segunda-feira, 17 de março de 2014

Dicas de como economizar com banco

Tem alguns anos que eu não pago nenhuma taxa bancária. É isso mesmo. Nada. Além disso, consigo ótimas taxas de retorno nos meus investimentos acordados com o banco. Como consigo isso?

1. Concentrando.
É uma logica perversa, mas quanto mais dinheiro você tem em um banco, menos você vai ter que pagar para ele. Eles fazem isso porque ganham dinheiro em cima do seu dinheiro investido. Então ao invés de ter várias contas em bancos diferentes, concentre seu dinheiro em um só para ter esses benefícios. Use o cartão de crédito do mesmo banco. Não pague nada por eles.

2. Negociando.
Ligue, aguente os dez mil menus do telemarketing, ameace cancelar (e cancele, se for o caso), negocie taxas melhores para você. Ameace mudar para um banco que te cobre menos. Use a concorrência do mercado a seu favor. Lembre que os gerentes de banco têm metas a cumprir, e você pode ajudá-lo. O poder está com você. Nesse momento, ter seu dinheiro concentrado em um banco só te dá ainda mais poder na negociação. Use-o. Quando eles vierem com aquele papo de que as taxas cobradas e de retorno sobre investimentos são tabeladas, não acredite. Eles têm sempre uma margem para negociação.

3. Estudando.
Saiba tudo sobre as opções de pacote, as promoções e as taxas dos diferentes bancos. O gerente vai tentar te convencer a fazer o que é melhor pra ele e suas metas, que não necessariamente é o melhor para você. No entanto, se ele perceber que você sabe do que está falando, seu poder de negociação aumenta. Ele vai perceber que tem que te oferecer algo realmente bom para que você invista com ele.

5 comentários:

  1. Oi Fernanda! Eu faço isto! Tenho conta em apenas um banco! Não pago taxas bancárias, pois como centralizo todas as minhas economias nesta conta!

    Atualmente, meu único investimento é a poupança, pois tenho medo de arriscar em outras modalidades.

    Li um dica em um livro de finanças ("Bolsa Blindada") sobre o cartão de crédito: dizia que era para concentrar todas as despesas no cartão, inclusive fixas (luz, telefone, condomínio), pois assim você consegue um aumento no programa de pontos, ganhando benefícios. O que você acha disso?

    Atualmente pago minhas contas fixas no débito automático. As únicas coisas que pago por agendamento é o condomínio e o IPTU. Eu tinha o costume de receber o salário e logo quitar as contas, antes do prazo de vencimento, e me ensinaram a não fazer, pois o banco e os credores não dão desconto mesmo, então me aconselharam a deixar o dinheiro render até o último instante. Rsss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia! Na verdade, atualmente a poupança é um investimento arriscado, porque ela tem rendido abaixo da inflação, então seu dinheiro perde poder de compra. Se sua preocupação é volatilidade (que é o problema da bolsa), então tem outras opções igualmente ou mais seguras, como o CDB e o tesouro direto NTNB. O primeiro rende de acordo com a Selic e o segundo com o IPCA, o que faz com que você não tenha perdas reais e nem relativas, além de serem garantidos pelo estado, como também é o caso da poupança.

      Eu não concentro o pagamento de contas no cartão de crédito porque ele cobra taxas para isso, então acaba não valendo a pena para mim. Mas tudo que eu consumo é no cartão. Os benefícios geralmente não têm a ver com o tanto que você gasta, mas os pontos sim.

      Eu não deixo nada no débito automático porque eu acho importante eu ativamente pagar minhas contas, assim eu vejo o dinheiro saindo e vivencio isso. Quase todas as minhas contas vencem no mesmo dia, então pago todas juntas. Geralmente eu não dependo do salário daquele mês entrar para pagá-las. Então o meu critério para pagar as contas é a data de vencimento mesmo. Hehe... Mas isso tudo é muito pessoal. Eu entendo as vantagens do seu jeito também.

      Beijo!

      Excluir
  2. Fernanda:
    Cuidado como vc vem entendendo o investimento em NTN-B (e mais cuidado ainda no que se refere ao que ensina para os leitores do blog). Ao contrário do que você disse, ela pode ter perdas relativas, se vc precisar vendê-las antes que maturem, e até reais, se os juros forem baixos e a inflação disparar (p.ex.: uma NTN-B com juros de 4% a.a, se a inflação for de 22,3% a.a, já dá rendimento real negativo, isso se a sua corretora não cobrar taxa da compra da NTNB. Se cobrar, a coisa fica ainda pior... Estranho não? Não, se vc perceber que o IR incide também sobre a correção pelo IPCA...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, anônimo. Acredito que a melhor opção no caso de investimentos é pesquisar muito, em fontes diferentes, como sempre falo nos posts, e sempre pensar na sua situação específica. Se vai precisar do dinheiro, quando etc. No caso do NTNB, meu objetivo é ficar com ele até o fim. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. De nada. Entendi que vc pretende ficar com as NTNB até o vcto.
    Contudo, mesmo neste caso, como expliquei anteriormente, é possível que elas tenham rendimento real negativo (perdendo para a inflação), exatamente quando o investidor mais precisar delas, ou seja, com a inflação alta (pois, como dito, o IR incide sobre tudo, inclusive o principal corrigido pelo IPCA). Abraços

    ResponderExcluir