segunda-feira, 9 de março de 2015

Compras em viagem? Não, obrigada

Como contei no post anterior, acabei de voltar de viagem. Como já tem tempos que evito consumir, de cara já descartei os passeios nos famosos destinos de compra nas duas cidades. Ir às compras sinceramente não tem o menor apelo para mim.

Mas eis que passeando pelas ruas, vi uma camisa de Montevideo e resolvi comprar. Era baratinha, bonitinha e ia ser uma lembrança da viagem. Comprei.

Chegando no hotel, fui experimentar a blusa e reparei na etiqueta:



Depois disso, minha pouca disposição para compras foi à zero.

Até acredito que fazer compras para si e para levar de presente em uma época em que cada lugar tinha seus produtos típicos e locais, e que era difícil achar na terra natal, faz sentido. Mas hoje em dia, tudo está globalizado, e em grande parte sendo fabricado na China com mão de obra barata/escrava. Não vejo por quê, e nem quero alimentar isso.

Além dessas questões todas, quero evitar contribuir para o acúmulo de tralhas tanto para mim, quanto para os outros.

6 comentários:

  1. Nossa, entendo a sensação. Sei que não é muita coisa, mas se eu vejo na etiqueta "importado da China", qualquer coisa, não compro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também, Andrea. Mas eu nem considerei essa possibilidade. Nem olhei na hora. Só fui ver depois :(

      Excluir
  2. Que desilusão, não é? Eu imagino...
    Já faz tempo que eu não compro lembranças de viagem, nem para mim nem para os outros. Cheguei à conclusão que era engraçado na hora de comprar (para mim) e na hora de receber (lembranças para os outros), mas depois toda a lembrança acaba "enterrada" numa caixa, gaveta ou fundo de armário, incluindo as que eu comprava para mim, eu própria fazia isso!
    Por isso, agora lembrança de viagem são as fotografias e as histórias que trago. Tudo o resto desisti e evito futura acumulação de tralha :)
    Boa semana, Fernanda!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita desilusão. Hehe...Tem toda razão em tudo que falou. Eu já comprava bem pouco, mas agora estou achando melhor não comprar é nada mesmo. Obrigadinha ;)

      Excluir
  3. O que faço nas viagens é comprar de produtores locais, artistas, artesãos, é bem mais seguro do que ir a uma loja e não ter idéia da procedência do que se compra. Se é para comprar, que se valorize o trabalho justo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, André... Eu comprei na feirinha. Achei que era artesanal. Foi uma decepção...

      Excluir