sexta-feira, 20 de março de 2015

Aproveitar a viagem

E quando digo isso, não é no sentido figurado, mas literal mesmo.

Há algum tempo, vi alguém dizer (não consigo lembrar quem) que gostava de dirigir porque era um momento em que conseguir ficar sozinha com seus pensamentos.

E trânsito é um negócio difícil. É chato, é irritante, aflora o pior das pessoas... Mas, se não tem como fugir, melhor dar um jeito de aproveitar e de passar menos raiva.

Fico lembrando de quando eu andava de ônibus, e que eu adorava aqueles momentos porque ficava olhando pela janela, sem nenhuma preocupação, dava umas cochiladas, lia um pouco. Achava bem relaxante. Eu até fugia de pegar ônibus com conhecidos, porque aí teria que conversar e perder meu tempo sozinha.

Já no carro, tem o trabalho de dirigir, o que diminui um pouco o prazer da coisa para mim, mas estou tentando focar menos na chegada, e ir curtindo o tempo sozinha, ouvindo rádio, olhando a paisagem...

Para conseguir curtir a viagem, o essencial é não ter pressa, o que é muito difícil nos dias de hoje, mas o minimalismo está aí para isso.

Primeiro que trânsito é uma realidade, então a gente sempre tem que considerar que vai perder tempo nele mesmo na hora de combinar um programa. Depois que, mesmo contando com esse tempo, vai ter vezes em que o trânsito vai estar mais complicado ainda do que se tinha imaginado. E nessa hora o jeito é aceitar com serenidade.

A vida nas grandes cidades é isso mesmo. Um programa ou outro a gente vai perder por causa da falta de tempo e do trânsito. E reclamar, sofrer e ficar com raiva não vai fazer o trânsito magicamente sumir. Só vai dar desgosto, stress e problemas de saúde. Então pra quê se preocupar?

8 comentários:

  1. Rolou até um arco íris pra alegrar seu fim de tarde! :)

    ResponderExcluir
  2. Amo viajar. E, de fato, a gente perde um grande tempo na cidade, mas a cidade grande é uma viagem à parte. Existe tanta coisa boa para descobrir nela.
    Vivo numa cidade grande e vejo muita gente estressada. Mas cresci aqui e amo essa loucura. Não dá para idealizar o campo, ele é louco também.

    Furoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, furoa! É tudo uma questão de saber olhar e aproveitar mesmo.

      Excluir
  3. O que se vê aqui em SP é um monte de gente correndo de um ponto pro outro mas sem necessariamente haver essa necessidade. Parece que há uma competição para ver quem é o primeiro em tudo, o primeiro a sair do vagão do metrô, o primeiro a pisar na escada rolante, o primeiro a acelerar o carro quando o sinal abre... Gera um estresse gigantesco por coisas sem sentido.
    A maioria não consegue sequer ler os avisos no caminho quanto mais apreciar o momento.
    Fora essa pressão que existe hoje para que a gente ocupe o tempo com o máximo de atividades possíveis.
    Eu me recuso a ceder a isso, trato isso como posicionamento político mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho esse posicionamento. Já li uns textos sobre gestão do tempo que fala justamente para ocupar todos os tempos possíveis. Acho horrível a ideia. Deve gerar um stress e um desgaste enorme! Imagina...

      Excluir
  4. Esses dias eu estava pensando nisso: que saudades de andar de ônibus! Adorava ler, ouvir música, pensar com calma.... Saudades mesmo. E olha que amo dirigir. Bom, mas como hoje em dia não dá mais pra isso, eu adoro cantar dirigindo. Faço show mesmo e tô nem aí, é muito relaxante. E quando estou em uma vibe mais eficiente gosto de ouvir um curso de línguas que tenho em MP3, é bem eficiente e ao mesmo tempo me relaxa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorava, Nanda. Eu não consigo relaxar se tiver que prestar muita atenção. Eu já presto no trânsito, e fazer aula de línguas me distrai. Fica muito trabalhoso mentalmente pra mim. Hehe... Eu relaxo ouvindo música também, ou rádio. Tenho gostado muito de ouvir programas de rádio enquanto dirijo :)

      Excluir