sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Você é dono da empresa de energia elétrica?

Uma lembrança clara que eu tenho do passado é meu pai andando pela casa, apagando as luzes que a gente deixava acesas mesmo sem estar nos cômodos, e gritando:

- Por acaso vocês são donos da Cemig? 

A Cemig é a empresa de energia elétrica de Minas Gerais. E o que meu pai queria dizer com isso é que a gente estava gastando energia elétrica desnecessariamente, e que ele tinha que pagar por ela, já que não éramos donos da empresa fornecedora.

Eu achava graça nessa fala, e hoje eu até brinco com os meus irmãos quando eles deixam a luz acesa usando a mesma frase. No entanto, é legal perceber que eu criei o hábito de apagar as luzes ao sair de um aposento. Educar uma criança não deve ser fácil, mas não é que elas até escutam e aprendem? Essa foi uma das muitas coisas que eu aprendi com meu pai.


Curiosidade: hoje eu tenho ações da Cemig, então eu até que sou uma das donas dela, mas tenho que pagar a conta do mesmo jeito.

11 comentários:

  1. Hahaha, lá em casa a pergunta era se a gente era sócio da CEEE (empresa de energia aqui do RS)

    ResponderExcluir
  2. Aqui em SP era sócio da Ligth, que era a concessionária na época. Será que os pais atuais perguntam se são sócios da Eletropaulo?

    ResponderExcluir
  3. Meu pai dizia a mesma coisa! Por isso eu achava que ele era chato, mesquinho, mão-de-vaca! Achei isso até o dia que comecei a pagar a bendita conta...

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe sempre dizia a mesma coisa pra mim! Rs... e eu tambem criei o habito de apagar as luzes de todos os lugares. Na faculdade eu fazia mt isso: quando via uma sala vazia. ia la e apagava a luz! Rs... Acho que o desperdício, de qualquer maneira, é errado! E hoje em dia, com esses problemas de apagões e falta de água, precisamos, cada vez mais, tomar consciência e apertar o interruptor mais vezes pro "off"

    ResponderExcluir
  5. Gente, que é isso? pelo jeito era geral, porque meu pai perguntava: vc é dono da COELCE? ( CIA ENERG. DO CEARÁ ) kkk super me identifiquei.
    Hoje tb faço tudo pra economizar

    ResponderExcluir
  6. Escutei isso a infância inteira e hoje tenho costume de deixar tudo apagado. Quando comecei a pagar as minhas contas vi que meus pais tinham toda razão. beijos

    ResponderExcluir
  7. Gente! Que coisa! Isso então é uma daquelas coisas que todos os pais fazem? Adorei saber que os pais de todos os estados falam a mesma coisa. Hahaha... Legal demais! Que bom que a gente aprendeu, não é?
    Obrigada pelos comentários, gente :)

    ResponderExcluir
  8. No meu caso, foi um pouco diferente. Fui morar fora e dividir apartamento com mais duas moças. A dona do apartamento uma vez perguntou se uma de nós duas éramos amantes do dono da CPFL (empresa de energia onde eu moro).. shuHAUhuahU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha! Versão adulta da piadinha. Hehe...

      Excluir