segunda-feira, 21 de julho de 2014

Saudades dos meus lápis

De vez em quando, me lembro de objetos dos quais me desapeguei e tenho saudades. É raro, mas acontece.

Há uns dias, do nada, fiquei pensando nos meus lápis de desenho. Já fiz aula de desenho e, portanto, tinha vários lápis de grafites diferentes, duros e macios. Eles foram despachados quando doei material escolar em uma campanha no trabalho.


Aí fiquei tentando analisar o evento para (me) entender.

Primeiro eu disse a mim mesma que me livrei de centenas de coisas e, portanto, sentir falta de uma ou duas não só é razoável, como não torna a experiência um fracasso - muito antes pelo contrário. Estatisticamente, é uma vitória.

Depois eu me lembrei que não usava os tais lápis há anos. Tipo muitos. E que, embora eu goste de pensar não sou uma pessoa que desenha. Posso até voltar a ser, mas no momento - e nos últimos 10 anos! -, não está rolando. Então é muito melhor que o material esteja sendo usado por alguém.

Conclusão: as saudades dos lápis foram causadas por apego (até compreensível) ao passado. Mas, ao doá-los, o que eu fiz foi me livrar de objetos que não mais me representavam. (E eu nem despachei materiais caríssimos e difíceis de achar: esses lápis a gente encontra fácil em papelaria.)

Conclusão 2: tá tudo bem.

* * *

Atualização: o Leo sugeriu que eu baixasse um aplicativo grátis para desenhar com o dedo. Achei uma boa ideia e baixei o PaintJoy. Não é a mesma coisa - desenho muito melhor lápis do que com dedo, juro -, mas achei bem legal - o programinha deixa você usar um monte de texturas (lápis, aquarela, pastel...). Deu para matar as saudades e me divertir bastante.

Tosco mas proporcionou muitos minutos de alegria.
O gatinho está mal-humorado porque ele tem óculos mas não tem livro. 

2 comentários:

  1. Tosco nada, está fofo!
    Desapegar-se da imagem que se tem de si própria pode ser mais difícil que se desapegar dos objetos propriamente ditos. Quando comecei com essa coisa de minimalismo, foi meu maior desafio, e de vez em quando ele ainda retorna.

    ResponderExcluir