sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Você é dono da empresa de energia elétrica?

Uma lembrança clara que eu tenho do passado é meu pai andando pela casa, apagando as luzes que a gente deixava acesas mesmo sem estar nos cômodos, e gritando:

- Por acaso vocês são donos da Cemig? 

A Cemig é a empresa de energia elétrica de Minas Gerais. E o que meu pai queria dizer com isso é que a gente estava gastando energia elétrica desnecessariamente, e que ele tinha que pagar por ela, já que não éramos donos da empresa fornecedora.

Eu achava graça nessa fala, e hoje eu até brinco com os meus irmãos quando eles deixam a luz acesa usando a mesma frase. No entanto, é legal perceber que eu criei o hábito de apagar as luzes ao sair de um aposento. Educar uma criança não deve ser fácil, mas não é que elas até escutam e aprendem? Essa foi uma das muitas coisas que eu aprendi com meu pai.


Curiosidade: hoje eu tenho ações da Cemig, então eu até que sou uma das donas dela, mas tenho que pagar a conta do mesmo jeito.

11 comentários:

  1. Hahaha, lá em casa a pergunta era se a gente era sócio da CEEE (empresa de energia aqui do RS)

    ResponderExcluir
  2. Aqui em SP era sócio da Ligth, que era a concessionária na época. Será que os pais atuais perguntam se são sócios da Eletropaulo?

    ResponderExcluir
  3. Meu pai dizia a mesma coisa! Por isso eu achava que ele era chato, mesquinho, mão-de-vaca! Achei isso até o dia que comecei a pagar a bendita conta...

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe sempre dizia a mesma coisa pra mim! Rs... e eu tambem criei o habito de apagar as luzes de todos os lugares. Na faculdade eu fazia mt isso: quando via uma sala vazia. ia la e apagava a luz! Rs... Acho que o desperdício, de qualquer maneira, é errado! E hoje em dia, com esses problemas de apagões e falta de água, precisamos, cada vez mais, tomar consciência e apertar o interruptor mais vezes pro "off"

    ResponderExcluir
  5. Gente, que é isso? pelo jeito era geral, porque meu pai perguntava: vc é dono da COELCE? ( CIA ENERG. DO CEARÁ ) kkk super me identifiquei.
    Hoje tb faço tudo pra economizar

    ResponderExcluir
  6. Escutei isso a infância inteira e hoje tenho costume de deixar tudo apagado. Quando comecei a pagar as minhas contas vi que meus pais tinham toda razão. beijos

    ResponderExcluir
  7. Gente! Que coisa! Isso então é uma daquelas coisas que todos os pais fazem? Adorei saber que os pais de todos os estados falam a mesma coisa. Hahaha... Legal demais! Que bom que a gente aprendeu, não é?
    Obrigada pelos comentários, gente :)

    ResponderExcluir
  8. No meu caso, foi um pouco diferente. Fui morar fora e dividir apartamento com mais duas moças. A dona do apartamento uma vez perguntou se uma de nós duas éramos amantes do dono da CPFL (empresa de energia onde eu moro).. shuHAUhuahU

    ResponderExcluir