terça-feira, 19 de agosto de 2014

Eu não gosto de decoração minimalista

Apesar de a gente usar o termo minimalista para falar de um estilo de vida, o termo veio mesmo das artes, tendo uma grande presença na arquitetura e na decoração (veja mais na wikipedia).

Só que, apesar de eu adotar o minimalismo para um monte de coisas, devo confessar que não gosto muito da decoração minimalista.

Primeiro, que não curto o branco. Geralmente suja fácil, mancha e dá trabalha para limpar, o que me consome tempo e paciência, que eu prefiro usar para outras coisas. Além disso, uma decoração toda em branco não me transmite paz, mas me oprime. Parece hospício, ou aquele quarto branco do BBB cujo objetivo é deixar as pessoas meio loucas. Não, obrigada.

O que eu gosto da decoração minimalista são as superfícies lisas, os ângulos mais restos e a falta de enfeites. Não sou muito fã de enfeites sem utilidade a não ser enfeitar. Principalmente na minha casa, gosto de coisas práticas, fáceis de usar e de manter, mas nada disso me impede de encher a casa de cores.

A sala da minha casa. Tem ainda um rack vermelho que não está aparecendo na foto.

23 comentários:

  1. Oi Fernanda, que linda sua sala! Adorei o sofá e as cadeiras coloridas. Eu também não gosto de tudo branco, fico deprimida. Gosto de cores também, parece que traz alegria para dentro de casa. Parabéns pela criatividade na decoração! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Andreia! Obrigadinha... Também acho que traz mais alegria e eu adoro isso. Hehe... Beijo!

      Excluir
  2. Ah...
    Agora quero ver o rack vermelho...rs
    Está uma graça sua sala!!!
    Adorei as cadeiras coloridas!!! O sofá! Tudo muito aconchegante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Marcela! Que bom que você gostou! Vou colocar uma foto do rack em breve ;)

      Excluir
  3. Oi Fernanda!! De onde são essas cadeiras lindas? E o sofá?? Conta aí! Também gosto de coisas coloridas, fica muito mais alegre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Lilian! A mesa e as cadeiras são da Meu Móvel de Madeira. Lá tem coisas lindas e de ótima qualidade, mas é meio caro. É bom esperar promoções. Hehe... O sofá é da Casaredo.

      Excluir
  4. Eu também não sou muito fã de decoração minimalista. Me lembra hospital, tudo branco. Já gosto mais de uma decoração mais rústica. Coisas de madeira, poucos enfeites, mas que de a casa um ar aconchegante!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fernanda! Sua sala está linda! Parabéns!
    Não sou minimalista nas cores, rsrrsrsrs, e adoro objetos coloridos, mas tou tentando rever essa parte para não entulhar a casa com enfeites de decoração.
    Depois, mostre outros espaços do seu cantinho para a gente se inspirar.
    Um abraço,
    Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Patricia!
      O legal de ter móveis bonitos e coloridos é que eles decoram a casa por si só. Hehe... Eu não sou muito de enfeites, mas a casa está ficando legal só de ter essas cores.
      Pode deixar que eu mostro sim.
      Abraço!!!

      Excluir
  6. Concordo com tudo o que falou e com os comentários também. AMEI as cadeiras coloridas! Eu sou do tipo que, se morasse sozinha, NUNCA compraria jogo de nada. Teria todos os copos diferentes, xícaras, pratos, lençóis... :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Andrea! Eu acho bem legal também tantas coisas diferentes e coloridas. Guarde a ideia para quando você tiver sua casa :)

      Excluir
  7. Também não sou muito fã não... Gosto de espaço, mas um ambiente vazio demais me dá angústia hauhauahuahauha.

    ResponderExcluir
  8. Gosto das caracteristicas principais da decoração minimalista: espaços mais abertos, sem acúmulo de móveis nem de objetos, superfícies mais vazias, respeito às áreas de circulação. A cor não ocupa espaço, podemos usar sem medo! E sua sala tá muito legal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Vania! Também gosto dessas coisas também. Só o predomínio do branco que me incomoda. Hehe...
      Obrigadinha ;)

      Excluir
  9. Uma dica que está super "na moda" e eu acho que combina bastante com o minimalismo é o uso de cadeiras de modelos diferentes para a mesa de jantar. Acho válido porque daí é possível comprar peças avulsas em brechós ou bazares, pintar de cores diferentes e assim ter uma decoração alegre e moderna sem gastar tanto quanto comprando as cadeiras novas. É só uma ideia, claro. Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Simone! É verdade. Meu namorado queria comprar cadeiras diferentes e eu não topei. Acho que seria legal, mas tenho medo que essas coisas de "moda" fiquem datadas rapidinho, e como móveis são coisas que a gente não troca com frequência, preferi o meio termo das cadeiras coloridas mas do mesmo modelo. Mas não deixa de ser uma boa ideia. Beijinho!

      Excluir
  10. Minimalismo não precisa ser branco-sem-graça! Tenho uma sala com paredes roxas (sim, roxas; sim, todas as paredes - quando comprei meu apartamento, resolvi que nunca mais teria paredes brancas), um sofá laranja e uma mesa com pé amarelo. :)
    E tenho vários pôsteres pendurados!
    Em compensação, procuro ter espaços de circulação amplos (tanto quanto possível em um apartamento) e dispenso a maioria dos enfeites.
    Hoje, teria feito menos móveis embutidos e mantido mais espaço de circulação, mas enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Lu! Não estou falando de decorações que pessoas minimalistas fazem, ou que a gente faz de acordo com o minimalismo, estou falando da corrente da decoração mesmo, que valoriza o branco. Espaços de circulação são ótimos e necessários mesmo ;)

      Excluir