andam as coisas, por favor? A gente pode trocar dicas :)

      Boa sorte no seu caminho.

      Um abraço!

      Excluir