quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

... e feliz Ano Novo!

Quando eu era criança, adorava o Natal. Adolescente, idem. Hoje, adulta, confesso que não tenho mais aquela empolgação. Acho uma festa bonita e gosto das confraternizações (ok, não todas: sempre tem umas a que vou meio forçada. Mas essa sou eu, uma pessoa introvertida). E só.

Já o Ano Novo me agrada muitíssimo. E nem é por causa das festividades e dos fogos de artifícios: é porque a perspectiva de um novo início, de um recomeço, de um renascimento me encantam. Eu sei que é só uma convenção; que o fato de que o planeta completou mais uma volta em torno do sol poderia ser comemorado em qualquer data. Mas eu aprecio rituais, e acho bacana ter um momento, a cada trezentos e tantos dias, de parar pra pensar que já foi e no que será.  


Para dizer a verdade, não é uma tradição em minha vida. Mais jovem, eu ia vivendo sem planejar muito, seguindo a ordem "natural" das coisas (estudar-passar no vestibular-formar-arrumar emprego). Não é que eu não me esforçasse - é que não pensava muito onde queria chegar.

Nos últimos tempos, descobri que ter metas definidas e batalhar para alcançá-las é bacana. O resultado nem sempre vem do jeito que a gente imagina, ou da maneira que a gente sonha - mas é bem diferente, e gera muito mais autonomia, do que ficar esperando o que a vida traz.

 (Embora a vida possa ser muito generosa, e que às vezes a gente se lasque em nossas decisões, claro.)

4 comentários:

  1. Eu também gosto muito mais do Ano novo do que do natal. Gosto de sentir que to tendo uma oportunidade de recomeçar (mesmo tendo a oportunidade todos os dias) mas no ano novo é diferente...
    Um ótimo ano novo pra você e que em 2015 o blog continue sendo tão bom quanto é hoje em dia.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, também acho bem contagiante esse negócio de virada de ano. Na verdade sabemos que nossas atitudes independem do período que vivemos, mas é bom ter ciclos se fechando, é assim, que nós, seres humanos, definimos o tempo. Tenho tentado planejar meus objetivos, muita coisa saí fora do controle porque segue o fluxo natural da vida, e muitas decisões são difíceis de serem tomadas, ainda mais porque meço as consequências - eu e meu pé no chão - o importante é não se arrepender de não ter feito o que se queria. Desejo a você um 2015 repleto de aprendizados! Acompanho-te a um tempo, nem sempre comento, mas adoro passar por aqui!

    ResponderExcluir
  3. To contigo! haha
    Eu já não tenho muita queda pelo Natal desde a adolescência, mas o Ano Novo é maravilhoso! Tem gente que fica deprê porque não quer deixar o ano que passou ir embora, né? Eu adoro pensar no que virá, me sentir esperançosa e acreditar que tudo vai ser melhor - incluindo eu mesma.

    Também gosto da reflexão pessoal que esta época traz, avaliar se estou no caminho que imaginava/planejava. Assim como você eu 'deixava a vida me levar' até muito pouco tempo atrás. Agora tenho objetivos eé muito legal ver que estou mais perto deles ao final de um ano. Beijos.

    ResponderExcluir