quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Meus pontos fortes

Ontem eu falei sobre prazeres e gratificações, tratados no livro "Authentic Happiness" (Felicidade Autêntica), do Martin Seligman. A ideia é que, nas atividades que geram gratificação, a gente usa nossos pontos fortes - as características positivas mais intensas que possuímos, entre as 24 que existem. Para descobrir quais são os da gente tem, tem o teste no livro e, em inglês, aqui (é o VIA Survey of Characters Strenght ).

 Acho bacana o fato do Seligman acreditar que a gente não deve esquentar muito em melhorar nossos pontos fracos, não. Ele acha que a gente deve gastar nosso precioso tempo explorando os fortes, isso sim.

Fiz o teste e o resultado é que meus 5 pontos mais fortes são:
1) amor à aprendizagem
2) curiosidade e interesse no mundo
3) pensamento crítico e cabeça aberta
4) cuidado, prudência e descrição
5) criatividade, engenho e originalidade

Infelizmente (e sem nenhuma surpresa), ternura e generosidade ficaram lá no fim, junto com modéstia e humildade, só perdendo para espiritualidade e fé. Então eu não só tenho um coração peludo como sou pretensiosa, como já disse uma leitora que andou por aqui (é, perdão e misericórdia também não ficaram bem classificados).

Mas isso não é problema, porque o Dr. Felicidade disse que eu devo me concentrar nos meus pontos fortes! Então eu tenho mesmo que continuar lendo loucamente, criticando a humanidade e tendo ideias estapafúrdias. Basicamente, ele me deu permissão para ser eu mesma (o que é o primeiro mandamento do "Projeto Felicidade", lembram?).

Só que meus mandamentos também incluem "Seja generosa" e "Pense em seus amigos". Porque ser eu mesma seria um prazer, mas não uma gratificação, não é?

Brincadeira. É claro que o Seligman não quer que eu deixe de desenvolver vários aspectos positivos da minha personalidade. O conselho dele é que, no meu trabalho e no meu tempo de lazer, eu busque atividades nas quais eu use principalmente meus pontos fortes, não os fracos. Desse jeito, vai ser mais fácil me sentir realizada e feliz.

Achei que faz todo o sentido.

2 comentários:

  1. Haha! Achei uma irmã gêmea! Meu resultado:

    1. Love of learning
    2. Curiosity and interest in the world
    3. Gratitude
    4. Creativity, ingenuity, and originality
    5. Judgment, critical thinking, and open-mindedness

    Quanto aos pontos fracos, ficou parecido tbm!

    "Kindness and generosity" e "Modesty and humility"

    Vamos lapidando, né?! Adorei a indicação, já repassei aos queridos.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Gêmeas mesmo! Preciso te conhecer, Jackie, tenho certeza de que você é uma pessoa adorável! =D
    Beijos

    ResponderExcluir