sábado, 28 de fevereiro de 2015

A questão dos presentes

O post anterior gerou muita discussão, como imaginei que aconteceria. Não irei responder os comentários, como faço sempre, já que não fui eu quem escrevi o texto; mas li todos e agradeço muito. Deu muito o que pensar...

Essa questão dos presentes tem me incomodado muito já tem um tempo. Cada vez me causa mais estranhamento demonstrar carinho pelos outros por meio de consumo. Como eu não gosto de consumir, e até evito, me incomoda os outros consumirem para mim ou eu para eles como se fosse algo bom e positivo.

Eu ainda não sei direito como agir em relação a isso. Minhas ideias ainda não estão muito bem delineadas.

Por mim, eu nunca daria e nem ganharia presentes. Eu demonstraria carinho e atenção com as minhas ações, durante o dia-a-dia, e não só por aqueles com que eu tenho uma relação próxima. Eu tento mesmo agir de acordo com que eu acho que seria melhor para a coletividade, para o mundo. Um pouco idealista, eu sei.

Mas as pessoas pensam e sentem de maneira diferente. Então não tenho como negar o valor que presentear tem para a maioria delas. E, como eu falei, tento pensar no melhor para todos. Fico então nessa situação sem saída.

8 comentários:

  1. Acho legal isso de expor seus sentimentos por ações, sem necessariamente dar algo material. Acredito que os valores são invertidos, porque as pessoas costumam ver o valor em dinheiro de um presente quando na verdade ele deve ser intangível.

    Sabe quando você ganha aquela caneca pra tomar café de uma pessoa especial? Ou ainda quando ganha um porta lápis que combina com você?

    São essas coisas dadas por pessoas especiais que são realmente presentes, são coisas singelas que demostram alguém presente. Isso pode ser também naquele chocolate que você ganha no meio do dia, ou quando te pagam um café, um pão de queijo.

    Não é preciso grandes coisas, de grande valor pra ser importante, não é preciso ser assim pra ser presente. Basta estar presente.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "são coisas singelas que demonstram alguém presente". Muito bonito, Allan! abraço

      Excluir
    2. Exatamente. Os melhores presentes são aqueles que demonstram que a pessoa lembra de você e presta atenção em você, principalmente quando não há nenhuma data que justifique o ato.

      Excluir
    3. Muito bonito mesmo. Concordo demais :)

      Excluir
  2. Achei bem corajoso o texto, a maioria das pessoas não consegue dizer um não aos presentes ou dizer que não gosta disso ou daquilo, ou de ganhar presentes sem necessidade. Os comentários também foram muito legais, muito bom saber o que as pessoas pensam e ver pensamentos diferentes sobre o mesmo assunto. Ajuda a nos colocarmos no lugar dos outros e tentar entender um pouco, apesar de ser difícil rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Érica. É uma questão complicada, não? Porque mexe com as relações entre as pessoas, afeto... Não é realmente um assunto fácil, mas nem por isso que não deva ser discutido :)

      Excluir
  3. Eu adoro dar presentes e talvez isso seja um pouco contraditório, dado meu minimalismo (light, mas ainda assim minimalismo). Eu tento dar consumíveis em datas especiais mas tenho o habito de presentear fora de época, às vezes com presentes pouco comuns que eu vejo por aí e que me fazem lembrar de alguém (outro dia dei um pedômetro para uma colega de trabalho, por exemplo). Geralmente são coisas baratas e simples. Esses presentes costumam ser os mais bem recebidos.

    ResponderExcluir