quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Projeto Felicidade ou felicidade para chatonildos

A autora do livro "Happiness Project", Gretchen Rubin, tinha uma vida normal e feliz, mas ela queria ficar MAIS. Aí ela passou um ano lendo tudo o que conseguia sobre felicidade e sobre as áreas que importavam para ela (relacionamentos, trabalho, lazer, dinheiro, espiritualidade) e, mais importante, aplicando o que aprendeu no dia a dia. E (o pulo do gato) controlando com planilhas.

Eu chamo o livro de Felicidades para Chatonildos porque: 1) a autora mesmo admite que ela tinha tudo para
ser feliz (família, amigos, segurança financeira, trabalho que ela ama) mas era menos do que devia; 2) ela não está disposta a fazer nada de muito diferente da sua rotina (como adotar o minimalismo ou buscar aventuras. Ou meditar).

Como eu me classifico entre os chatonildos (embore eu tope meditar), gostei muito do livro. Também achei muito prático: não é todo muito que pode/quer fazer mudanças radicais. Mas o mais legal foi a parte do controle: as tais planilhas. É muito bom ler textos de psicologia positiva sobre o que nos deixa mais felizes, mas quando é que a gente aplica aquilo mesmo? Pois a Gretchen escolheu um tema para focar a cada mês do ano, determinou 4 ações práticas para cada, e marcava todo dia se ela tinha atingido ou não aquele item. Funcionou!

E ela incentiva todo mundo a fazer seus próprios Projetos Felicidade, voltados para as vontades e necessidades de cada um. No site dela tem as planilhas que ela criou, para quem quiser se inspirar (em inglês).

Outra parte interessante do livro foi que, para ajudá-la durante o ano, ela criou 12 Mandamentos:

1. Ser Gretchen
2. Desapegar
3. Agir da maneira que eu quero me sentir
4. Fazer agora
5. Ser educada e justa
6. Apreciar o processo
7. Gastar o máximo
8. Identificar o problema
9. Ser leve
10. Fazer o que deve ser feito
11. Não calcular
12. Existe apenas o amor

Acho que todos nós temos "princípios internos" que nos ajudam a agir e a tomar decisões. O legal de fazer uma lista é que a gente pode incluir nela princípios novos - que não temos, mas queremos ter! Eu fiz a minha:

1. Seja você mesma
2. Seja generosa
3. Escolha a vida mais rica
4. Pense em seus amigos
5. Esqueça o ontem. Foque no amanhã
6. Viva o momento
7. Exercício é remédio
8. Nunca é tarde demais
9. O ótimo é inimigo do bom
10. Não se preocupe, se ocupe

Como o Projeto Felicidade é um apanhado de um montão de outros livros que foram escritos sobre felicidade (e trabalho, e lazer, e dinheiro...), ele levanta um montão de pontos interessantes. Acho que ele vai aparecer de novo por aqui...

2 comentários:

  1. gostei da proposta! será que tem em português?

    ResponderExcluir
  2. Tem, sim! Chama Projeto Felicidade e é da editora Best Seller.
    Beijos

    ResponderExcluir