quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Um pouco de história

Nessa nossa viagem, visitamos um monte de castelos, palácios e mansões. E é impossível não refletir como as pessoas mais ricas e poderosas da Idade Média, ou todo mundo menos os mais ricos e poderosos de 100 anos atrás, tinham vidas muito mais limitadas e muito menos confortáveis que a gente.

Duas palavras: água quente, gente. Água quente! E iluminação. E aquecimento. E transporte. E roupas e alimentos que vamos à loja comprar, em vez de produzir nós mesmos. Sem falar de comunicações, entretenimento, internet...

Isso não quer dizer que a gente deva ficar satisfeito da vida e largar mão de todos os projetos (sempre sou a favor da ambição), mas é legal se dar conta do que temos e ficar grato por isso.

Catarina de Médici foi rainha da França no século XVI e morava num castelo, mas não tinha luz elétrica nem água encanada.

2 comentários:

  1. Sempre que vou à praia, fico imaginando como foi difícil para os portugueses atravessarem "A Muralha" com aqueles vestidos enormes. Imagina o tamanho das malas !

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Hoje em dia, quando viajo de avião e me sinto espremida, me consolo pensando que passar três meses no mar era muito pior!
    Beijos

    ResponderExcluir