segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Pra você é fácil

(Gente, me desculpem por não ter respondido aos comentários do último post. É que a internet está precária! Quarta-feira devemos voltar à normalidade e eu respondo.)

Uma vez uma pessoa deixou um comentário aqui no blog dizendo que para mim era fácil tirar um sabático, porque eu tinha conseguido uma licença não-remunerada e tinha emprego garantido na hora de voltar. Fiquei danada da vida, porque eu não achei o processo nada fácil: a decisão, o desapego, a burocracia, tudo isso deu um trabalho medonho, tanto interno quanto externo. Foi divertido, desafiador e eu estava cheia de esperança e expectativa, mas fácil não foi.

Em retrospectiva, consigo enxergar que, na verdade, ela quis dizer que para mim foi mais fácil do que seria para ela, ou mesmo para a maioria das pessoas. Ou, melhor dizendo, menos difícil.

E eu concluo que difícil, difícil mesmo, foi tomar a decisão. Foi dizer: "é isso que eu quero", e não aquilo outro. E decidir bancar as consequências da decisão, as boas e as ruins. E abrir mão do que não cabia nessa decisão (a casa montada, as economias da vida, os avanços no trabalho, a presença da família e dos amigos durante muitos meses).

De fato: tomada a decisão, o resto até que foi fácil.

2 comentários:

  1. Sem contar que só quem trabalha em serviço público sabe o quanto é complicado conseguir tirar uma licença. Tem lugar que até férias tem que ser negociada e tem gente que nem consegue tirar os 30 dias.

    Mas super entendo a leitora que comentou isso porque também tenho essa coisa de achar a vida da outra pessoa sempre mais fácil (isso quando ela não está passando por maus bocados, claro).

    Quando leio seus posts, uma parte de mim ainda pensa, "pra eles é fácil fazer essa viagem, eles têm bons empregos, ganhavam bem e ainda têm a vida garantida quando voltarem. Quero ver quem ganha salário mínimo largar tudo e ir viajar".

    E daí lembro dessas pessoas que realmente largam tudo e vão viver a vida. :D

    Pois é, tomar a decisão é o mais difícil.

    ResponderExcluir
  2. Poxa Lud, vc já tinha feito um post acho q no outro blog, sobre esse tipo de comentário, na época tive a mesma sensação q vc está tendo agora. Legal vc fazer essa retrospectiva e vim aqui falar p/ gente. Bjsss

    ResponderExcluir