sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Quando que o "faça você mesmo" vale a pena?

Nessa vida em que temos que tentar balancear a todo tempo os nossos gastos de tempo e dinheiro, a decisão de fazer você mesmo ou pagar alguém para fazer por você é muito frequente. Vai desde a comida, a limpeza da casa e do carro, a declaração de imposto de renda, consertar o chuveiro, customizar um móvel, remendar uma roupa... Muitas coisas.

Infelizmente, eu não tenho resposta pronta para essa pergunta. E nem acho que exista uma. A gente precisa refletir caso a caso, e pensar em um monte de coisas, para tomar as decisões que são melhores de acordo com as circunstâncias de cada um.

Você gosta de fazer a coisa? O tempo que leva para fazer compensa em comparação com o gasto? A qualidade final é melhor quando você faz ou compra pronto? E o quanto a qualidade é importante? Você tem tempo para fazer a coisa agora? Se não, pode esperar um pouco? Existe um meio do caminho interessante?

Não tenho a resposta, mas acho que as perguntas são importantes. Agir sem pensar antes leva a gente a fazer muitas escolhas erradas. Mesmo pensando antes, é normal cometermos alguns erros. Mas com o tempo vamos nos conhecendo melhor, e as respostas começam a vir com mais facilidade.

7 comentários:

  1. Fernanda, considero seu post um tanto vago.
    Considere expor uma opinião pessoal sobre o assunto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Washington. A ideia era ser vago mesmo, porque, como eu falei, eu não tenho as respostas, mas eu posso falar o que funciona para mim sim em um outro post.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Levo em consideração minha habilidade em fazer a tarefa, e meu gosto em fazê-la. Algumas coisas são legais nos tutoriais da internet, mas não ficam tão bacanas ao vivo e a cores. Reformas de móveis, de roupas, artesanatos variados: não tenho habilidades para essas coisas, não ficam tão boas, então não faço. Outras coisas sei fazer, mas não gosto, como a faxina da casa. Como não gosto, prefiro contratar uma diarista.
    Concentro meus esforços no que gosto e sei fazer bem: comida, controles financeiros e contábeis, limpeza e conservação das roupas. Sou boa em manter um lar organizado e visualmente agradável, acho que já são habilidades suficientes... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Vania! Comigo é bem parecido. Eu também sou boa em limpeza e controle financeiro, e não tão boa em reformas. Hehe... Também acho que é o suficiente, mesmo porque eu não teria tempo para fazer mais do que isso.

      Excluir
  3. Oi Fernanda,

    Considerações que a Vania já levantou:
    -se você gosta da coisa;
    -se você é boa naquilo;
    -se não vai sair muito caro para mandar fazer;
    -se você não vai perder muito tempo no processo: tipo: consertar o chuveiro você mesma ou chamar alguém para fazer, além de pagar para alguém consertar, você tem que combinar um dia, torcer para não levar um cano, etc (e tomar banho frio até o sujeito poder vir).

    Também não tenho as respostas, mas eu sei que o fato da mão de obra ser bem mais barata no Brasil que nos EUA ou Europa, faz com que a gente acabe contratando gente para fazer coisas na casa que lá nós faríamos nós mesmos, mesmo não sabendo muito bem como fazer. Mas aqui acaba sendo um tipo de distribuição de renda.

    bj, Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo demais, Daniela. Tem que pesar essas questões mesmo. E também acho que, se a desigualdade social no Brasil continuar diminuindo, esse tipo de serviço vai deixar de ser barato. Torço pra isso :)
      Beijo

      Excluir