terça-feira, 31 de março de 2015

A chuva e a gratidão

Na busca para melhorarmos como pessoas e sermos mais felizes, é normal que foquemos nos problemas, já que eles precisam ser resolvidos. O que já está bem, não precisa de atenção. Então acho normal que na vida cotidiana a gente pense e foque tanto no que falta e no que não está bom.

Acredito ainda que quem nega o lado ruim das coisas, nunca vai ter a chance de trabalhá-lo e então ele continuará sempre lá, não resolvido. Mas nem por isso acho que devemos nos esquecer das coisas boas que temos. 

Nos últimos dias, tem finalmente chovido no sudeste. Estava precisando. E saber disso já diminuiu muito a raiva que às vezes eu sinto da chuva porque ela atrapalha meu dia-a-dia. Mas foi mais que isso...

Eu cheguei em casa por volta de 22:00 horas. Estava caindo uma chuva leve. Tomei banho para tirar o frio do corpo. E deitei na minha cama quentinha, debaixo do cobertor. Foi quando a gratidão bateu forte. De ter um lugar onde morar, de estar protegida da chuva dentro da minha casa, de poder dormir sem preocupações enquanto a chuva, que a essa altura já tinha aumentado bastante, caía lá fora.

É importante ser grato e não esquecer das coisas boas que temos na vida. Parece muitas vezes que não é nada demais. Mas é sim.

8 comentários:

  1. Sempre me sinto dessa forma especialmente nos dias frios e chuvosos! No geral eu tenho tentado fazer uma espécie de exercicio de gratidão diário, tentando reconhecer as coisas boas, ainda que pequenas, que acontecem todos os dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia, Bruna. Vou tentar criar esse hábito também. Faz bem para a gente.

      Excluir
  2. Sabe Fernanda, este ano estou fazendo um exercício diário de agradecer algo que aconteceu no dia, pode ser uma cama quentinha, como foi seu caso, pode ser um entendimento sobre algo, uma "ficha que caiu", a visita de alguém, um bolo gostoso e por aí vai. Tem sido muito bom! Estou chegando à conclusão que todos os dias nós temos algo para agradecer, às vezes vivemos e temos oportunidades muito boas no cotidiano e nem nos damos conta delas. No caso, muitas pessoas no Brasil vivem nas ruas ou vivem em casas que não tem o mínimo de conforto, como água encanada, esgoto, e tudo o mais. Acho que é uma forma de acordar e ver como somos vitoriosos e afortunados. Os problemas e as coisas para melhorar continuam existindo. No entanto, ser grato muda o nosso olhar para nossa própria vida e para o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da ideia, Andreia. Vou tentar criar esse hábito. Realmente a gente tem mais o que agradecer do que percebemos na maioria das vezes. É bom ter consciência disso para não sermos ingratas e também para sermos mais positivas. Tem toda razão.

      Excluir
  3. Pra mim a gratidão move o mundo. Assim como a emptatia. =)
    Excelente post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Graziella. A empatia é muito importante mesmo. Fundamental :)

      Excluir
  4. Se a gente reparar bem, a felicidade é feita de pequenas coisas. As pequenas alegrias e confortos do dia-a-dia é que fazem a vida legal. A cadeira onde sentamos todos os dias é mais importante que o hotel onde passamos as férias, usar um sabonete que gostamos realmente é mais importante que aquela maquiagem especial pra festa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não poderia concordar mais, Vania! É exatamente isso :)

      Excluir