segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Morava fácil

Como em 95% do tempo a gente fica em casas/apartamentos alugados, eu e o Leo estamos experimentando viver em tudo quanto é tipo de lar, do "apê caixa de sapatos" à "casa com jardins" (é, no plural)". É legal porque a gente testa e aprova (ou desaprova!) diversos jeitos de morar.

O jardim da casinha próxima a Rotemburgo (Alemanha), era uma fofura só. Mas deve dar um trabalho manter...
Depois de uma noite dormida em um lugar que nos agrada muito, um dos dois sempre solta um "Morava fácil!". Pra nós, isso quer dizer que o lar em questão tem os seguintes itens:

1) cama confortável. Esse é inegociável. Sem não dá pra dormir bem, não tem conversa. A definição inclui travesseiros gostosos e roupa de cama macia. Se tiver cabeceira acolchoada, então, é muito amor.

2) luz de cabeceira. Eu adoro ler antes de dormir. É por isso que eu ambiciono um Kindle Paperwhite, porque às vezes não tem luz de cabeceira (o horror).

3) pia funda. Vocês se espantariam com a quantidade de pias deste mundo que são rasas (e portanto a água espirra pra tudo que é lado).

4) quarto separado da sala. Para quando alguém quer tirar uma soneca (ok, para quando eu quero tirar uma soneca), ou ficar no silêncio enquanto o outro vê tevê ou escuta música.

5) sofá grande e gostoso. Para ver tevê, para navegar na internet, para namorar...

Esse sofá - em Zagreb (Croácia) - era uma delícia.  
6) chuveiro forte e quente. Sabe todo esse trabalho de autoconhecimento que eu tenho feito? Então, serviu para confirmar que eu odeio água fria. Muito mesmo.

7) box de vidro. Vocês se espantariam não só com o número de cortinas de chuveiro que existe neste mundo (e que amam grudar na pele molhada da gente), mas também com o número de banheiro que não tem nem cortina de chuveiro. Isto é, não tem nada. O banheiro fica encharcado, sim.

7) número razoável de degraus. Ideal é elevador ou térreo, mas primeiro andar, até o segundo, são totalmente aceitáveis. Acima de três é que fica impraticável (pra mim, o Leo nem liga).

8) forno. Vocês se espantariam... é, tem cozinha que não tem forno. Faz pizza como, gente? (O horror.)

Essa cozinha, em Vilnius (Lituânia), tinha tudo: forno, fogão, geladeira grande... e chaleira elétrica, claro. 

5 comentários:

  1. Muito legal este post. Eu concordo com vários dos itens listados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pensando bem, ainda tem outros, como "onde botar sabonete e xampu durante o banho". Tem chuveiro que não tem...

      Excluir
  2. Lud, como tem sido os vizinhos, mundo afora? Eu me pergunto se sou muito chata ou se tenho azar! Meu número 1 para morar bem é "sem vizinhos no andar de cima". :)

    ResponderExcluir
  3. Ana, a gente fica muito pouco tempo em cada lugar - o máximo é um mês, e foram poucas vezes. Então acho que não dá tempo nem de irritarmos nem de sermos irritados pelos vizinhos!
    Mas fico pensando que morar debaixo de uma família cheia de crianças que goste de pular não deve ser fácil, não.

    ResponderExcluir
  4. Eu odeio essas cortinas de banheiro. Na Argentina e no Chile não vi nenhum banheiro com box. E todos tinham um rodo no banheiro, pq é inevitável molhar. Tem coisa pior do que precisar limpar o banheiro toda vez que toma banho? Sem contar que no inverno tinha que passar pano ainda, pq não secava!

    ResponderExcluir