quinta-feira, 11 de junho de 2015

Aprendendo a respeitar o ritmo do corpo

Uns dias atrás eu acordei com a garganta doendo.

A verdade é que eu ando em um ritmo muito puxado de trabalho, tanto que nem tenho conseguido escrever para o blog e responder comentários com a mesma agilidade que gostaria. O ritmo está tão puxado que, não só eu não tinha muito tempo para fazer outras coisas, como minha energia foi acabando. E chega uma hora em que o corpo pede trégua.

Mas eu não escutei. Eu fui trabalhar mesmo com a garganta doendo. E novamente meu corpo deu seu recado piorando ainda mais. Resolvi escutar, fui  a uma clínica e o diagnóstico: faringite. Estava com febre e a faringe inflamada.

Fui para casa, mas durante vários momentos eu ainda pensei em lutar. Pensei em trabalhar de casa no primeiro dia. No segundo, já trabalhando, pensei em fazer hora extra para terminar algumas coisas urgentes. No terceiro, já sem sentir tanta dor por causa dos remédios, pensei em beber um pouco de vinho. E uns dias depois ainda pensei em ir para a capoeira.

Resisti, já tendo aprendido a lição. E fiquei pensando em como a gente força o nosso corpo além do que deveria o tempo todo. Seja ficando acordado mais do que deveria, na força de vontade. Seja usando café, guaraná em pó e até remédios. A gente se mantém em estado de alerta o tempo inteiro para ser mais produtivo.

O fato é que eu, e acredito que grande parte da nossa geração, exagera. E é preciso desacelerar de alguma forma. Eu já venho tentando há muito tempo, mas ainda preciso melhorar muito. Muito. Ou meu corpo pode me obrigar de novo.

10 comentários:

  1. Oi Fernanda,

    É, é difícil a gente se dar conta que não pode fazer tudo que a gente quer, que nem sempre o corpo aguenta o ritmo. Eu sou assim com o sono, sempre acho que posso dormir menos e ficar bem. Melhoras!

    Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, Daniela. Eu estou tentando dormir melhor também... Sobre a faringite, eu já estou melhor agora. E estou tentando tomar cuidado para não me deixar tão fraca que fique doente de novo. Obrigadinha ;)

      Excluir
  2. Penso exatamente dessa forma, Fernanda! Respeitar nosso corpo é importante pra que ele trabalhe bem! Precisamos de tudo em ordem pra que nosso dia flua bem! Hoje tenho consciencia de que precisamos ouvi-lo. Nosso corpo fala muito sobre nós e estamos tão atarefados as vezes que nem percebemos!

    Cuide-se e esteja bem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Bruna! Obrigadinha... Já estou boa agora, mas é importante continuar atenta para não cair nessa de novo, não é? Beijo!

      Excluir
  3. É uma pena, mas meu corpo não está dando sinal, ele está gritando. Comecei a ler o livro do Cury(Ansiedade/pensamento acelerado). Não sei se vou reverter esse quadro, estou tentado. Parece que fui criada na senzala... eu mesma me cobro muito. Quanto a você... continue assim, agindo com sabedoria para não sofrer mais tarde.

    Muita paz

    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! O pensamento acelerado e a ansiedade são duas coisas que têm me incomodado muito. Também sofro disso. Esse livro é bom? Tem te ajudado? Beijo!

      Excluir
    2. Olá, Fernanda! Sim... O livro tem me deixado alguns aprendizados. Inclusive, na página 49 tem fragmentos que tem muito haver com este post seu. Na página 47, fala que uma das causas do pensamento acelerado é o excesso de informação, me lembrei de outro post seu(não sou obrigada a saber tudo), salvo o erro... acho que era este o titulo. O inicio do livro é um pouco cansativo, porque vem algumas explicações técnicas(necessárias ou não) não sei. Talvez ou estou certa, que também pode ser a ansiedade que me fez achar o inicio cansativo. Agora estou aproveitando mais. Vou me esforçar para colocar em prática o que estou lendo. Bjs e fica com Deus.

      Maria

      Excluir
    3. Muito obrigada pela dica, Maria! Estou achando super interessante... Vou procurar para ler. Beijo!

      Excluir
  4. Olá Fernanda! Tenho pesquisado sobre minimalismo e encontrei o seu blog. E olha... Tenho adorado!
    Uma dica para manter o sistema imunológico fortalecido é, além de todas as coisas que sabemos sobre alimentação, exercícios físicos e stress é utilizar elementos da natureza a nosso favor. Eu tenho tentado reduzir ao máximo a quantidade de remédios que tomo e venho substituindo-os por chás e própolis. E, acredite, tem dado resultado.
    Tomo 20 gotas de própolis verde diluídas em um pouco de água todos os dias em jejum além de 1 tipo de chá por dia. Acabei de sair de uma gripe assim.
    Boa sorte com suas escolhas. Acredito que desacelerar é preciso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você tem gostado! Fico super feliz! Já conheceu o espaço novo? www.minimalizo.com.br.
      Também tenho eliminado os remédios da minha vida e substituído por alimentos e hábitos saudáveis. Estou adorando e me sentindo muito melhor também. E desacelerar faz parte de hábitos saudáveis, não é? Obrigada pelo comentário ;)

      Excluir